COMUM OU ADITIVADA?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: COMUM OU ADITIVADA?

Mensagem por schneider80 »

...pois é, ouvi falar tbm q a podium não vale a pena usar em carros mais velhos, digo, do século passado, como meu tw 95. Por isso costumo variar entre a v-power da shell, a comum e a aditivada da ipiranga (por causa dos pontos q posso trocar na TAM).

Tava lendo num site esses dias os tipos de gasolina. Segue a matéria:

=====================

A existência de três tipos de gasolina básicas, no Brasil (comum de 87 octanas, premium de 91 octanas e podium de 95 octanas) faz com que muita gente fique na dúvida sobre se compensa ou não colocar gasolinas de maior octanagem para o carro rodar melhor.

Bom, por experiência própria e de amigos: o carro roda um pouco melhor sim, já que a gasolina apresenta uma queima melhor. E o consumo fica um pouco melhor (exceto em carros carburados ou com injeção eletrônica mais antiga), assim como a durabilidade do motor, que, embora já desenhado para a gasolina brasileira com adição de álcool, produz uma queima mais limpa. Mas no geral, os benefícios dificilmente compensam o preço maior que se está pagando. Questão de gosto.

Mas existem casos em que não só a gasolina premium ou podium compensa como também prolonga consideravelmente a durabilidade do motor. Este é o caso de motores de alta compressão (acima de 10:1), como os do Golf GTI e Honda Civic Si, de muitos importados, como Nissan 350Z, além de motos de alta cilindrada. São motores feitos para rodar com esse tipo de gasolina, com centrais de injeção eletrônica ajustadas para ela. São motores que vão exibir maior potência com esse tipo de gasolina e ter uma diferença no consumo e desempenho.

Fonte: http://www.carrobonito.com/2009/09/18/c ... -no-carro/
Ju.karyne
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Mensagem por Ju.karyne »

O nosso amigo marcosfguimaraes foi fundo no tema, estudou e calculou todas as possíbilidades pra mim foi ótimo esse tópico pois confesso q ñ fazia a minima noção da diferença de uma para a outra...Valeu ;)
Twingo 99 Atual é Bom D+
Twingo 95 Roxo IN MEMORIAN
Twingo 94 Vermelho IN MEMORIAN
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Contato:

Mensagem por SsioX »

No proximo tanque vou por a podium só para ver que que dá, no meu carro a compressão é de 9:1 acho. Sempre usei a comum.

E quanto a esses produtos que que dizem limpar bico de injeção e coisa e tal, eles realmente funcionam?
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Ano do Twingo: 1995
Cor: Preto Nacre

Mensagem por Christian »

Tenho colocado a Podium e deu uma melhorada na performance e isso ajuda na hora de ligar o ar condicionado.E ele pega mais rapido de manhã . Mas não faz milagres. O preço é R$0.50 mais caro que a comum aqui onde moro. Mas como tenho rodado pouco com o carro..... Quanto a aditivos, nunca coloquei .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
civangi
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Ano do Twingo: 1998
Cor: azul

Mensagem por civangi »

Segundo meu mecãnico a gasolina aditivada é a melhor, pois tem adistringentes que limpam o motor e a injeção preservando mais o carro.
Eu só coloco aditivada. Meu Twingo fica bala, não falha, não engasga.
Vale a pena.
Mas mesmo assim tem que ser em postos com bandeiras e de confiança.
Abraços.
Ivan
Leo Piske
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Santa Catarina
Cor: AzuL

Mensagem por Leo Piske »

civangi escreveu:Segundo meu mecãnico a gasolina aditivada é a melhor, pois tem adistringentes que limpam o motor e a injeção preservando mais o carro.
Eu só coloco aditivada. Meu Twingo fica bala, não falha, não engasga.
Vale a pena.
Mas mesmo assim tem que ser em postos com bandeiras e de confiança.
Abraços.
Ivan
Completamente Correto.
A gasolina Aditivada, que geralmente custa uns 3centavos a mais que a comum(aqui em Blumenau), vale muiito a pena.
Limpa os bicos injetores, consegue 'lubrificar' o tanque e as partes onde passa....
Afinal, tem detergentes (limpantes) e só melhora. mas a octanagem é completamente a mesma.
A +Techron que tinha da Texaco, tinha somente detergentes, com mesma octanagem que a comum.
Fica a dica ;)
Leonardo A. Piske
Twingo 1998 Azul 2ºDono 1.2 D7F 60CV
Fotos: http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... 36&start=0
mgandolfi
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000

Mensagem por mgandolfi »

Costumo colocar a aditivada....mas qndo coloco a comum naum sinto a diferença....!!!!
guilesat
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: Minas Gerais
Ano do Twingo: 1996
Cor: Verde

Mensagem por guilesat »

Estive lendo o manual do meu Twingo e nele é indicado o uso de gasolina de octanagem 95 ou 98. Como o carro é francês penso que esse indice indicado deve se referir ao extraído pelo método RON usado na Europa com índice 95 para a gasolina "Premium" deles e 98 para a "Super". Contudo, no Brasil o método usado para indicar a octanagem é o IAD que gera os seguintes número: Comum - 87 octanos; Premium - 91 octanos e Podium (BR) - 95 octanos. Pelo que andei pesquisando na internet, pelo método RON, a gasolina brasileira estaria nesta classificação: Comum - 92/93; Premium - 95/96 e a Podium eu não sei, mas acredito que estaria por volta dos 98 octanos. Desta forma, seria razoável pensar que a fábrica recomendou gasolinas melhores que a comum para meu carro. Fiz o teste com a Podium e achei o desempenho realmente melhorado.
Coisa que me intriga é que a taxa de compressão do Twingo 1.2 não é de 10:1 acho que é 9:1 mas não tenho certeza (como faço para saber?)
Quanto aos índices, se alguém tiver tabelas comparativas mais confiáveis do que as encontradas na internet eu gostaria de saber. Talvez até uma fórmula de conversão.
Caio Fivetech
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Ano do Twingo: 2001

Mensagem por Caio Fivetech »

Eu usava só Podium ou Aditivada...
Caio Reinhardt a.k.a. PetrolheadFromBR
Leo Piske
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Santa Catarina
Cor: AzuL

Mensagem por Leo Piske »

guilesat escreveu:Estive lendo o manual do meu Twingo e nele é indicado o uso de gasolina de octanagem 95 ou 98. Como o carro é francês penso que esse indice indicado deve se referir ao extraído pelo método RON usado na Europa com índice 95 para a gasolina "Premium" deles e 98 para a "Super". Contudo, no Brasil o método usado para indicar a octanagem é o IAD que gera os seguintes número: Comum - 87 octanos; Premium - 91 octanos e Podium (BR) - 95 octanos. Pelo que andei pesquisando na internet, pelo método RON, a gasolina brasileira estaria nesta classificação: Comum - 92/93; Premium - 95/96 e a Podium eu não sei, mas acredito que estaria por volta dos 98 octanos. Desta forma, seria razoável pensar que a fábrica recomendou gasolinas melhores que a comum para meu carro. Fiz o teste com a Podium e achei o desempenho realmente melhorado.
Coisa que me intriga é que a taxa de compressão do Twingo 1.2 não é de 10:1 acho que é 9:1 mas não tenho certeza (como faço para saber?)
Quanto aos índices, se alguém tiver tabelas comparativas mais confiáveis do que as encontradas na internet eu gostaria de saber. Talvez até uma fórmula de conversão.
Guilesat
A taxa de compressão do Twingo 1.2 é 9,6:1, modelo 1997/1998 com 60CV ...
Valeu. ;)
Leonardo A. Piske
Twingo 1998 Azul 2ºDono 1.2 D7F 60CV
Fotos: http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... 36&start=0
Responder