SOBRE CORREIAS

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Re: Correia dentada (Fabricante)????

Mensagem por EDISON »

A hora da oficina Renault estava em fevereiro, R$ 65,00. O sistema de cobrança é a hora morta (computada como entrada) e a hora efetiva de serviço, sendo que cada fração equivale a uma hora, foram duas horas e meia a um custo portanto total de R$ 240. Lembrando que correia, principalmente, é um item de precisão deve ser ajustada a polia de forma que fique sem folgas ou muito tensionada, poucas mecânicas possuem um tensiometro, item corriqueiro numa oficina de concessionária.
jose correia junor
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: SOBRE CORREIAS

Mensagem por jose correia junor »

O meu C3G Nem dentada e nem corrente, correia (estriada)...
José Correia Junior
marco videira
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Contato:

Re: SOBRE CORREIAS

Mensagem por marco videira »

jose correia junor escreveu:O meu C3G Nem dentada e nem corrente, correia (estriada)...

José Correia , com certeza o seu TW com motor C3G usa corrente e tambem uma correia estriada para o alternador.
"Adote um TWinGO e colabore com a preservação da espécie"
RICARDOLACZA
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Cor: AZUL

AVISO IMPORTANTE CORREIAS DO TWINGO 1.2 8v 1998

Mensagem por RICARDOLACZA »

Comprei um desses, em janeiro 2010 com 62.000km. Fiz orçamentos para substituir a correia dentada (R$180,00) e deixei pra fazer o serviço na semana seguinte, no meu pagamento. Nesse intervalo, fiz uma viagem pro Rio (100km) e a correia quebrou na estrada. Resultado R$1300,00 (correia, válvulas e retífica). Ao sair da oficina, o motor fazia um barulho de correia muito esticada. Reclamei e, sem demonstrar preocupação , o mecânico me disse para “passar depois” para verificar. Como choveu a semana toda, não levei o carro. Fim de semana, nova viagem pro Rio e...parou de novo, desta vez com um barulhão. Olhei e não vi a correia do alternador.
Agora é a parte interessante. Fui comprar a correia pra substituir e no catálogo constava uma correia em V. Só que as polias são 5V. Fui à concessionária Renault e, pelo ano e modelo do carro, lá estava a mesma informação. O vendedor me perguntou o nº do chassis e, só então, apareceram as informações corretas. Porém, na Renault eles não informam o código padrão, eles têm um código interno. Assim, tive que voltar ao carro, medir a correia com um barbante e comprar por comparação. Testei duas correias da Continental: a 4PK725 é pequena. Já a 4PK760 só fica legal no limite da regulagem. A correta deve ser 740 ou 750.
Feito isso, tentei ligar e o bichinho rodou bambo, sem compressão, e não pegou. Voltei de ônibus para Teresópolis e fui furioso à oficina. Mandaram rebocar o carro e verificaram que, apesar de terem colocado a correia dentada indicada no catálogo(e na caixa) da GoodYear, ela tinha ficado apertada demais. Testaram, então, a do 1.0 e funcionou. Felizmente, refizeram o serviço e não me cobraram nada. Fui, então, à concessionária informar e me disseram que em 98 saiu uma série de Twingo 1.2 com polias de 1.0 e só pelo nº do chassis é possível descobrir. É mole?!
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro

Re: AVISO IMPORTANTE CORREIAS DO TWINGO 1.2 8v 1998

Mensagem por EDISON »

Este é um assunto bastante complexo, para não dizer controverso, existem dois tipos de 1.0 os de 8v e os de 16v.
Em relação aos TW 1.0 16v posso lhe assegurar que eles possuem tres correias sendo elas: ALTERNADOR com tres ribs, logo seu codigo sempre ira iniciar por 3PK podendo ser: 3PK735(CONTITECH) 3PK738 (DAYCO) ou 3PK740 (GOODYEAR ou GATES) CODIGO RENAULT 8200041852 OU 8200065601;
AR CONDICIONADO: que possuem 4 ribs, também chamados sulcos, e consequentemente vai iniciar por 4PK :
4PK925 (CONTITECH) 4PK926 (DAYCO) 4PK928 (GATES) OU 4PK930 (GOODYEAR) para citar as marcas mais comuns. CODIGO RENAULT 7700867939F
MOTOR: com 95 dentes ( modelos D4F e D4D). CODIGO RENAULT 8200106085
Há modelos de 1.2 que possuem uma correia poly-V que abrange o ar condicionado e o alternador, neste caso com 4 ou 5 ribs (todos os C3G possuem correia poly V).
No seu tópico voce fala na Correia do Motor e fala em ribs (5PK, 4PK ...) mas Correia do Motor não tem ribs tem dentes e neste caso não tem conversa ou é 87 dentes ou 95 dentes não existe outra configuração para os Twingos que usam correia dentada (também chamada sincronizadora ou do motor)!
RICARDOLACZA
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1998
Cor: AZUL

Mensagem por RICARDOLACZA »

Olá amigo.
Realmente no meu texto ficou meio confuso. Para esclarecer vou conferir o modelo exato do meu carro e esclarecer como foi o meu problema. É importante que fique claro é que, no caso do ano/modelo do meu Twingo, as informações contidas nos catálogos de três lojas que olhei (uma era concessionária Renault) estavam erradas. Constava a correia do alternador(só alternador) com V, e ela é poly-V 4PK Quanto à correia do somando, a que deu certo foi a de 1.0.
Como na nota fiscal do carro consta motor 1.2 8V, ou os catálogos estão errados ou o motor do carro foi trocado.
Afirmo tb que, na concessionária, o atendente consultou o catálogo por ano/ modelo e deu o mesmo que nos catálogos das lojas. Já quando entrou com o nº do chassis apareceu a correia certa. Ele ma disse que naquele ano(98) saiu uma série de 1.2 com polias de 1.0.
Com posso verificar o modelo do motor?
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro

Mensagem por EDISON »

O numero de dentes da correia do comando de valvulas não é ditada pela potencia do motor e sim pela quantidade de valvulas se for 8v é 87 dentes se for 16v é 95 dentes, independe de ser 1.0 ou 1.2. Ocorre que alguns catálogos são importados e traduzidos sem ter em conta uma particularidade nacional: o motor 1.0 criação verde-amarela.
Responder