Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
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- Twingueiro Aprendiz
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Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Meu mecânico disse que não dá pra regular a embreagem do meu Twingo motor 1.2 modelo 99. Ele disse que é igual a do Versales e ela vai se regulando sozinha conforme vc usa, só que tá muito alta a embreagem, é isso mesmo galera?
Num tem jeito?
Num tem jeito?
- EVANGELISTA
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
sim
conforme o disco vai gastando a embreagem vai se regulando através de uma mola e especie de duas "meia engrenagens" (?) este aparato é chamado de "catraca" e fica preso na base do pedal embaixo do painel.
acabei de trocar tudo do meu.
a crataca, o kit de embreagem e o cabo
veja se já não esta em tempo de trocar seu kit de embreagem ja que esta alta demais...(disco, platô e rolamento).
abraços
conforme o disco vai gastando a embreagem vai se regulando através de uma mola e especie de duas "meia engrenagens" (?) este aparato é chamado de "catraca" e fica preso na base do pedal embaixo do painel.
acabei de trocar tudo do meu.
a crataca, o kit de embreagem e o cabo
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Quer dizer que quanto mais alta a embreagem mais velha, é isso? Porque o antigo dono me falou que tinha acabado de fazer a embreagem, será que ela não fica alta no começo e depois vai abaixando?
- Christian
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
É ao contrário . Quanto mais usada mais alta , até começar a patinar
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Mas o normal dela quando está nova é ficar lá embaixo? porque eu acho que não tá tão alta assim, e quando tá ruim a embreagem fica "raspando" na hora de entrar a marcha é isso? porque por enquanto ela tá boa.
- mad_b
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Tem como saber se a catraca está funcionando corretamente?
Ao se trocar um cabo de embreagem precisa fazer algum ajuste ou mexer na catraca ou é só encaixar o cabo ali e se ajusta sozinha? Eu desconfio que haja algum problema na do meu carro pois troquei um cabo de embreagem que, ao colocar ano passado ficou curto, mesmo com a embreagem com pouco uso, e este cabo novo arrebentou agora, 1 ano após instalação. Desconfio que a catraca possa estar com problema, pois foi preciso "alongar" o cabo lá perto do garfo, e estou desconfiado que a catraca pode estar com problemas. Alguém sabe como verificar isto? tem que desmontar? Quando foi montado o cabo (tive que fazer d eemergencia no estacionamento de um supermercado) se nao tivesse feito uma especie de extensao, o pedal ficaria tao alto e nem assim a embreagem acoplaria.
Ao se trocar um cabo de embreagem precisa fazer algum ajuste ou mexer na catraca ou é só encaixar o cabo ali e se ajusta sozinha? Eu desconfio que haja algum problema na do meu carro pois troquei um cabo de embreagem que, ao colocar ano passado ficou curto, mesmo com a embreagem com pouco uso, e este cabo novo arrebentou agora, 1 ano após instalação. Desconfio que a catraca possa estar com problema, pois foi preciso "alongar" o cabo lá perto do garfo, e estou desconfiado que a catraca pode estar com problemas. Alguém sabe como verificar isto? tem que desmontar? Quando foi montado o cabo (tive que fazer d eemergencia no estacionamento de um supermercado) se nao tivesse feito uma especie de extensao, o pedal ficaria tao alto e nem assim a embreagem acoplaria.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Mad, qual a marca do cabo que você colocou??
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com
Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
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- mad_b
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Olá Edgar
Cabovel. Codigo correto. R$ 33,00 na autopeças. A montagem dele é bem feita, é um cabo com alma de espias mais finas e uma camada externa um pouco mais grossas. Embutido em uma capa "plastica" que corre dentro do condutor externo. O acionamento com ele sempre foi suave.
-- Mas hoje descobri o problema. Falei com um dos meus mecanicos e ele me falou que tem que remover o pedal de embreagem, rearmar a catraca, remontar, e só então fixar o cabo ali e no garfo no motor, só então pisar no pedal para a catraca começar a trabalhar. Nada a ver com aquela suposição de garfo trocado e etc que inclusive postei sobre no renaultclube. Durou quase 20000 km montado deste jeito, nao creio que a marca do cabo seja o problema...
Quando o cabo arrebentou, ano passado, eu nao sabia deste detalhe, e acabei montando o cabo com a catraca do jeito que estava, ou seja, em seu percurso de esticamento máximo. Olhando o desenho no esquema do carro, pude perceber que nesta posição, o cabo faz um pequeno cotovelo ao esticar, rompendo exatamente no local onde rompeu. Enquanto a cartaca trabalha na posição certa, há um berço onde o cabo se apóia fazendo uma curva certinha.
Palavras dele:
"Tem que tirar o pedal da embreagem, "armar a catraca", remontar o pedal, encaixar o cabo ali e no garfo e daí acionar o pedal para que ocorra o auto ajuste. A remoção e remontagem do pedal é simples"
Sds
Lissandro
Cabovel. Codigo correto. R$ 33,00 na autopeças. A montagem dele é bem feita, é um cabo com alma de espias mais finas e uma camada externa um pouco mais grossas. Embutido em uma capa "plastica" que corre dentro do condutor externo. O acionamento com ele sempre foi suave.
-- Mas hoje descobri o problema. Falei com um dos meus mecanicos e ele me falou que tem que remover o pedal de embreagem, rearmar a catraca, remontar, e só então fixar o cabo ali e no garfo no motor, só então pisar no pedal para a catraca começar a trabalhar. Nada a ver com aquela suposição de garfo trocado e etc que inclusive postei sobre no renaultclube. Durou quase 20000 km montado deste jeito, nao creio que a marca do cabo seja o problema...
Quando o cabo arrebentou, ano passado, eu nao sabia deste detalhe, e acabei montando o cabo com a catraca do jeito que estava, ou seja, em seu percurso de esticamento máximo. Olhando o desenho no esquema do carro, pude perceber que nesta posição, o cabo faz um pequeno cotovelo ao esticar, rompendo exatamente no local onde rompeu. Enquanto a cartaca trabalha na posição certa, há um berço onde o cabo se apóia fazendo uma curva certinha.
Palavras dele:
"Tem que tirar o pedal da embreagem, "armar a catraca", remontar o pedal, encaixar o cabo ali e no garfo e daí acionar o pedal para que ocorra o auto ajuste. A remoção e remontagem do pedal é simples"
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
VocÊ levou o carro no Os-Car?
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Re: Embreagem do Twingo 99 não tem regulagem?
Nao conheço... é aqui em Curitiba ou vc tá zoando rsrsrs.
A embreagem desta vez arrebentou na garagem de casa. Como ja fiz o procedimento uma vez ja sei como trocar, é muito simples.
Ontem desmontei o pedal, é simplesmente um parafuso embuchado no eixo onde se acopla ao suporte do pedal. Daí pude ver como o mecanismo funciona. E descobri que a catraca está perfeita. Mas o que mais me intrigou foi que colocando o pedaço de cabo ali vi que não parece ter arrebentado em nenhum ponto de "cotovelo" ou quina no mecanismo... E pude comprovar que a distancia que faltou do cabo quando troquei ano passado é justamente a catraca que ficou na sua posição máxima.
Voce nao consegue resetar a catraca e "soltar", é a tensão do cabo que a mantem no lugar. Por isto, removido o pedal reajustei a catraca para a posição de início e travei com uma fita de nylon tipo "hellerman"; depois de remontar o pedal e por o cabo em ambas as pontas vou cortar a fita e daí a coisa se ajusta automaticamente.
-Eu creio que talvez dê para reajustar a catraca no local, mas para isto seria necessária a ajuda de uma segunda pessoa. Voce deve prender o cabo no lugar no pedal, e ao mesmo tempo em que segura o mecanismo da catraca do jeito que permita o seu encaixe na posição inicial, solicitar ao ajudante que puxe a outra extremidade do cabo e coloque no lugar, no garfo da embreagem.
Se estiver sozinho, vai ter que pegar um par de chaves estrela/boca 16mm e tirar o pedal, e depois de ajustar a catraca fixar com um arame ou fita e remover depois de instalado o cabo - sugestões?
A embreagem desta vez arrebentou na garagem de casa. Como ja fiz o procedimento uma vez ja sei como trocar, é muito simples.
Ontem desmontei o pedal, é simplesmente um parafuso embuchado no eixo onde se acopla ao suporte do pedal. Daí pude ver como o mecanismo funciona. E descobri que a catraca está perfeita. Mas o que mais me intrigou foi que colocando o pedaço de cabo ali vi que não parece ter arrebentado em nenhum ponto de "cotovelo" ou quina no mecanismo... E pude comprovar que a distancia que faltou do cabo quando troquei ano passado é justamente a catraca que ficou na sua posição máxima.
Voce nao consegue resetar a catraca e "soltar", é a tensão do cabo que a mantem no lugar. Por isto, removido o pedal reajustei a catraca para a posição de início e travei com uma fita de nylon tipo "hellerman"; depois de remontar o pedal e por o cabo em ambas as pontas vou cortar a fita e daí a coisa se ajusta automaticamente.
-Eu creio que talvez dê para reajustar a catraca no local, mas para isto seria necessária a ajuda de uma segunda pessoa. Voce deve prender o cabo no lugar no pedal, e ao mesmo tempo em que segura o mecanismo da catraca do jeito que permita o seu encaixe na posição inicial, solicitar ao ajudante que puxe a outra extremidade do cabo e coloque no lugar, no garfo da embreagem.
Se estiver sozinho, vai ter que pegar um par de chaves estrela/boca 16mm e tirar o pedal, e depois de ajustar a catraca fixar com um arame ou fita e remover depois de instalado o cabo - sugestões?
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