Olá pessoal, comprei um twingo faz 1 ano e agora apresentou um problema com o farol. Depois de um tempo o farol ligado, ele apaga. Desligo e ligo e as vezes volta a ligar. Também notei que quando mudo para luz alta, não funciona, fica apagado. Já procurei e não achei o esquema de ligação elétrica dos faróis.
Alguém possuí esquema elétrico ou já teve esse problema?
Agradeço pela atenção de todos.
Sandro.
Farol apaga
-
- Twingueiro Jr.
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 1998
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Bordô
Re: Farol apaga
Boa Tarde
No Mercado Livre consegui comprar um cd com todos os esquemas do Twingo, é muito útil pra fazer a manutenção. Se tu não encontrar, entra em contato comigo que te consigo uma copia.
Abraços
P.S.: Quanto ao problema dos faróis, certamente tu consegue solucionar em um bom eletricista.
No Mercado Livre consegui comprar um cd com todos os esquemas do Twingo, é muito útil pra fazer a manutenção. Se tu não encontrar, entra em contato comigo que te consigo uma copia.
Abraços
P.S.: Quanto ao problema dos faróis, certamente tu consegue solucionar em um bom eletricista.
- Mauricio
- Administrador
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Preto
- Contato:
leao.ez, esse esquema não é o mesmo que está no tópico "Manual do proprietário" aqui do fórum?
Sanpeli, a lâmpada do seu farol é a original?
Sanpeli, a lâmpada do seu farol é a original?
Mauricio Santos

- TECHNO2004
- Twingueiro Jr.
- Ano do Twingo: 1995
- Contato:
Mauricio, o manual do proprietário que está aqui no Fórum é o das versões acima de 2000.
Eu "me quebro" às vezes, para tentar achar algumas informações para resolver uns problemas no meu (95).
Mas... "Faixchzs parti".
Acho em fóruns no estrangeiro, normalmente...
Eu "me quebro" às vezes, para tentar achar algumas informações para resolver uns problemas no meu (95).
Mas... "Faixchzs parti".

Acho em fóruns no estrangeiro, normalmente...
- Mauricio
- Administrador
- Contato:
TECHNO2004, me refiro ao esquema elétrico desse arquivo: http://www.twingoclube.com/download/Ele ... Twingo.rar.
Me parece que ele é exatamente dos modelos anteriores a 99...

Mauricio Santos

- TECHNO2004
- Twingueiro Jr.
- Ano do Twingo: 1995
- Contato:
É... Ele também abarca os modelos com motores C3G, além dos D7F (2000 em diante).Mauricio escreveu:TECHNO2004, me refiro ao esquema elétrico desse arquivo: http://www.twingoclube.com/download/Ele ... Twingo.rar.
Desculpe pela precipitação.

Quem for usar tem de saber discernir quem é o quê, porque nas figuras não está explicado qual dos motores em questão se está falando. Tem de ter noção geral do conjunto para ir adiante.
Então, respondendo à pergunta do tópico, o esquema elétrico dos faróis está na página 26/42 (26ª página do total de 42 páginas).
-
- Twingueiro Novato
- Estado: Santa Catarina
- Ano do Twingo: 2001
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Valeu pela dica, com o diagrama consegui verificar os cabos de ligações. Com isso cheguei a conclusão que o problema está na alavanca que liga o farol e muda para luz alta e baixa.
Alguém sabe me informar como desmonta o volante? Possui airbag, tenho medo de disparar o airbag quando tentar retirar a tampa para tirar o volante.
Alguém sabe me informar como desmonta o volante? Possui airbag, tenho medo de disparar o airbag quando tentar retirar a tampa para tirar o volante.
- Mauricio
- Administrador
- Contato:
Sanpeli,
Pode desmontar tranquilo. Não tem perigo. Não precisa retirar o volante se você não quiser. E se quiser é só tirar dois parafusos que ficam atrás dele, remover o miolo com cuidado pois nele fica conectado o air bag e remover um parafuso allem do centro do volante.
Se quiser apenas mecher na chave de seta segue o passo a passo:
É só tirar os parafusos que prendem a tampa inferior na superior (se não me engano são 3). Depois tem mais dois que ficam escondidos pelo volante. Basta torcer a direção que eles aparecem. Aí essas duas tampas vão ficar soltas, porém, encaixadas uma na outra. Tem que forçar um pouco que elas saem.
Para tirar a chave da seta basta tirar 3 parafusos.
E a parte fácil termina por aqui. Caso o problema seja interno você tem que arrebentar os rebites, descolar a caixa e abrir com cuidado, consertar (se for possível) e perder alguns minutos para conseguir fechar tudo cértinho.
Já fiz isso duas vezes para consertar a luz alta, que no meu caso nunca funcionava porque uma peça plástica insistia (e é bem insistente) em quebrar.
Se não tiver conserto, nos resta a Elaine. Ela está vendendo a R$ 112,00 essa peça.
Pode desmontar tranquilo. Não tem perigo. Não precisa retirar o volante se você não quiser. E se quiser é só tirar dois parafusos que ficam atrás dele, remover o miolo com cuidado pois nele fica conectado o air bag e remover um parafuso allem do centro do volante.
Se quiser apenas mecher na chave de seta segue o passo a passo:
É só tirar os parafusos que prendem a tampa inferior na superior (se não me engano são 3). Depois tem mais dois que ficam escondidos pelo volante. Basta torcer a direção que eles aparecem. Aí essas duas tampas vão ficar soltas, porém, encaixadas uma na outra. Tem que forçar um pouco que elas saem.
Para tirar a chave da seta basta tirar 3 parafusos.
E a parte fácil termina por aqui. Caso o problema seja interno você tem que arrebentar os rebites, descolar a caixa e abrir com cuidado, consertar (se for possível) e perder alguns minutos para conseguir fechar tudo cértinho.
Já fiz isso duas vezes para consertar a luz alta, que no meu caso nunca funcionava porque uma peça plástica insistia (e é bem insistente) em quebrar.
Se não tiver conserto, nos resta a Elaine. Ela está vendendo a R$ 112,00 essa peça.
Mauricio Santos