Meu TW está bebendo d+ e perdendo potencia as vezes

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: Minas Gerais

Meu TW está bebendo d+ e perdendo potencia as vezes

Mensagem por PAULO_LOPEZ »

Bom dia Pessoal,

Alguem poderia dar uma forcinha por favor?

Meu TW está com um problema (ou problemas), muito estranho, vou tentar descrever aqui (conheço pouco de mecânica, mas sou bem criterioso em diagnosticos):

Meu TW (1.0 8v 2001), estava funcionando legal, tinha gastos de Gasolina otimos (18KM/L Estrada e 15 KM/L Cidade - Em média), Sempre medi enchendo o tanque, andando e enchendo denovo.

De uns tempos para cá, ele passou a fazer (6KM/L em trajeto misto). O mais estranho é que esse consumo maluco, ocorre ALGUMAS VEZES APENAS, pois ja chegou vezes que viajei com o carro e na ida ele fez 17KM/L e Na volta ele fez 4KM/L.

Não sei se tem correlação, sinto que as vezes tb o carro perde potencia (como se o ar tivesse ligado), a aceleração fica preguiçosa (voce acelera ... ele demora pra responder... ai do nada a aceleração aumenta, isso com o mesmo "pé" no acelerador). Além disso as vezes a marcha lenta fica lenta demais e o carro morre. Além disso quando esse problema ocorre um cheiro forte exala do veículo ... nao sei dizer o que é mas nao parece gasolina, o cheiro assemelha com catalizador um pouco...

Todos esses problemas ocorrem AS VEZES APENAS.

Levei no meca... falei do problema ele passou o scanner e deu pau de sonda lâmbda.... ele resetou a central e o Pau sumiu...
Ele checou as bombas de gasolina e estavam OK

Como o Pau tinha sumido quando ele resetou a central ele me devolveu o carro .... eu andei mais um pouco e ocorreu o mesmissimo problema algumas vezes ... e o consumo continua nas alturas...

Agora abaixo vão os meus achismos:

1-) Que sonda enriquece a mistura demais quando falha, ou quando o motorista pisa, eu sei, entretanto se fosse sonda, porque o carro perde potência??? (ele não deveria ganhar?)

2-) Quando o problema ocorre o Alternador as vezes canta a correia e os farois perdem potência também, percebo também que quando ligo a seta a luz do velocimetro perde força ... percebo também que essa luz tb perde força quando ligo os faróis. Pergunto poderia ser algum problema elétrico??????

Alguem poderia dar uma Luz???

Obrigado
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Meu TW está bebendo d+ e perdendo potencia as vezes

Mensagem por edgar_rs »

Cara... troque a sonda.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Mensagem por mad_b »

-A correia nao devia cantar, deve estar pouco tensionada.Falha em fornecer energia pro sistema.

-Sonda parece ter ido pro vinagre mesmo, agora de 15 pra 4km/l... tem algo mais sinistro acontecendo aí. Quando a sonda do meu estragou o carro ganhou um pouco de potencia e passou tipo de 24 pra 19 km/l na estrada, de uns 16 pra 12 na cidade.

-E Comigo aconteceu também algo assim: o carro perdia potencia, hesitava e funcionava melhor logo depois (de arrancar no semaforo por ex), gastava um bom tanto a mais de gasolina; tinha estragado o regulador de pressão deve ter furado uma membrana interna e aspirava gasolina pela mangueira do vácuo direto pra admissão. A peça é igual do uno se nao me falha a memória. Leva junto na autopeças que o vendedor acha uma igual (marelli). Se for o caso.

No mais conta pra gente quando descobrir o que é :-)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
leao.ez
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Bordô

Mensagem por leao.ez »

Olá Paulo,

Eu tinha um problema bem parecido, troquei velas e cabos e melhorou um pouco, mas não 100%. Comentando o problema aqui, o pessoal me indicou verificar a sonda lambda e a bomba de gasolina. Alguém postou que quando a sonda pifa, a injeção entra num modo pré-determinado, trabalhando com parâmetros fixos que aumentam um pouco a potência e pioram o consumo, mas nada como a diferença que você mencionou... Optei por verificar a bomba de gasolina, constataram que estava com problemas, foi trocada e o problema quase sumiu... Digo quase porque raras vezes e de modo intermitente, ao arrancar pisando pouco no acelerador o carro arranca sem potência por alguns segundos, e ai deslancha. A comparação que faço do problema é fazendo uma analogia aos antigos carburadores, como se o cabo que aciona a borboleta trancasse por alguns segundos e depois liberasse... Quando descobrir o que é posto aqui.

Abçs, Alexandre
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.

Mensagem por edgar_rs »

Já apareceu problema de sonda. É ver o funcionamento dela com equipamento específico e ver se está travada ou não.

A dica do MAD também é boa, regulador de pressão. Há uma mangueira de vácuo do regulador até o coletor de admissão. Estando o regulador com membrana furada, é aspirado combustível para a admissão e a sonda pode ser acusada como problemática.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Comprei a Sonda --- R$ 144,00 na www.soinjecaoeletronica.com (Bosch Universão 3 fios numero 0258986502)

Deve chegar depois de amanha ou na segunda dia 10.

Mas realmente estou encucado com essa redução de km/l .... pois a diferença é muito gritante para ser apenas sonda ..... (medo)

Vou levar as sugestões que me deram ao meca e pedir para ele checar. E postarei os resultados para ficar como registro para os novos usuarios que por ventura tenham esse problema em seu TW
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Mensagem por mad_b »

O teste do regulador é muito simples. Com o carro desligado, desconecte a mangueira de vácuo ligada nele *da admissão*. Se quiser, tampe a entrada de vacuo que ficou aberta (dedo?) Segure agora a ponta solta da mangueira apontada pra dentro de uma garrafa lata ou similar, e peça pra alguem dar a partida por alguns segundos. Vai quase jorrar gasolina por ali.

- Talvez nem precise dar a partida. Se vazar por ali o cheiro vai denunciar na hora. Nao precisa nem ir no mecanico fazer isso.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
FelipeS
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: PRATA

Mensagem por FelipeS »

POXA....MEU PROBLEMA É PARECIDO. MUITO PARECIDO. MENOS O FATO DA PERDA DA POTENCIA. COM A SUA DÚVIDA EXPOSTA E O APOIO DOS MEMBROS DO FORUM, VOU DAR UM OLHADA NA SONDA LAMBDA, REGULADOR DE PRESSÃO E A BOMBA DE GASOLINA.

ABRAÇOS E OBRIGADO. VOLTO PRA CONTAR O QUE ACONTECEU!
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

mad_b escreveu:O teste do regulador é muito simples. Com o carro desligado, desconecte a mangueira de vácuo ligada nele *da admissão*. Se quiser, tampe a entrada de vacuo que ficou aberta (dedo?) Segure agora a ponta solta da mangueira apontada pra dentro de uma garrafa lata ou similar, e peça pra alguem dar a partida por alguns segundos. Vai quase jorrar gasolina por ali.

- Talvez nem precise dar a partida. Se vazar por ali o cheiro vai denunciar na hora. Nao precisa nem ir no mecanico fazer isso.

Obrigado pela ajuda pessoal,
Mad_b, resolvi fazer o teste que você propôs, mas não sei qual é a mangueira que vc se refere para desconectar, (desculpe a ignorância, mas so de mexer no carro eu ja fico confuso) Se alguem tivesse como me mostrar que mangueira que é ... eu fico mto grato

Obrigado

Paulo
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Bom dia pessoal ... descobri ja a mangueira que é... tem um video do Dr. Carro que esplica esse teste...

Resultado do teste ... dei a partida ... esperei alguns segundos e nada (não jorrou gasolina).

Mas atestei algo estranho, a mangueira de vácuo que sai do regulador está cheirando gasolina, meu pai falou que é normal, eu imagino que não seja (uma vez que na mangueira passaria apenas AR)

O que vocês Acham?? É normal a mangueira de Vácuo da admissão cheirar gasolina?

Enquanto isso meu TW continua gastando = um Dodge Challenger :cry:
Responder