COMUM OU ADITIVADA?
- schneider80
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
...pois é, ouvi falar tbm q a podium não vale a pena usar em carros mais velhos, digo, do século passado, como meu tw 95. Por isso costumo variar entre a v-power da shell, a comum e a aditivada da ipiranga (por causa dos pontos q posso trocar na TAM).
Tava lendo num site esses dias os tipos de gasolina. Segue a matéria:
=====================
A existência de três tipos de gasolina básicas, no Brasil (comum de 87 octanas, premium de 91 octanas e podium de 95 octanas) faz com que muita gente fique na dúvida sobre se compensa ou não colocar gasolinas de maior octanagem para o carro rodar melhor.
Bom, por experiência própria e de amigos: o carro roda um pouco melhor sim, já que a gasolina apresenta uma queima melhor. E o consumo fica um pouco melhor (exceto em carros carburados ou com injeção eletrônica mais antiga), assim como a durabilidade do motor, que, embora já desenhado para a gasolina brasileira com adição de álcool, produz uma queima mais limpa. Mas no geral, os benefícios dificilmente compensam o preço maior que se está pagando. Questão de gosto.
Mas existem casos em que não só a gasolina premium ou podium compensa como também prolonga consideravelmente a durabilidade do motor. Este é o caso de motores de alta compressão (acima de 10:1), como os do Golf GTI e Honda Civic Si, de muitos importados, como Nissan 350Z, além de motos de alta cilindrada. São motores feitos para rodar com esse tipo de gasolina, com centrais de injeção eletrônica ajustadas para ela. São motores que vão exibir maior potência com esse tipo de gasolina e ter uma diferença no consumo e desempenho.
Fonte: http://www.carrobonito.com/2009/09/18/c ... -no-carro/
Tava lendo num site esses dias os tipos de gasolina. Segue a matéria:
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A existência de três tipos de gasolina básicas, no Brasil (comum de 87 octanas, premium de 91 octanas e podium de 95 octanas) faz com que muita gente fique na dúvida sobre se compensa ou não colocar gasolinas de maior octanagem para o carro rodar melhor.
Bom, por experiência própria e de amigos: o carro roda um pouco melhor sim, já que a gasolina apresenta uma queima melhor. E o consumo fica um pouco melhor (exceto em carros carburados ou com injeção eletrônica mais antiga), assim como a durabilidade do motor, que, embora já desenhado para a gasolina brasileira com adição de álcool, produz uma queima mais limpa. Mas no geral, os benefícios dificilmente compensam o preço maior que se está pagando. Questão de gosto.
Mas existem casos em que não só a gasolina premium ou podium compensa como também prolonga consideravelmente a durabilidade do motor. Este é o caso de motores de alta compressão (acima de 10:1), como os do Golf GTI e Honda Civic Si, de muitos importados, como Nissan 350Z, além de motos de alta cilindrada. São motores feitos para rodar com esse tipo de gasolina, com centrais de injeção eletrônica ajustadas para ela. São motores que vão exibir maior potência com esse tipo de gasolina e ter uma diferença no consumo e desempenho.
Fonte: http://www.carrobonito.com/2009/09/18/c ... -no-carro/
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
O nosso amigo marcosfguimaraes foi fundo no tema, estudou e calculou todas as possíbilidades pra mim foi ótimo esse tópico pois confesso q ñ fazia a minima noção da diferença de uma para a outra...Valeu 

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Re: COMUM OU ADITIVADA?
No proximo tanque vou por a podium só para ver que que dá, no meu carro a compressão é de 9:1 acho. Sempre usei a comum.
E quanto a esses produtos que que dizem limpar bico de injeção e coisa e tal, eles realmente funcionam?
E quanto a esses produtos que que dizem limpar bico de injeção e coisa e tal, eles realmente funcionam?
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
Tenho colocado a Podium e deu uma melhorada na performance e isso ajuda na hora de ligar o ar condicionado.E ele pega mais rapido de manhã . Mas não faz milagres. O preço é R$0.50 mais caro que a comum aqui onde moro. Mas como tenho rodado pouco com o carro..... Quanto a aditivos, nunca coloquei .
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
Segundo meu mecãnico a gasolina aditivada é a melhor, pois tem adistringentes que limpam o motor e a injeção preservando mais o carro.
Eu só coloco aditivada. Meu Twingo fica bala, não falha, não engasga.
Vale a pena.
Mas mesmo assim tem que ser em postos com bandeiras e de confiança.
Abraços.
Ivan
Eu só coloco aditivada. Meu Twingo fica bala, não falha, não engasga.
Vale a pena.
Mas mesmo assim tem que ser em postos com bandeiras e de confiança.
Abraços.
Ivan
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
Completamente Correto.civangi escreveu:Segundo meu mecãnico a gasolina aditivada é a melhor, pois tem adistringentes que limpam o motor e a injeção preservando mais o carro.
Eu só coloco aditivada. Meu Twingo fica bala, não falha, não engasga.
Vale a pena.
Mas mesmo assim tem que ser em postos com bandeiras e de confiança.
Abraços.
Ivan
A gasolina Aditivada, que geralmente custa uns 3centavos a mais que a comum(aqui em Blumenau), vale muiito a pena.
Limpa os bicos injetores, consegue 'lubrificar' o tanque e as partes onde passa....
Afinal, tem detergentes (limpantes) e só melhora. mas a octanagem é completamente a mesma.
A +Techron que tinha da Texaco, tinha somente detergentes, com mesma octanagem que a comum.
Fica a dica

Leonardo A. Piske
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
Costumo colocar a aditivada....mas qndo coloco a comum naum sinto a diferença....!!!!
-
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
Estive lendo o manual do meu Twingo e nele é indicado o uso de gasolina de octanagem 95 ou 98. Como o carro é francês penso que esse indice indicado deve se referir ao extraído pelo método RON usado na Europa com índice 95 para a gasolina "Premium" deles e 98 para a "Super". Contudo, no Brasil o método usado para indicar a octanagem é o IAD que gera os seguintes número: Comum - 87 octanos; Premium - 91 octanos e Podium (BR) - 95 octanos. Pelo que andei pesquisando na internet, pelo método RON, a gasolina brasileira estaria nesta classificação: Comum - 92/93; Premium - 95/96 e a Podium eu não sei, mas acredito que estaria por volta dos 98 octanos. Desta forma, seria razoável pensar que a fábrica recomendou gasolinas melhores que a comum para meu carro. Fiz o teste com a Podium e achei o desempenho realmente melhorado.
Coisa que me intriga é que a taxa de compressão do Twingo 1.2 não é de 10:1 acho que é 9:1 mas não tenho certeza (como faço para saber?)
Quanto aos índices, se alguém tiver tabelas comparativas mais confiáveis do que as encontradas na internet eu gostaria de saber. Talvez até uma fórmula de conversão.
Coisa que me intriga é que a taxa de compressão do Twingo 1.2 não é de 10:1 acho que é 9:1 mas não tenho certeza (como faço para saber?)
Quanto aos índices, se alguém tiver tabelas comparativas mais confiáveis do que as encontradas na internet eu gostaria de saber. Talvez até uma fórmula de conversão.
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- Leo Piske
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Re: COMUM OU ADITIVADA?
Guilesatguilesat escreveu:Estive lendo o manual do meu Twingo e nele é indicado o uso de gasolina de octanagem 95 ou 98. Como o carro é francês penso que esse indice indicado deve se referir ao extraído pelo método RON usado na Europa com índice 95 para a gasolina "Premium" deles e 98 para a "Super". Contudo, no Brasil o método usado para indicar a octanagem é o IAD que gera os seguintes número: Comum - 87 octanos; Premium - 91 octanos e Podium (BR) - 95 octanos. Pelo que andei pesquisando na internet, pelo método RON, a gasolina brasileira estaria nesta classificação: Comum - 92/93; Premium - 95/96 e a Podium eu não sei, mas acredito que estaria por volta dos 98 octanos. Desta forma, seria razoável pensar que a fábrica recomendou gasolinas melhores que a comum para meu carro. Fiz o teste com a Podium e achei o desempenho realmente melhorado.
Coisa que me intriga é que a taxa de compressão do Twingo 1.2 não é de 10:1 acho que é 9:1 mas não tenho certeza (como faço para saber?)
Quanto aos índices, se alguém tiver tabelas comparativas mais confiáveis do que as encontradas na internet eu gostaria de saber. Talvez até uma fórmula de conversão.
A taxa de compressão do Twingo 1.2 é 9,6:1, modelo 1997/1998 com 60CV ...
Valeu.

Leonardo A. Piske
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Twingo 1998 Azul 2ºDono 1.2 D7F 60CV
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