D4D - Regulagem de valvulas e TBI

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
paulomachado3
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Preto
Contato:

D4D - Regulagem de valvulas e TBI

Mensagem por paulomachado3 »

Fala pessoal beleza?
De uns tempos pra cá meu carro tá com um problema estranho, as vezes quando estou saindo da garagem de casa acende a luz de falha elétrica e a aceleração do motor fica travada um pouco acima da marcha lenta, estimo uns 2000 rpm, e não sai disso, desligo a chave, ligo de novo e pronto, mas as vezes volta logo em seguida, as vezes não dá... mesmo com o motor quente esse problema já deu, passei em um eletricista, disse que eu precisaria trocar a TBI (Borboleta) que é eletrônica e por ficar suja o sensor não da conta de manter uma aceleração estável. Mas como sou teimoso não creio que seja necessária a troca e sim uma limpeza da TBI, alguém sabe como chego até ela? vou tentar tirar a caixa de ar do filtro e procurar mas quem tiver o know-how e quiser ajudar será de bom grado!

Outra problema é o tec-tec das válvulas, a famosa maquina de costura, alguém sabe se no D4D tem regulagem de válvula? pelo que vi tuchos mecânicos podem ser regulados, não sei exatamente qual é o do D4D e não achei uma informação concreta na web. Quem souber, ou indicar alguma oficina especializada em Renault em São Paulo já ia ajudar muito!

Obrigado!!
MODERADOR
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preta
Contato:

Re: D4D - Regulagem de valvulas e TBI

Mensagem por MODERADOR »

paulomachado3
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Contato:

Não consegui retirar toda caixa de ar, tirei apenas até o filtro e despejei o spray descarbonizante lá, pelo que vi, melhorou o tec tec das valvulas, mas o problema da aceleração trava continua, bem como a instabilidade da marcha lenta, alguma ajuda?
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre

Mensagem por Christian »

Paulo - Eu descobri sem querer. Eu estava com este problema de marcha lenta. Fui viajar e desconectei o cabo da bateria . Quando conectei novamente o carro começou a funcionar com a marcha lenta normal. O mecanico disse que deixando um tempo a bateria desconectada (ex: uma noite) , a centralina volta a regulagem original.
Quando conectar a bateria, dar a partida por 3 vezes sem pisar no acelerador.
Experimente no seu carro. Não custa nada, apenas terá que regular o relogio e o radio (se tiver codigo) novamente .

A propósito, venha participar de nossos encontros mensais . O próximo dia 20/01 Local: Pça Alberto Lion - Cambuci, ao lado do Carrefour Av. do estado . A partir das 9 h até a tarde. Venha que o pessoal é divertido e os encontros são descontraidos.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
paulomachado3
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Contato:

Fala Cristian, tudo certo? Já tentei isso, fica um tempo sem fazer mais depois volta, vi em vários fóruns e realmente é a TBI, alguém sabe como chego nela? vou abrir pra ver se não é uma engrenagem quebrada, ou apenas trocar o sensor... Grande Abraço!
Responder