Bobeadas de aceleração pra arrancar

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por mad_b »

Olá.

Tenho percebido de umas semanas pra cá um comportamento parecido com problema de acelerador eletronico de outros carros que vi por aí.

Em alguns momentos aparentemente aleatórios durante transito com o carro, após alguns instantes com o carro parado em marcha lenta em cruzamentos por exemplo, ao arrancar, pisando no acelerador ele demora vários segundos para responder, fica bobo, sem força, até dá uma engasgada as vezes, pra daí o motor "opa, tenho que acelerar" e passar a funcionar direito. Responde normal e agil em outras situações e quando está andando, mesmo com baixa carga e marcha alta, alta carga, o que for.
Isto só acontece para arrancada, e é intermitente/aleatório.

Fiz um reset de central e por um dia ou pouco mais, ficou OK. Daí passou a fazer novamente.

Isolei o canister (tampei a tomada de vácuo no corpo de admissão). O probleminha por enquanto sumiu...

Agora imagino que para ocorrer tal problema somente quando o canister está ligado, poderia ser um vacuum leak (ar falso), certo? Se estivesse entupido nao iria fazer diferença, e ouvi dizer que ao abastecer o tanque fica constantemente afogando quando o respiro está entupido).

Mas nao consegui detectar vazamento de vacuo no circuito nao olhei tudo ainda. quero arrumar isto logo, ficar vazando vapor de gasolina na atmosfera não é minha definição de "aceitável".

Vi um maluco que desmontou e reconstruiu o recheio do canister se for o caso. Na realidade, acho tambem que dá pra por canister de outro carro, desde que tenha o mesmo modo de funcionamento (conexoes e tal).

Alguém concorda/discorda?
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por mad_b »

Conversei com meu mecanico hoje e ele concordou comigo que o culpado no meu caso provavelmente é a eletroválvula que deve estar deixando vazar ar pro coletor.

testei estanqueidade das mangueiras, estão ok.
A tomada da valvula que vai para o canister está vazando ar, nao segura vacuo.
A tomada que vai pra admissão está OK.

Assim imagibno que ao abrir a válvula, ao invés de sugar o vapor do canister que estiver "sobrando" ali, deve estar sugando ar junto, causando as hesitações no motor.

Vou providenciar uma valvula de reposição e ver o que acontece.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 258
Registrado em: 29 Abr 2009, 12:14
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por edgar_rs »

Se resolveu, poste.

Aposto em sonda.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Resolvido: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por mad_b »

Certo, após este tempo, e desde que "isolei" o canister (deixei a instalação como estava, mas ao invés de por a saída da eletroválvula para o coletor de admissão, tampei a tomada do coletor e puxei a mangueira da eletroválvula para a entrada de ar do motor), a falha desapareceu por completo.
A sonda é Bosch, nova (poucos milhares de km).
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
otaviosavietto
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Nov 2011, 11:01
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: azul methyl

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por otaviosavietto »

meu carro tem o mesmo motor e ano que o seu. Acabei de comprar, com 90.000 km.
tem acontecido o mesmo, só que apenas na segunda marcha, nada nas saidas em primeira ou após engatar a terceira.
O carro tinha o histórico de manutenção bem documentado, foi tudo feito direitinho até aqui.
então para me certificar por eliminação de qual pode ser o problema, hoje troquei os filtros de óleo, combustivel e ar (estavam bem sujos), o óleo (elf 10w40 semi-sintético). 12 km rodados depois, o problema persiste. Usei tambem aditivo para limpeza de bicos da STP, e enchi o tanque...
O arrefecimento está com bastante ferrugem, vou seguir o tutorial aqui do fórum para limpar, mas o nível não desceu em atentas observações nos ultimos 5 dias.
Alguma dica? por onde posso começar a tentar identificar o problema?
Abraço!
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por mad_b »

Calma, pessoal nao fica grudado no forum 24/7 hehehehe
Vamos como diria o jack
-Filtro de ar, a menos que tenha grudado um plastico tampando 2/3 do filtro ou algo do genero nao causa isto, e nem consumo na realidade. O filtro pode estar podre de imundo, que ainda assim nao vai causar tanto efeito quanto as pessoas gostam de imaginar. Já ouvi história de um mecanico sacana que "esqueceu" um tufo de estopa dentro do cano do ar pro filtro do motor, daí já viu.
-Eu até trocava filtro de oleo vez sim vez não, hoje troco sempre junto com o óleo. Tambem nao causa este tipo de coisa. Óleo tambem nao, sinto informar. Sao manutenções necessárias mas nao sao a causa do seu problema.
- Remova e reconecte os conectores de sensores e atuadores, garantindo um bom contato (pode usar spray limpaCONTATO para ajudar.
- Cheque por entradas de ar "falsas". Pegue um spray destes de pistola, regule pra jato inteiro (nao spray), ligue o motor e comece a disparar jatos de água nas emendas do coletor, corpo de admissão, velas, encaixe dos bicos injetores. Se em algum instante o motor mudar de comportamento reteste o local pode ter descoberto alguma entrada de ar "nao contabilizado" para as camaras de combustao.
- Pode ser falha de ignição (alguma das velas/cabos em vias de dar pau ou já dando), velas muito velhas ou com muita carbonização. Cabos de velas velhos, sujos e/ou começando a rachar.
- Eu isolaria o canister através da sua eletroválvula (tampe a tomada dele na admissão com um pedacinho de "mangueira de injeção" de 6mm com uns 5 cm, enfia um toco de lápis ou algo do tipo na ponta). Pode até deixar a mangueira que vem da eletrovalvula solta ou faça como eu fiz se quiser.
O canister é robusto e particularmente este do twingo tem espumas isolando o carvão, mesmo se encharcar de gasolina nao iria voltar pro tanque e entupir bomba, por exemplo. Sei pois já retalhei e remontei o do meu carro e estava tudo na mais perfeita ordem. Portanto falhas neste subsistema podem remeter à eletrovalvula.
- Bomba, filtro e regulador de pressão de gasolina a checar na parte de alimentação de gasosa. Meu regulador já apresentou perfuração do diafragma, daí a admissao sugava gasolina pela mangueira de vacuo que atua na peça e afogava o motor.
- O atuador de marcha lenta pode estar bem sujo ou com defeito intermitente.
- O potenciometro de borboleta pode ter falha de contato
- Já tive problemas com o sensor de rotação do motor, suporte com uma chapinha em forma de banana, fixo por 2 parafusos sobre o volante do motor. Removi e soldei o cabo no sensor. Certa vez tinha um pedacinho de metal aderido na ponta - como este sensor é magnetico pode atrapalhar o sinal
- bicos nunca deram problema mas ficam por ultimo na lista. Se estiverem com muita diferença de vazao podem atrapalhar. Eu estava com suspeita deles há algum tempo mas era uma vela defeituosa por exemplo.
- Carbonização na TB só vai incomodar se for a ponto de fazer o atuador de lenta grudar/trancar seu orifício de by-pass. E pra grudar a borboleta, neste caso, teria que ter despejado piche com uma pá ali. O acelerador nao iria sequer ceder quando se acelera. Portanto, esqueça limpezas genericas milagrosas.
- Sonda lambda pode ter estragado. Motor nao vai regular mistura direito, que passa a ficar mais rica (no meu caso o motor ficou mais esperto porque desenvolvia mais potencia a custa de consumo e poluição)


Acho que tá bom por enquanto... Comece checando ignição. Depois parta pro resto. A parte do canister é muito simples. Teste uma coisa de cada vez se quiser ter certeza de qual era o problema.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
otaviosavietto
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Nov 2011, 11:01
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: azul methyl

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por otaviosavietto »

Olá Mad_b,
muito obrigado pelas instruções detalhadas, pelo que pude notar aqui no fórum não são muitos os usuários que possuem o modelo/ano do twingo que possuímos. tem muito usuário com c3g e muitos com D4D...
Ainda estou em dúvida quanto ao modelo do meu motor, se D7D ou D7F, não encontro a referida numeração na frente do motor. já usei lanterna e tuo mais e nada...
Você é profissional da area? tenho parcos conhecimentos de mecânica automotiva, mas nada que a ajuda visual dos catálogos de peças e os manuais de manutenção disponíveis aqui no fórum não resolvam.
Estou, pouco a pouco, me familiarizando com o sistema, e devo seguir tuas recomendações começando pela ignição.

Valeu!
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por mad_b »

Oi. realmente, o motor deve ser o D7F. 8 valvulas. Alguem postou um identificador em função dos modelos. Na europa tem o 1.2 16V. Eu acredito que o cabeçote seja praticamente tirar o 8V e por o 16V (mais acessorios) sempre me perguntei como ficaria se fosse possivel hehe. Mas existem jeitos de melhorar a respiração do motor mesmo assim.

Sou engenheiro de computação, meu interesse pela área de mecanica vem de necessidade/gosto sou autodidata e procuro me informar.

Gostei bastante deste motor 1.15 pois parece ser mais eficiente que o 1.25 antigo e economico como o 1.0, alem de ser multiponto sequencial. Hoje em dia nao tenho mais dificuldade em achar peças, mas quero ver quando tiver que fazer o motor. De repente botar um AP 1.8 ou 2.0 no lugar, provavelmente compre um e adapte por preço similar a uma retifica completa hehehehehe

Boa sorte se tiver alguma duvida pergunte, vai que já passei pelo problema.

Nao tem de que
Lissandro
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
otaviosavietto
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Nov 2011, 11:01
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.0 8V
Cor: azul methyl

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por otaviosavietto »

é D7F mesmo!
por algumas leituras o sensor de borboleta é uma possibilidade... existe maneira de aferir antes de levar ao mecanico ou impossível?
Abraço
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Bobeadas de aceleração pra arrancar

Mensagem por mad_b »

Dá pra tirar e medir continuidade da resistencia, ou medir no local por "continuidade" de tensão.
Removendo, medir variação constante e sem saltos da resistencia do sensor, que deve ir continuamente de um valor baixo até um valor maior, de alguns K ohms. Ou tensão entre 0,3 e 4,5 + - 0,3 volts, sem interrupções/saltos. Se estiver suave assim não é o TPS (Throttle Position Sensor).

O sensor MAP (manifold Absolute Pressure) (aquela peça quadradinha encaixada no corpo do filtro de ar) dá pra desgrudar a ponta da mangueira (vácuo) do coletor, ligar a energia da ignição (sem dar partida), medir a tensão nos pinos, faça chupeta com a boca com diversas intensidades deveria, além de não vazar ar, variar a tensão no multímetro.

O Regulador de pressão, desconecte a mangueira de vácuo dele mesmo, dê a partida e ali na borboleta mesmo faça variar aceleração do motor, deixe lenta um pouco, de algumas aceleradas, no meu caso cuspiu gasolina pelo encaixe (solto) da mangueira revelando diafragma perfurado

As faíscas, com certo cuidado pra nao tomar umas tostadas (se usar marcapasso esqueça), com o motor na lenta dá pra soltar um pouco cada cachimbo da bobina 1 a 1 ver se a faisca tá saltando "com vontade" e afastando mais ver se afeta o motor (deve bobear/embaralhar). No meu caso, quando foi removido o cabo 1, nao mudou nada, e chegou-se à vela detonada. -Mas isto já é outra história. Serviu pra comprovar cabos e bobina pelo menos

Já dá pra começar. ;)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Responder