Retifica ou toco para frente?
- lucaverna
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Retifica ou toco para frente?
Gente quero um conselho de vcs.
O caso é o seguinte, o Twingo da minha esposa não ta santo faz tempo, recentemente fiz uma revisão completa na suspensão e gastei mil reais na brincadeira, na sequencia tive que trocar uma coifa e como tinha entrado agua na caixa foi o oleo junto e lá se forma mais 250 reais.
O carro ta meia boca, anda bem, tem barulinhos, a lataria ta boa mas não impecável, a ta +- certa, mas longe de ser o estado da arte, o cambio ta bom, não tem problemas elétricos, mas eventualmente aparece um ou outro mal contato, o ar-condicionado funciona, mas devido a problemas com o comando o antigo dono fez alguma gambiarra que ao se ligar a ventilação o ar liga junto(tentei desfazer isto, mas não consegui) e o botão do ar não tem função nenhuma.
Emfim, o carro ta meia boca, mas para minha mulher ta bom, só que eu já tenho um troço cada vez que penso em fazer algum serviço no carro dela.
O motor esta usando oleo mineral 20w50, sei que não é o indicado, mas com este oleo, o nivel já esta baixando entre trocas (foi feito uma até o momento, pois estamos com o carro a pouco mais de um ano, e andamos pouco mais de 7000km com ele neste ano), tenho reparado alguma fumaça branca no escapamento, não é muito ainda, mas já é um sinal de que ele ta queimando o oleo mesmo. O consumo dele é bom, tem feito 13~14 dentro de porto alegre, nunca tive um carro que fez tanto, mas pelo que tenho visto esse consumo é elevado para ele e mais um sinal de que a coisa não ta legal com o motor. Desde que peguei ele ele é um bom bebedor de agua, nada absurdo, mas é necessário completar o nível com frequência. Para completar, na ultima semana estou tendo a impressão de ouvir um discreto barulho de válvula batendo.
O conjunto da obra é que to sentindo a retifica se aproximar no horizonte, e meus cabelos estão branqueando com a possível conta desta. Acho que posso vender meu carro por uns 7 ou 6 mil reais, e tenho visto uns twingos 2001 por volta de uns 9 mil... Não sei se encaro a retifica do meu carro ou tento passar ele adiante e pegar um mais novo. Alguem tem uma noção de quanto sairia uma retifica completa de um twingo 1.2?
O caso é o seguinte, o Twingo da minha esposa não ta santo faz tempo, recentemente fiz uma revisão completa na suspensão e gastei mil reais na brincadeira, na sequencia tive que trocar uma coifa e como tinha entrado agua na caixa foi o oleo junto e lá se forma mais 250 reais.
O carro ta meia boca, anda bem, tem barulinhos, a lataria ta boa mas não impecável, a ta +- certa, mas longe de ser o estado da arte, o cambio ta bom, não tem problemas elétricos, mas eventualmente aparece um ou outro mal contato, o ar-condicionado funciona, mas devido a problemas com o comando o antigo dono fez alguma gambiarra que ao se ligar a ventilação o ar liga junto(tentei desfazer isto, mas não consegui) e o botão do ar não tem função nenhuma.
Emfim, o carro ta meia boca, mas para minha mulher ta bom, só que eu já tenho um troço cada vez que penso em fazer algum serviço no carro dela.
O motor esta usando oleo mineral 20w50, sei que não é o indicado, mas com este oleo, o nivel já esta baixando entre trocas (foi feito uma até o momento, pois estamos com o carro a pouco mais de um ano, e andamos pouco mais de 7000km com ele neste ano), tenho reparado alguma fumaça branca no escapamento, não é muito ainda, mas já é um sinal de que ele ta queimando o oleo mesmo. O consumo dele é bom, tem feito 13~14 dentro de porto alegre, nunca tive um carro que fez tanto, mas pelo que tenho visto esse consumo é elevado para ele e mais um sinal de que a coisa não ta legal com o motor. Desde que peguei ele ele é um bom bebedor de agua, nada absurdo, mas é necessário completar o nível com frequência. Para completar, na ultima semana estou tendo a impressão de ouvir um discreto barulho de válvula batendo.
O conjunto da obra é que to sentindo a retifica se aproximar no horizonte, e meus cabelos estão branqueando com a possível conta desta. Acho que posso vender meu carro por uns 7 ou 6 mil reais, e tenho visto uns twingos 2001 por volta de uns 9 mil... Não sei se encaro a retifica do meu carro ou tento passar ele adiante e pegar um mais novo. Alguem tem uma noção de quanto sairia uma retifica completa de um twingo 1.2?
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Re: Retifica ou toco para frente?
Constataçoes:
1. Consumo aumentou pois está frio aqui no RS;
2. É normal, também, fumaça branca (é vapor de combustivel, tempos mais úmidos aqui no RS);
3. Mulher dirigindo nunca fará boas medias de consumo (ex-Ka 1.0-8v Rocam da minha esposa fazia 10/l com ela, eu tirava 14/l);
4. Valvula batendo interfere no consumo; teu Tw tem tucho mecanico e necessita de regulagem de tempos em tempos;
5. Água baixando é sinal de vazamento; ache-o antes que sua mulher rateie... e seu motor vá duma vez prá vala;
6. Valvula termostatica ferrada aumenta mais ainda o consumo no inverno aqui dos pampas.
Lembre-se:
- fumaça preta = mistura errada (muito combustivel sendo injetado).
- fumaça azulada = oleo misturado na queima.
Tá baixando quanto de óleo? Quantos ml a cada 1000km???
Retífica propriamente dita, bem feita e com critérios, vai de 3 a 5 mil. Vai depender do que é necessário trocar (embreagem, bomba da água, kit da corrente do comando, correias e rolamentos da correia poly-v, etc...).
Tem gente que faz motor de Clio 8v por 2,5mil
Onde trabalho, não encostamos a mão no carro para botar peça de terceira categoria e fazer preço bom (para tanto o cliente como nós, da oficina, nos incomodarmos depois com garantias)
1. Consumo aumentou pois está frio aqui no RS;
2. É normal, também, fumaça branca (é vapor de combustivel, tempos mais úmidos aqui no RS);
3. Mulher dirigindo nunca fará boas medias de consumo (ex-Ka 1.0-8v Rocam da minha esposa fazia 10/l com ela, eu tirava 14/l);
4. Valvula batendo interfere no consumo; teu Tw tem tucho mecanico e necessita de regulagem de tempos em tempos;
5. Água baixando é sinal de vazamento; ache-o antes que sua mulher rateie... e seu motor vá duma vez prá vala;
6. Valvula termostatica ferrada aumenta mais ainda o consumo no inverno aqui dos pampas.
Lembre-se:
- fumaça preta = mistura errada (muito combustivel sendo injetado).
- fumaça azulada = oleo misturado na queima.
Tá baixando quanto de óleo? Quantos ml a cada 1000km???
Retífica propriamente dita, bem feita e com critérios, vai de 3 a 5 mil. Vai depender do que é necessário trocar (embreagem, bomba da água, kit da corrente do comando, correias e rolamentos da correia poly-v, etc...).
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Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com
Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
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Re: Retifica ou toco para frente?
Quanta honra, resposta do mestre!
Vou responder por partes:
"1. Consumo aumentou pois está frio aqui no RS;"
O consumo dele é o mesmo desde quando eu peguei ele a um ano e meio atras.
"3. Mulher dirigindo nunca fará boas medias de consumo"
Não no meu caso... ela consegue fazer médias melhores que a minha, por que ela troca marcha muito mais cedo do que eu troco e mantem a rotação mais baixa "em cruzeiro"...
Acho que ta baixando um meio litro a cada mill km... Quando troco oleo eu coloco até o maximo, e na proxima troca já ta no final da vareta
Um outro detalhe que eu deixei de fora, tem vazado oleo em algum lugar, ele tem se acumulado por cima da caixa de cambio... eu não falei por que meu mecanico achava que era oleo da caixa vazando pela coifa, mas passado já uns 15 dias desse serviço a lambança continua... como quando eu peguei o carro a ventoinha não tava santa to com uma suspeita que a junta do cabeçote não esta mais entre nós...l
Vou responder por partes:
"1. Consumo aumentou pois está frio aqui no RS;"
O consumo dele é o mesmo desde quando eu peguei ele a um ano e meio atras.
"3. Mulher dirigindo nunca fará boas medias de consumo"
Não no meu caso... ela consegue fazer médias melhores que a minha, por que ela troca marcha muito mais cedo do que eu troco e mantem a rotação mais baixa "em cruzeiro"...
Acho que ta baixando um meio litro a cada mill km... Quando troco oleo eu coloco até o maximo, e na proxima troca já ta no final da vareta
Um outro detalhe que eu deixei de fora, tem vazado oleo em algum lugar, ele tem se acumulado por cima da caixa de cambio... eu não falei por que meu mecanico achava que era oleo da caixa vazando pela coifa, mas passado já uns 15 dias desse serviço a lambança continua... como quando eu peguei o carro a ventoinha não tava santa to com uma suspeita que a junta do cabeçote não esta mais entre nós...l
edgar_rs escreveu:Constataçoes:
1. Consumo aumentou pois está frio aqui no RS;
2. É normal, também, fumaça branca (é vapor de combustivel, tempos mais úmidos aqui no RS);
3. Mulher dirigindo nunca fará boas medias de consumo (ex-Ka 1.0-8v Rocam da minha esposa fazia 10/l com ela, eu tirava 14/l);
4. Valvula batendo interfere no consumo; teu Tw tem tucho mecanico e necessita de regulagem de tempos em tempos;
5. Água baixando é sinal de vazamento; ache-o antes que sua mulher rateie... e seu motor vá duma vez prá vala;
6. Valvula termostatica ferrada aumenta mais ainda o consumo no inverno aqui dos pampas.
Lembre-se:
- fumaça preta = mistura errada (muito combustivel sendo injetado).
- fumaça azulada = oleo misturado na queima.
Tá baixando quanto de óleo? Quantos ml a cada 1000km???
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Re: Retifica ou toco para frente?
Acho q ta melhor que o meu;
estou no 25w60, motor chegou nos 200KKm há alguns dias; em 1000 km chega a ir 1L.
Se andar mais manso vai uns 700ml. Ando com velas reserva e chave no porta malas porque eventualmente os eletrodos da vela do pistao perto da bobina entram em curto com o acumulo de residuo de queima; fora isso, tá tudo 10. consumo, potencia...
No meu caso, como daqui a 40000 km vai ter que trocar correia do comando, aí aproveito pra fazer o motor do meu, já que vai ter que trocar coxins e embreagem...
estou no 25w60, motor chegou nos 200KKm há alguns dias; em 1000 km chega a ir 1L.
Se andar mais manso vai uns 700ml. Ando com velas reserva e chave no porta malas porque eventualmente os eletrodos da vela do pistao perto da bobina entram em curto com o acumulo de residuo de queima; fora isso, tá tudo 10. consumo, potencia...
No meu caso, como daqui a 40000 km vai ter que trocar correia do comando, aí aproveito pra fazer o motor do meu, já que vai ter que trocar coxins e embreagem...

Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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Re: Retifica ou toco para frente?
Ja temos outro Twingo com mais de 200 mil kms . O meu está chegando aos 238 mil , original. Não gasta 1 gota de oleo. Começou a ter folga no virabrequim , quando esquenta começa o "cloc,cloc" A retifica completa sai por R$ 2.500 aproximadamente. Enquanto não queimar oleo, vou andando. Devo fazer uns 500 kms / mês, não é muito.
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Re: Retifica ou toco para frente?
Bah, mulher fazendo consumo melhor que o homem... parabéns para ela!! Pq esta situação, é dificil pra caramba de acontecer!!!
Se o consumo tá bom e o óleo chega no mínimo da vareta, no periodo de trocas... eu não esquentaria com retifica "precoce". O vazamento de óleo... só vendo direitinho e, dependendo, fará não sumir tanto óleo do carter. Facilita, teu vazamento é no retentor traseiro do virabrequim... só vendo mesmo para ter certeza.
E se a junta tivesse ido pro espaço... tu terias certeza. Ia vazar água aos montes, ia vazar pela tampa, ia estourar radiador, bomba da água... um por um pelo aumento da pressão no sistema de arrefecimento.
"não procure chifre em casca de ovos"
Se o consumo tá bom e o óleo chega no mínimo da vareta, no periodo de trocas... eu não esquentaria com retifica "precoce". O vazamento de óleo... só vendo direitinho e, dependendo, fará não sumir tanto óleo do carter. Facilita, teu vazamento é no retentor traseiro do virabrequim... só vendo mesmo para ter certeza.
E se a junta tivesse ido pro espaço... tu terias certeza. Ia vazar água aos montes, ia vazar pela tampa, ia estourar radiador, bomba da água... um por um pelo aumento da pressão no sistema de arrefecimento.
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Re: Retifica ou toco para frente?
o meu twingo teve o painel adulterado, mostra 68 mil km... mas eu acho que deve ta nos 200...
Beleza, vou me tranquilizar e focar em acabar com este vazamento de oleo. E vamos ver como a coisa vai se sucedendo.
Obrigado pelas dicas.
Beleza, vou me tranquilizar e focar em acabar com este vazamento de oleo. E vamos ver como a coisa vai se sucedendo.
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Re: Retifica ou toco para frente?
Meu carro ta baixando 1L em 4000km. MAS tem uma pegadinhe(yea, yea, serginho malandro!)
Eu troquei a coixa por que estava vazando e segundo o mecanico(curiosamente se chama serginho...) disse que isto estava lambuzando todo o motor....trocada a coifa e o motor continua numa lambança... ou seja ta vazando oleo do motor por algum lugar...
Hoje ele foi internado para resolver esse problema.. vamos ver qual vai ser o diagnostico do malandor, quer dizer do serginho....
Eu troquei a coixa por que estava vazando e segundo o mecanico(curiosamente se chama serginho...) disse que isto estava lambuzando todo o motor....trocada a coifa e o motor continua numa lambança... ou seja ta vazando oleo do motor por algum lugar...
Hoje ele foi internado para resolver esse problema.. vamos ver qual vai ser o diagnostico do malandor, quer dizer do serginho....
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Re: Retifica ou toco para frente?
Lucaverna, o meu esta com 180k km, faz as médias que você falou e também baixa um pouco de óleo, queima discretamente. A maior baixa de óleo se deve a um vazamento na junta de válvulas, que escorre por trás do motor e pinga do lado esquerdo. Já relatei isso aqui no fórum , e o mestre Edgar me desanimou, pois tem que tirar muita coisa para chegar na junta fatídica. Por enquanto vou levando assim controlando o consumo de óleo, pois uso o carro a trabalho e não acho tempo para parar por mais tempo.
- lucaverna
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Re: Retifica ou toco para frente?
Sexta fui fazer a alta do carrinho... diagnostico, suspiros entupidos.... vamos ver como ele se sucede....
Agora vou fazer uma confissão para vocês... um dos motivos de estar usando oleo 20w50 é por que achava que este era o oleo mineral mais fino que tinha!!!! tanto que estava para voltar a usar oleio sintético na minha Scenic para poder atingir os 10w40 que é o recomendado para ela(achava que 10w40 só sintético... estava usando 15w40 semi sintetico).
E eu reclamava dos caras que não cuidavam do oleo direito... quem diria que eu tambem sou um.....
Agora vou fazer uma confissão para vocês... um dos motivos de estar usando oleo 20w50 é por que achava que este era o oleo mineral mais fino que tinha!!!! tanto que estava para voltar a usar oleio sintético na minha Scenic para poder atingir os 10w40 que é o recomendado para ela(achava que 10w40 só sintético... estava usando 15w40 semi sintetico).
E eu reclamava dos caras que não cuidavam do oleo direito... quem diria que eu tambem sou um.....
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