Apresentando o Project -=Green Twingo=-
-
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 153
- Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
- Cidade: Petropolis
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Chumbo
Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Fala galera...
Novidades a caminho ( literalmente )... só esperando as peças chegarem para parir um kit que em teoria pode chegar a economizar 60% de combustivel ( há relatos na internet de Hondas com motor 1.6 16v D16Z6 que conseguiram na estrada fazer 90% a mais de KM/L ).
Como a maioria sabe, a nossa dependencia de combustíveis fóseis cada dia é maior, e quem acaba por sofrer as consequencias somos nós mesmos ( efeito estufa, péssima qualidade de ar e etc... ).
Após ler bastante a respeito, e pegar diversos artigos e "schematics" do processo resolvi fazer meu carro de cobaia, e transformar o Twingo em um carro Híbrido, Gasolina e Hidrogênio...
Voces vão se perguntar... "- onde esse maluco vai arrumar hidrogenio??? Se nao tem posto de abastecimento ainda no Brasil"... A resposta é simples " Hydrogen on Demand" onde o conceito é conhecido como eletrólise da agua, enquanto o carro está rodando, o alternador do twingo tem de folga até 30 Amperes, e pretendo usa essa potencia ( que nao é pouca ) para transformar o conhecido H2O em HHO ( separando as moléculas que resultam no famoso "Gás Marron" ou Brown Gas como os gringos chamam ).
A vantagem do sistema é acelerar a velocidade de queima da combustão da gasosa dentro da camera de combustão, praticamente em 100%, o que hoje na melhor hipótese, em carros otimizados ( porsche, ferrari ) atingem o preenchimento volumétrico de 80% aspirados ( só se consegue o preenchimento da camara de combustao em 100% com utilização de SuperCharger / Turbos ).
Adicionando Hidrogenio e Oxigenio puros na admissão ( combustivel e comburente respectivamente ) é possivel reduzir a quantidade de injeção dos bicos de gasosa. Uma vez se por acaso esse parametro nao for manejado corretamente o carro vai detectar pela Sonda Lambda que há mais oxigenio saindo pelo escapamento e com isso a central sacaneia a brincadeira mandando injetar mais combustível ( isso é bom pra quem quer ganhar potencia ) como nao é o meu caso, prefiro restringir a entrada de gasolina e subistituir aos poucos por hidrogenio/Oxigenio puros.
Outra vantagem do sistema em teoria é que as emissões podem cair em até 90% por haver a queima por completo da cadeia de carbono contida na gasolina, e após o uso constante, os depositos de carbono no motor vão se dissolvendo fazendo com que o motor fique "limpo" em questão de meses, com isso beneficia troca de oleo em intervalos maiores e resfriamento interno do motor.
A ideia é utilizar Agua Deslitada + KoH ( Hidróxido de Potássio ) para maximizar a quebra das moleculas e de acordo com a mistura eu ajusto quantos amperes será "drenado" pelo gerador, quanto mais amperagem, mais produção em litros por minuto de hidrogenio, e quanto mais litragem se conseguir, menos gasolina é necessária e mais "agua limpa" será o resultado que sairá pelo escapamento do carro.
Não estou sozinho na empreitada, conseguí fazer um "joint venture" do processo todo com um mecanico da Porsche aqui do Rio que tem experiencia em carros Hibridos e trabalha no ramo a mais de 30 anos e da MultiTurbo que fará a regulagem do Unichip diversas vezes que for necessária o ajuste da mistura em etapas ainda a ser definidas.
Quero iniciar o processo gerando somente 400 ML por minuto de gás, podendo chegar a fabricar até 3 Litros por minuto de acordo com a especificação do gerador, porem, para tal tudo existe um meio termo... Não adianta eu colocar 50 amperes no gerador e produzir 5 Litros por exemplo, pois vai forçar o carro demais e vai acabar consumindo mais do que produz, por isso será feito em etapas progressivas.
Modificações extras poderão ser feitas como alivio do volante do motor e uso de discos de freio de menor massa. O carro já está usando os pneus green da michelin "Energy Saver XM1".
Os detalhes da brincadeira serão divulgados em meu novo blog que será criado assim que começar a chegar as peças e darei os detalhes do acesso posteriormente.
Seguem as fotos que tenho dos brinquedos que estão para chegar.
Abraços a todos e me desejem sorte...
Novidades a caminho ( literalmente )... só esperando as peças chegarem para parir um kit que em teoria pode chegar a economizar 60% de combustivel ( há relatos na internet de Hondas com motor 1.6 16v D16Z6 que conseguiram na estrada fazer 90% a mais de KM/L ).
Como a maioria sabe, a nossa dependencia de combustíveis fóseis cada dia é maior, e quem acaba por sofrer as consequencias somos nós mesmos ( efeito estufa, péssima qualidade de ar e etc... ).
Após ler bastante a respeito, e pegar diversos artigos e "schematics" do processo resolvi fazer meu carro de cobaia, e transformar o Twingo em um carro Híbrido, Gasolina e Hidrogênio...
Voces vão se perguntar... "- onde esse maluco vai arrumar hidrogenio??? Se nao tem posto de abastecimento ainda no Brasil"... A resposta é simples " Hydrogen on Demand" onde o conceito é conhecido como eletrólise da agua, enquanto o carro está rodando, o alternador do twingo tem de folga até 30 Amperes, e pretendo usa essa potencia ( que nao é pouca ) para transformar o conhecido H2O em HHO ( separando as moléculas que resultam no famoso "Gás Marron" ou Brown Gas como os gringos chamam ).
A vantagem do sistema é acelerar a velocidade de queima da combustão da gasosa dentro da camera de combustão, praticamente em 100%, o que hoje na melhor hipótese, em carros otimizados ( porsche, ferrari ) atingem o preenchimento volumétrico de 80% aspirados ( só se consegue o preenchimento da camara de combustao em 100% com utilização de SuperCharger / Turbos ).
Adicionando Hidrogenio e Oxigenio puros na admissão ( combustivel e comburente respectivamente ) é possivel reduzir a quantidade de injeção dos bicos de gasosa. Uma vez se por acaso esse parametro nao for manejado corretamente o carro vai detectar pela Sonda Lambda que há mais oxigenio saindo pelo escapamento e com isso a central sacaneia a brincadeira mandando injetar mais combustível ( isso é bom pra quem quer ganhar potencia ) como nao é o meu caso, prefiro restringir a entrada de gasolina e subistituir aos poucos por hidrogenio/Oxigenio puros.
Outra vantagem do sistema em teoria é que as emissões podem cair em até 90% por haver a queima por completo da cadeia de carbono contida na gasolina, e após o uso constante, os depositos de carbono no motor vão se dissolvendo fazendo com que o motor fique "limpo" em questão de meses, com isso beneficia troca de oleo em intervalos maiores e resfriamento interno do motor.
A ideia é utilizar Agua Deslitada + KoH ( Hidróxido de Potássio ) para maximizar a quebra das moleculas e de acordo com a mistura eu ajusto quantos amperes será "drenado" pelo gerador, quanto mais amperagem, mais produção em litros por minuto de hidrogenio, e quanto mais litragem se conseguir, menos gasolina é necessária e mais "agua limpa" será o resultado que sairá pelo escapamento do carro.
Não estou sozinho na empreitada, conseguí fazer um "joint venture" do processo todo com um mecanico da Porsche aqui do Rio que tem experiencia em carros Hibridos e trabalha no ramo a mais de 30 anos e da MultiTurbo que fará a regulagem do Unichip diversas vezes que for necessária o ajuste da mistura em etapas ainda a ser definidas.
Quero iniciar o processo gerando somente 400 ML por minuto de gás, podendo chegar a fabricar até 3 Litros por minuto de acordo com a especificação do gerador, porem, para tal tudo existe um meio termo... Não adianta eu colocar 50 amperes no gerador e produzir 5 Litros por exemplo, pois vai forçar o carro demais e vai acabar consumindo mais do que produz, por isso será feito em etapas progressivas.
Modificações extras poderão ser feitas como alivio do volante do motor e uso de discos de freio de menor massa. O carro já está usando os pneus green da michelin "Energy Saver XM1".
Os detalhes da brincadeira serão divulgados em meu novo blog que será criado assim que começar a chegar as peças e darei os detalhes do acesso posteriormente.
Seguem as fotos que tenho dos brinquedos que estão para chegar.
Abraços a todos e me desejem sorte...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
- Localização: Brasil
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Boa sorte Dr. Emmett Brown (De volta para o futuro) . Espero que você tenha sucesso. A propósito tem um conhecido aí no Rio que trouxe dos USA um Porsche Targa 1972 e vai precisar de uma oficina especializada . Me informe o endereço do seu amigo já que ele trabalha com Porsches.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
- marcmak
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 90
- Registrado em: 11 Nov 2009, 23:33
- Cidade: sao paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 2001
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Prata
- Localização: São Paulo
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Caraca que doidera....muito legal essa idéia de vocês transformarem o Twingo num carro híbrido, acredito que está em boas mãos, o Léo da Multi deve estar nessa, né?
....eu testei essas lâmpadas há um tempo atrás.... coloquei nos freios e nas setas tb, mas não fui muito feliz, ficaram muito fracas e acabei voltando a usar as originais
!!!
Nas lanternas acabei optando por uma lâmpada c/ 9 leds (essas sim ficaram fortes
)
Boa sorte nessa empreitada a todos vocês!!!
Abraços
....eu testei essas lâmpadas há um tempo atrás.... coloquei nos freios e nas setas tb, mas não fui muito feliz, ficaram muito fracas e acabei voltando a usar as originais

Nas lanternas acabei optando por uma lâmpada c/ 9 leds (essas sim ficaram fortes

Boa sorte nessa empreitada a todos vocês!!!
Abraços
TwinGO! 2001 PACK
1.0 8v prata
1.0 8v prata
- Oigres
- Twingueiro Professor
- Mensagens: 851
- Registrado em: 26 Nov 2009, 16:17
- Cidade: Porto Alegre
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Azul
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
CrackBoy, excelente pesquisa, parabens pela coragem e pioneirismo neste assunto.
Espero que tudo saia bem
Não te esquece de repassar as novidades que venham a surgir, OK
Espero que tudo saia bem

Não te esquece de repassar as novidades que venham a surgir, OK

DO IT YOURSELF
-
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 153
- Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
- Cidade: Petropolis
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Chumbo
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Só acessar www.multiturbo.com.br e pegar o endereço e telefone. Já avisa para seu amigo preparar o bolso kkkk... lá é caaaaaro.... =)Christian escreveu:Boa sorte Dr. Emmett Brown (De volta para o futuro) . Espero que você tenha sucesso. A propósito tem um conhecido aí no Rio que trouxe dos USA um Porsche Targa 1972 e vai precisar de uma oficina especializada . Me informe o endereço do seu amigo já que ele trabalha com Porsches.
Abraços!
-
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 153
- Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
- Cidade: Petropolis
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Chumbo
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
O Leo da Multi é quem vai fazer as regulagens do Unichip, se voce conhece ele bem, deve saber que ele está um tanto cético a respeito da economia que poderá ser gerada... mas topou em gastar horas sobre o dinamometro afim de tentar achar uma regulagem.marcmak escreveu:Caraca que doidera....muito legal essa idéia de vocês transformarem o Twingo num carro híbrido, acredito que está em boas mãos, o Léo da Multi deve estar nessa, né?
....eu testei essas lâmpadas há um tempo atrás.... coloquei nos freios e nas setas tb, mas não fui muito feliz, ficaram muito fracas e acabei voltando a usar as originais!!!
Nas lanternas acabei optando por uma lâmpada c/ 9 leds (essas sim ficaram fortes)
Boa sorte nessa empreitada a todos vocês!!!
Abraços
Abraços!
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
- Localização: Brasil
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Obrigado pelo endereço. A pessoa que tem um Porsche não vai se preocupar com o preço .
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
- Caio Fivetech
- Twingueiro Professor
- Mensagens: 400
- Registrado em: 26 Set 2008, 21:43
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 2001
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Prata
- Localização: Porto, Portugal
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Bacana a ideia...(Um pouco complicado de entender, mas a ideia é bacana)
Mas a pergunta é...O que você vai usar enquanto você monta isso tudo??
Mas a pergunta é...O que você vai usar enquanto você monta isso tudo??
Caio Reinhardt a.k.a. PetrolheadFromBR
-
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 153
- Registrado em: 18 Jul 2009, 17:34
- Cidade: Petropolis
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Chumbo
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Como assim o que vou usar? O carro vai rodar perfeitamente com a configuração do Hidrogenio. Vai ter um botao que vou poder ligar e desliga-lo, em paralelo o mesmo botao vai alterar o mapa do unichip para hidrogenio + gasosa ou só gasosa.
Como vejo em sua assinatura voce resolveu pegar um picanto certo?
Olha um kit instalado e funcionando para o Picanto : http://www.youtube.com/watch?v=cwOaya57W7g
Abraços!
Como vejo em sua assinatura voce resolveu pegar um picanto certo?
Olha um kit instalado e funcionando para o Picanto : http://www.youtube.com/watch?v=cwOaya57W7g
Abraços!
- marcmak
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 90
- Registrado em: 11 Nov 2009, 23:33
- Cidade: sao paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 2001
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Prata
- Localização: São Paulo
Re: Apresentando o Project -=Green Twingo=-
Que engenhoca...
Sim conheço o Léo, profissional muito competente!! Eu vendia e instalava os Unichip há muitos anos atrás aki em SP na oficina (Herrera Motors).
Cara, volto a desejar a você e sua equipe muito sucesso!!!
Irei acompanhar o seu blog c/ maior prazer!!
Abxxxx
Sim conheço o Léo, profissional muito competente!! Eu vendia e instalava os Unichip há muitos anos atrás aki em SP na oficina (Herrera Motors).
Cara, volto a desejar a você e sua equipe muito sucesso!!!
Irei acompanhar o seu blog c/ maior prazer!!
Abxxxx
TwinGO! 2001 PACK
1.0 8v prata
1.0 8v prata