SOBRE CORREIAS
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Re: Correia dentada (Fabricante)????
A hora da oficina Renault estava em fevereiro, R$ 65,00. O sistema de cobrança é a hora morta (computada como entrada) e a hora efetiva de serviço, sendo que cada fração equivale a uma hora, foram duas horas e meia a um custo portanto total de R$ 240. Lembrando que correia, principalmente, é um item de precisão deve ser ajustada a polia de forma que fique sem folgas ou muito tensionada, poucas mecânicas possuem um tensiometro, item corriqueiro numa oficina de concessionária.
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Re: SOBRE CORREIAS
jose correia junor escreveu:O meu C3G Nem dentada e nem corrente, correia (estriada)...
José Correia , com certeza o seu TW com motor C3G usa corrente e tambem uma correia estriada para o alternador.
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AVISO IMPORTANTE CORREIAS DO TWINGO 1.2 8v 1998
Comprei um desses, em janeiro 2010 com 62.000km. Fiz orçamentos para substituir a correia dentada (R$180,00) e deixei pra fazer o serviço na semana seguinte, no meu pagamento. Nesse intervalo, fiz uma viagem pro Rio (100km) e a correia quebrou na estrada. Resultado R$1300,00 (correia, válvulas e retífica). Ao sair da oficina, o motor fazia um barulho de correia muito esticada. Reclamei e, sem demonstrar preocupação , o mecânico me disse para “passar depois” para verificar. Como choveu a semana toda, não levei o carro. Fim de semana, nova viagem pro Rio e...parou de novo, desta vez com um barulhão. Olhei e não vi a correia do alternador.
Agora é a parte interessante. Fui comprar a correia pra substituir e no catálogo constava uma correia em V. Só que as polias são 5V. Fui à concessionária Renault e, pelo ano e modelo do carro, lá estava a mesma informação. O vendedor me perguntou o nº do chassis e, só então, apareceram as informações corretas. Porém, na Renault eles não informam o código padrão, eles têm um código interno. Assim, tive que voltar ao carro, medir a correia com um barbante e comprar por comparação. Testei duas correias da Continental: a 4PK725 é pequena. Já a 4PK760 só fica legal no limite da regulagem. A correta deve ser 740 ou 750.
Feito isso, tentei ligar e o bichinho rodou bambo, sem compressão, e não pegou. Voltei de ônibus para Teresópolis e fui furioso à oficina. Mandaram rebocar o carro e verificaram que, apesar de terem colocado a correia dentada indicada no catálogo(e na caixa) da GoodYear, ela tinha ficado apertada demais. Testaram, então, a do 1.0 e funcionou. Felizmente, refizeram o serviço e não me cobraram nada. Fui, então, à concessionária informar e me disseram que em 98 saiu uma série de Twingo 1.2 com polias de 1.0 e só pelo nº do chassis é possível descobrir. É mole?!
Agora é a parte interessante. Fui comprar a correia pra substituir e no catálogo constava uma correia em V. Só que as polias são 5V. Fui à concessionária Renault e, pelo ano e modelo do carro, lá estava a mesma informação. O vendedor me perguntou o nº do chassis e, só então, apareceram as informações corretas. Porém, na Renault eles não informam o código padrão, eles têm um código interno. Assim, tive que voltar ao carro, medir a correia com um barbante e comprar por comparação. Testei duas correias da Continental: a 4PK725 é pequena. Já a 4PK760 só fica legal no limite da regulagem. A correta deve ser 740 ou 750.
Feito isso, tentei ligar e o bichinho rodou bambo, sem compressão, e não pegou. Voltei de ônibus para Teresópolis e fui furioso à oficina. Mandaram rebocar o carro e verificaram que, apesar de terem colocado a correia dentada indicada no catálogo(e na caixa) da GoodYear, ela tinha ficado apertada demais. Testaram, então, a do 1.0 e funcionou. Felizmente, refizeram o serviço e não me cobraram nada. Fui, então, à concessionária informar e me disseram que em 98 saiu uma série de Twingo 1.2 com polias de 1.0 e só pelo nº do chassis é possível descobrir. É mole?!
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Re: AVISO IMPORTANTE CORREIAS DO TWINGO 1.2 8v 1998
Este é um assunto bastante complexo, para não dizer controverso, existem dois tipos de 1.0 os de 8v e os de 16v.
Em relação aos TW 1.0 16v posso lhe assegurar que eles possuem tres correias sendo elas: ALTERNADOR com tres ribs, logo seu codigo sempre ira iniciar por 3PK podendo ser: 3PK735(CONTITECH) 3PK738 (DAYCO) ou 3PK740 (GOODYEAR ou GATES) CODIGO RENAULT 8200041852 OU 8200065601;
AR CONDICIONADO: que possuem 4 ribs, também chamados sulcos, e consequentemente vai iniciar por 4PK :
4PK925 (CONTITECH) 4PK926 (DAYCO) 4PK928 (GATES) OU 4PK930 (GOODYEAR) para citar as marcas mais comuns. CODIGO RENAULT 7700867939F
MOTOR: com 95 dentes ( modelos D4F e D4D). CODIGO RENAULT 8200106085
Há modelos de 1.2 que possuem uma correia poly-V que abrange o ar condicionado e o alternador, neste caso com 4 ou 5 ribs (todos os C3G possuem correia poly V).
No seu tópico voce fala na Correia do Motor e fala em ribs (5PK, 4PK ...) mas Correia do Motor não tem ribs tem dentes e neste caso não tem conversa ou é 87 dentes ou 95 dentes não existe outra configuração para os Twingos que usam correia dentada (também chamada sincronizadora ou do motor)!
Em relação aos TW 1.0 16v posso lhe assegurar que eles possuem tres correias sendo elas: ALTERNADOR com tres ribs, logo seu codigo sempre ira iniciar por 3PK podendo ser: 3PK735(CONTITECH) 3PK738 (DAYCO) ou 3PK740 (GOODYEAR ou GATES) CODIGO RENAULT 8200041852 OU 8200065601;
AR CONDICIONADO: que possuem 4 ribs, também chamados sulcos, e consequentemente vai iniciar por 4PK :
4PK925 (CONTITECH) 4PK926 (DAYCO) 4PK928 (GATES) OU 4PK930 (GOODYEAR) para citar as marcas mais comuns. CODIGO RENAULT 7700867939F
MOTOR: com 95 dentes ( modelos D4F e D4D). CODIGO RENAULT 8200106085
Há modelos de 1.2 que possuem uma correia poly-V que abrange o ar condicionado e o alternador, neste caso com 4 ou 5 ribs (todos os C3G possuem correia poly V).
No seu tópico voce fala na Correia do Motor e fala em ribs (5PK, 4PK ...) mas Correia do Motor não tem ribs tem dentes e neste caso não tem conversa ou é 87 dentes ou 95 dentes não existe outra configuração para os Twingos que usam correia dentada (também chamada sincronizadora ou do motor)!
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Re: AVISO IMPORTANTE CORREIAS DO TWINGO 1.2 8v 1998
Olá amigo.
Realmente no meu texto ficou meio confuso. Para esclarecer vou conferir o modelo exato do meu carro e esclarecer como foi o meu problema. É importante que fique claro é que, no caso do ano/modelo do meu Twingo, as informações contidas nos catálogos de três lojas que olhei (uma era concessionária Renault) estavam erradas. Constava a correia do alternador(só alternador) com V, e ela é poly-V 4PK Quanto à correia do somando, a que deu certo foi a de 1.0.
Como na nota fiscal do carro consta motor 1.2 8V, ou os catálogos estão errados ou o motor do carro foi trocado.
Afirmo tb que, na concessionária, o atendente consultou o catálogo por ano/ modelo e deu o mesmo que nos catálogos das lojas. Já quando entrou com o nº do chassis apareceu a correia certa. Ele ma disse que naquele ano(98) saiu uma série de 1.2 com polias de 1.0.
Com posso verificar o modelo do motor?
Realmente no meu texto ficou meio confuso. Para esclarecer vou conferir o modelo exato do meu carro e esclarecer como foi o meu problema. É importante que fique claro é que, no caso do ano/modelo do meu Twingo, as informações contidas nos catálogos de três lojas que olhei (uma era concessionária Renault) estavam erradas. Constava a correia do alternador(só alternador) com V, e ela é poly-V 4PK Quanto à correia do somando, a que deu certo foi a de 1.0.
Como na nota fiscal do carro consta motor 1.2 8V, ou os catálogos estão errados ou o motor do carro foi trocado.
Afirmo tb que, na concessionária, o atendente consultou o catálogo por ano/ modelo e deu o mesmo que nos catálogos das lojas. Já quando entrou com o nº do chassis apareceu a correia certa. Ele ma disse que naquele ano(98) saiu uma série de 1.2 com polias de 1.0.
Com posso verificar o modelo do motor?
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Re: AVISO IMPORTANTE CORREIAS DO TWINGO 1.2 8v 1998
O numero de dentes da correia do comando de valvulas não é ditada pela potencia do motor e sim pela quantidade de valvulas se for 8v é 87 dentes se for 16v é 95 dentes, independe de ser 1.0 ou 1.2. Ocorre que alguns catálogos são importados e traduzidos sem ter em conta uma particularidade nacional: o motor 1.0 criação verde-amarela.