Luz de óleo acendendo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Luz de óleo acendendo

Mensagem por mbiane »

Olá, pessoal!

Meu Twingo 1.0 8v está acendendo a luz de óleo quando eu viajo vários quilômetros com ele.
Fui de SP para BH nesse fim de ano, rodei uns 600km e quando cheguei em BH, na marcha lenta, ele ficava piscando a luz de óleo.
Nos dias seguintes, tudo ficou normal. Até eu pegar estrada de novo.
Na volta pra SP, a mesma coisa.
No trânsito, tá tudo normal.
Não tem barulho nenhum no motor, não está rajando, nada.
Fui no mecânico, e ele me disse que quando a bomba de óleo tá ruim, o problema também deveria aparecer no trânsito (pois o motor fica muito aquecido), ou quando ligar de manhã a luz de óleo fica acesa um pouquinho logo após ligar, o que não acontece. Ele me sugeriu trocar a cebolinha de pressão, e verificar o que acontece.
Porém só vou conseguir ver isso quando viajar com o carro...
Ele me disse que pode ser o pescador ou a bomba, mas sugeriu isso pra ter certeza que não é a cebolinha.

Alguém tem alguma sugestão? De fato acatei a dele, pois não dá pra sair abrindo motor por aí... troquei recentemente o óleo também, utilizo semi-sintético 15w40.

Valeu!
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2112
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por Christian »

O meu estava acontecendo a mesma coisa. Como o motor está com 230 mil kms, eu imaginei que com o desgaste natural , seria normal a luz do oleo acender quando o motor esquenta (em marcha lenta) Troquei o óleo e o filtro e o problema sumiu, não acende mais a luz. Eu creio que o defeito deve ter sido no filtro de oleo que devia estar meio entupido, embora eu o troque a cada troca de oleo (5 mil kms) . Infelizmente não lembro a marca do filtro.
Quanto ao óleo, eu costumo colocar o Mobil e não acho que tenha sido o culpado.
Experimente trocar o filtro caso não tenha trocado na troca do oleo,quem sabe.....

A propósito, venha em nosso próximo encontro mensal dia 20/01 para conversarmos a respeito.
Local: Pça Alberto Lion - Cambuci , ao lado do Carrefour Av.do Estado. A partir das 9 h.
Editado pela última vez por Christian em 14 Jan 2013, 20:31, em um total de 1 vez.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por mbiane »

Então, na verdade já aconteceu duas vezes.
A primeira eu tinha ido até Campinas, ida e volta no mesmo dia, e aconteceu na volta.
A luz não apagou no dia seguinte, e depois de trocar o óleo voltou ao normal. Só que só troquei o óleo, pq o filtro ainda estava no prazo.
Vou trocar a cebolinha, e na próxima troca de óleo vou trocar o filtro também...
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por edgar_rs »

Luz do oleo acende porque? Pressão baixa no sistema.

Se o problema ocorre após rodar vários km, é porque o óleo "afinou" com o calor do motor e a bomba não mantem pressão acima do mínimo necessário, em marcha lenta, para o sistema ficar devidamente lubrificado.

Ou seja, você tem uma fuga de pressão no motor do seu carro. Esta fuga pode ser por desgaste em bronzinas (sejam de biela, sejam dos mancais do virabrequim), seja na parte dos comandos, seja na bomba de óleo desgastada.

O idela seria conferir a pressão de oleo desde manhã cedo, com motor frio. Ligar e ver a quanto fica e ficar monitorando, para ter maior noção de custo de reparação.

As vezes, apenas uma troca de bomba de óleo resolve. Noutras, só retífica.

PEscador entupido daria baixa pressão direto, eu imagino que ele esteja a salvo.

Se vocÊ trocar o óleo/filtro e botar um 20w50, é muito provável que o problema seja resolvido.

E uma dica: SEMPRE troque oleo e filtro. Botar um copo de água suja em 3L de água limpa contaminam a água. Com óleo é a mesma coisa.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
marco videira
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 207
Registrado em: 10 Mar 2010, 23:27
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Prata
Contato:

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por marco videira »

Edgar_rs, boa aula sobre luz do óleo e pressão do sistema.
Parabéns.



.
"Adote um TWinGO e colabore com a preservação da espécie"
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 269
Registrado em: 20 Nov 2008, 10:09
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por leao.ez »

Nada como o Edgar para acabar com nossas dúvidas. Rsrsrs
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por mbiane »

Obrigado pela aula, Edgar.
O problema é achar algum mecânico que tenha boa vontade pra medir a pressão do óleo. Já fui em dois, e eles me enrolaram.
A respeito do tipo de óleo, o 20w50 não é pesado pra esse motor?

Uma coisa que pode ajudar nesse caso é o histórico desse motor. No ano passado eu tive de retificar o cabeçote, pois as válvulas começaram a bater feito malucas.
Depois disso eu peguei estrada com o carro, mas não tinha sentido nada até no fim desse ano passado.
Será que pode ter a ver alguma coisa com a retífica do cabeçote?

Abraço!
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por edgar_rs »

O lubrificante correto, indicado pela Renault, é 10w40. Porém... motor desgasta com o tempo (o meu está com 300mil km, uso 5w40 a os mancais batem de manhã cedo, bem como a luz do óleo demora um pouco a desligar de manha cedo).

Quanto a batida de valvulas, os Renault mil tem tucho mecanico, era só regular a folga e o problema seria resolvido.

Pode ser alguma folga na parte superior do cabeçote que esteja dando a fuga de pressão no sistema... porém, só desmontando tudo e conferindo medidas para se ter certeza absoluta donde está o causador da guda de pressão de óleo do sistema.

E se abriu tudo para medir as folgas... já faz-se a retífica completa do motor, para não se incomodar mais.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
Marquinhos
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 41
Registrado em: 05 Mai 2012, 13:46
Cidade: Sao Caetano do Sul-SP
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Cinza Chumbo

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por Marquinhos »

Qual óleo é o ideal para um twingo 95 com 160 mil Kilometros,sendo que não faço idéia do óleo que o antigo dono usava...Estou na duvida se uso um 20w50 mineral?é muito pesado será...ou um 15w40 semi-sintetico...carro não fuma.Só acho que esquenta muito em relação ao outro carro que tenho...brinco digo que da pra fritar um ovo em cima...um amigo que tem um 94 me disse que o motor dele também esquenta pra caramba é normal isso em twingo.
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2112
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Luz de óleo acendendo

Mensagem por Christian »

Marquinhos - Eu uso o 20 -50 mineral e Molykote A2 desde zero km . O carro está com 237 mil kms e tambem não fuma.
Aproveite e venha neste domingo em nosso encontro mensal , na Pça Alberto Lion - Cambuci ao lado do Carrefour Av. do Estado .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder