Entrada falsa de ar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
marcoshenz
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Branco

Entrada falsa de ar?

Mensagem por marcoshenz »

Olá amigos.

Tenho meu Twingo há 6 meses. Ele nunca foi comportado em marcha lenta com o motor frio, mas nunca apagou nem incomodou (sempre oscila um pouco mais pra "baixa rotação"). Entretanto nesta manhã as oscilações estavam mais fortes, também para "baixo", e uma hora ou outra chegava a dar pequenos estalos "ocos", que não sei se eram no coletor ou simplesmente resultado do balanço do motor, pois davam justamente nos afundamentos de rotação. Conseguia acelerar normalmente. Arranquei pro trabalho e esse comportamento durou menos de 3 minutos, somente na lenta.

Pesquisei um pouco na internet e os maiores suspeitos seriam entrada falsa de ar e/ou bicos ou TBI sujos... Logo que pedi para alguém acelerar enquanto eu ouvia o motor mais de perto, percebi este barulho de "aspiração", que sai de trás do coletor, conforme vídeo (eu não tenho filtro esportivo!):

Vossa maior experiência diz que é ar falso com certeza? Edgar, devo ir logo pra oficina? haha

edit: Com "de trás do coletor" eu quero dizer "lá no fundo", entre o coletor e a parede corta-fogo
EDISON
Moderador Twingueiro
Moderador Twingueiro
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Azul

Entrada falsa de ar?

Mensagem por EDISON »

Oi Marcos.
Tive problema semelhante a poucos dias, levei na autorizada Renault e foi constatado que duas velas estavam com sujeira nos contatos, foi realizada a limpeza e ficou normal :D
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Entrada falsa de ar?

Mensagem por leao.ez »

O meu também tem problema de lenta irregular quando frio, depois que esquenta melhora um pouco. Já troquei cabos e velas, e estes dias dando uma olhada nos cabos, tomei um choque ao toca-los perto da bobina. Como visualmente estão em bom estado e ainda relativamente novos, fico em dúvida do que fazer. Existe algum teste que possa ser feito com a bobina, para saber se esta funcionando bem? Noto que ao tirar o pé do acelerador, sinto um tranco no motor, como se faltasse alimentação ou algum problema elétrico de faísca.
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por edgar_rs »

Marcos:

Pelo video (e não é a mesma coisa que ouvir ao vivo), o motor parece estar com barulho normal (valvulas batem um pouco e DEVE ser assim).

Pode ser que alguma junta do coletor de admissão (são 4 nos dutos de admissão, uma retangular também do coletor) esteja avariada também... mas só quando desmontado isto pode ser visto e resolvido

Bom, eu imagino que a TBI esteja suja, para dar problema quando o motor está em fase de aquecimento e parar quando aquecido. PAra chegar nela e limpá-la, troca-se um bocado de juntas, para que não chance de entrada de ar por outro local. Já que tudo esta desmontado, aproveita-se e trocam-se os 8 vedadores dos injetores de combustivel.

Lembro de ter olhado as velas e tudo estar ok. Descartado problemas nelas, portanto.

- - -

Leao, o tranco não é normal. Deve haver algum calço estourado no teu Tw. O tranco acontece devido a falta de alimentação nos injetores (cut-off) pelo sistema de injeção e o tranco ocorre devido a algum calço estar rompido ;)
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Mensagem por leao.ez »

Obrigado Edgar, era esta a informação que eu queria. Abçs.
Responder