Chequei o nível e estava normal.
Pensei que poderia ser algum mal contato, verifiquei na parte elétrica e não encontrei nada que chamasse a atenção.
Como a intermitência passou a se mostrar uma continuidade, levei o cascudinho em um mecânico, recomendado por um amigo do meu cunhado.
Após minha explanação ele disse teria que abrir o cárter e a tampa de válvulas para fazer uma limpeza pois acreditava que era borra de óleo que estava impedindo de ter a pressão necessária e estimou em R$ 450,00 de mão de obra, fora o óleo, filtros e produtos de limpeza que usaria.
Ao volta para casa fiquei pensando onde eu havia errado, pois o óleo tinha somente 2.000 Km de uso e faço a troca em períodos menores que indicados pelos fabricantes de óleo.
Não senti firmeza no mecânico e resolvi abrir o cárter, precisei comprar uma chave TORX FÊMEA (cachimbo R$ 25,00) tamanho E8 com acoplamento de 3/8" pois a de 1/2" não chega até os parafusos, conforme tabela em anexo.
Havia um pouco de deposito ao fundo e a peneira não estava muito suja, nada que impedisse o fluxo normal de óleo.
Como não dá para desmontar a peneira, usei um produto usado para remover tintas e vernizes na construção civil chamado Striptease, removendo tudo, deixando como novo.
Já na tampa do cárter eu não poderia usar este produto pois é pintado. Deixei de molho com querosene misturado com sabão liquido durante a noite. No dia seguinte dei uma esfregado com uma escova de dentes ficando bem limpo. Recoloquei a tampa com junta (R$ 20,00) pois antes estava colado com silicone. Acredito que foi feito pelo antigo dono.
Retirei o filtro e limpei a carcaça plástica e troquei o refil (ecológico R$ 28,00) e também não achei nada que impedisse a passagem do óleo.
Montei tudo, coloquei o óleo novo (R$ 100,00) e para minha surpresa continuava a luz ligada e o vazamento atrás do filtro.
Bem ! daí procurei nos manuais onde ficava o sensor de pressão do óleo. Após algumas horas vi que ficava acima do filtro de óleo, lado esquerdo.

Aqui vai uma crítica aos projetistas que não levam em conta a manutenção dos veículos, em especial o motor. Que posição mais ingrata para remover este sensor. A única posição de colocação de uma chave é para cima do filtro e se consegue mover apenas alguns graus e não existe chave de 22 mm pequena.
Notei que a parte plástica estava com muito óleo, limpei e assoprei, concluindo que havia uma perfuração entre a parte metálica e a parte plástica sendo este o motivo do vazamento de óleo e talvez a má leitura da pressão.
Comprei um sensor (R$ 49,00) novo, parando o vazamento e o alerta de falta de pressão.

Após este romance tirem suas conclusões......
