COMUM OU ADITIVADA?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul

Re: COMUM OU ADITIVADA?

Mensagem por edgar_rs »

Opinião de reparador: ou abra e limpe tudo (motor vai para banho térmico, trocam-se anéis, bronzinas, etc), ou não faça nada e vá trocando óleo seguidamente.

Flushing vai soltar a craca toda, e a craca vai parar em dois lugares: primeiro na peneira do óleo, depois no filtro de óleo.

Se parar no filtro, beleza. Ele vai ficar saturado. Então, trocando SEMPRE óleo e filtro, você não terá problemas.

Só que antes a craca passa pela peneira de óleo (ou pescador de óleo), obstruindo-a. A luz do óleo acende por pouca pressão no sistema e, se você não atentar, arrebenta com o resto do motor por falta de lubrificação (aí você cai numa retífica completa, com troca de aneis, camisas, retífica de virabrequim, bronzinas sobre-medida... e por aí vai; sairá bem mais caro do que abrir tudo e fazer uma limpeza preventiva, com troca de peças por peças standart).

LEMBRO, ainda, que a luz do óleo é para pressão mínima do sistema. Ou seja, o motor já estará trabalhando a bom tempo com lubrificação deficiente ;)

Se você sempre trocou óleo corretamente e, pela tampa, vocÊ ve que tudo está ok dentro do motor, não faça flushing, pois o produto utilizado para o flushing ataca borracha (ou seja, os vedadores de válvula vão durar menos e vocÊ cairá numa retífica de cabeçote).

Lembro que, mesmo que você pense em fazer flushing, o mesmo irá SEMPRE soltar a craca interna do motor. Ou seja, mesmo limpando a peneira, uma hora ela entupirá de novo.

Então, troque SEMPRE o óleo e o filtro, use o lubrificante correto e recomendado pelo fabricante do seu veículo e troque no período especificado (duas vezes por ano, é o que EU recomendo) para nunca ter problemas com borra.

Escreve aqui um mecanico, técnico em automobilística por profissão, que possui um mégane 1.6-16v com 300mil km, sem NUNCA ter aberto o carter para limpeza.

Lembro, ainda, que:
-> Lá nasEuropas, não tem gasolina batizada;
-> Lá nas Europas, o clima é mais frio que no brasil;
-> Papel e internet aceitam tudo;
-> Já vi usuário fazendo flushing com óleo diesel misturado ao óleo do motor, terminando por fazer uma retífica completa do motor;
-> A maneira porca de resolver um problema (flushing) sempre dará custos maiores no final das contas.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
RafaelRego
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: Minas Gerais
Ano do Twingo: 1994
Cor: Prata

Mensagem por RafaelRego »

Estou com meu Twingo a pouco tempo, ainda estou testando a questão de qual combustível é melhor pra ele.

Nas primeiras vezes abasteci com a comum do Ipiranga.
Um dia experimentei a comum da Shell e já senti o carro incrivelmente melhor na resposta.
Agora estou experimentando a aditivada da Petrobras e mais uma vez notei o carro substancialmente melhor.
A aditivada é pouca coisa mais cara que a comum, então acho que vale a pena.

Depois vou experimentar a aditivada da Shell.
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre

Mensagem por Christian »

Rafael - A gasolina aditivada não é sinal que ela melhore o desempenho em relação a comum . Ela apenas tem aditivos para limpar e lubrificar o sistema de injeção de combustivel . A gasolina que melhora a performance é a Podium da Petrobras e a Premium da Ipiranga . Elas possuem maior octanagem em relação a comum.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
marcoshenz
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Branco

Mensagem por marcoshenz »

É de fato perceptível a diferença quando usa Premium? Porque li que não há ganho de potência quando o motor não é preparado para Premium, como os Peugeot THP...
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Estado: São Paulo
Cor: Preto Nacre

Mensagem por Christian »

Marcos - A Premuim ou Podium, são melhores, mas a grande vantagem é para quem deixa o carro parado por muito tempo. A gasolina não estraga como a comum ou aditivada. Eu sei porque tinha uma Vespa 1963 motor 2T que ficava parada por meses e quando colocava para funcionar ela falhava muito . Com gasolina podium não tive mais problema. Tambem usava no Twingo quando morava no interior de SP . O carro ficava semanas parado.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
RafaelRego
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato

Christian escreveu:Rafael - A gasolina aditivada não é sinal que ela melhore o desempenho em relação a comum . Ela apenas tem aditivos para limpar e lubrificar o sistema de injeção de combustivel . A gasolina que melhora a performance é a Podium da Petrobras e a Premium da Ipiranga . Elas possuem maior octanagem em relação a comum.

Entendi. Então meu sistema de alimentação devia estar meio sujo...pq a aditivada fez uma diferença enorme.
RafaelRego
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato

Eu faço engenharia mecânica e ontem um professor meu mostrou duas fotos na aula: o estado da válvula de admissão de um motor que usa gasolina comum e de um motor que usa gasolina aditivada.

A diferença é simplesmente assustadora.

É quase como comparar um pulmão de alguém que nunca fumou com o de alguém que fuma 3 maços por dia.
Vou ver se consigo as fotos e posto aqui depois.
Freddy
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Cor: Grena

Mensagem por Freddy »

Era a válvula do motor com gasolina aditivada que tava mais limpa?
RafaelRego
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato

Sim!
Dizer mais limpa é eufemismo, a diferença era escandalosa.
RafaelRego
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato

Infelizmente meu professor não pôde me passar as imagens.
Ele disse que tem um contrato rigoroso de sigilo com a empresa que ele prestou o serviço.

Mas...fica a dica.
Responder