Lenta Oscilando

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Lenta Oscilando

Mensagem por leao.ez »

Pessoal, peço ajuda em um caso bem específico: quando estou chegando em uma sinaleira fechada, no breve momento em que desengato a marcha e deixo em ponto morto até parar completamente, a lenta oscila bastante. Já fiz limpeza de tbi, maf e atuador da lenta novos, cabos de vela novos, velas com meia vida em bom estado e reparo da bomba de gasolina trocado recentemente e pressão da linha testada . Assim que paro a lenta estabiliza e fica perfeita. Abasteço sempre no mesmo posto, alternando gasolina comum e aditivada. Desconfio do sensor de velocidade, mas não quero sair trocando mais peças aleatoriamente. Conto com as dicas e experiências dos amigos para resolver definitivamente o problema. Abçs.
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Cor: Preto Nacre

Re: Lenta Oscilando

Mensagem por Christian »

Experimente fazer o seguinte : Desligue a bateria e deixe desligado durante algumas horas (a noite é ideal) . Depois conecte a bateria e dê a partida sem acelerar. desligue o motor e repita umas 3 ou 4 vezes. Importante é não acelerar. O meu estava do mesmo jeito e ficou normal.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Amigo Christian, fiz isso que você falou, desliguei a bateria e deixei desligada uma noite toda. A diferença foi que liguei uma vez só sem acelerar, e deixei ligado até acionar a ventoinha, mas não alterou muita coisa.
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre

Mensagem por Christian »

Leao . Vou dar mais um "pitaco" . Será que a bomba de gasolina está com pressão suficiente? Será que com a baixa pressão da bomba a marcha lenta do carro poderia oscilar ? Eu falo isto porque eu tinha moto e quando eu fechava a torneira de gasolina, o motor subia de giro.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Christian, o refil da bomba foi trocado no inicio do ano, fiz a checagem da pressão na semana passada e estava dentro dos parâmetros. Pensei que pode ser algum sensor mandando informação errada, mas com tantos espalhados pelo motor, fica difícil encontrar. Pior que aqui na minha cidade não encontro quem tenha o scanner certo para fazer o teste, os que encontro são só para os modelos mais novos e o plug de conexão é diferente
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Na verdade o que parece é que, do instante que se põe o câmbio em ponto morto até a parada completa, a impressão é de que a injeção trabalha com pouco combustível ou desrregulada, oscilando a marcha lenta. No momento que o carro para totalmente, a lenta estabiliza e fica ok. Algum sensor ou peça deve estar mandando uma informação errada ou mesmo não mandando. Fiz uma limpeza na sonda lambda e me pareceu ok, desconfio também do sensor de rotação, o qual já limpei e também parece ok.
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre

Mensagem por Christian »

Leao . Experimente só por desencargo de consciência tirar o cano que liga o TBI ao Canister e ligue o carro.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Christian, o canister já deu problema anteriormente, ai isolei na entrada da tbi e larguei a tubulação que ia para a tbi no coletor de ar que vai para o filtro, para aproveitar o vapor da gasolina na admissão e não poluir o ar.
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por leao.ez »

Pintou uma dúvida agora: a variação da pressão no sistema de arrefecimento pode influir na estabilidade da marcha lenta? Meu carro esta baixando a água do reservatório aos poucos, chequei vazamentos e não encontrei, desconfio da tampa do reservatório mesmo, é original ainda. O óleo esta limpo, bomba d´água nova e mangueiras checadas. Existe algum modo caseiro para checar vazamentos fantasmas? Aguardo a opinião dos mestres.
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre

Mensagem por Christian »

O unico jeito que eu conheço é colocando pressão pelo reservatorio. O mecanico deve ter . É uma tampa com um bico de pneu e voce colocar ar e verifica se há vazamento.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder