Pessoal boa noite, apos alguns problemas enfim meu carro esta bom, porem reparei que quando o carro esta na lenta ele treme um pouco..(sinto essa vibração no volante) quando ligo o ventilador interno ele treme mais ainda....quando arma a ventoinha pior ainda...e quando esta de noite com os farois ligados e a ventoinha arma....pior fica. O mecanico me diz que é o alternador.....eu andei lendo que talvez possa ser o sensor map...pois o sensor de lenta é novo. O que pode ser? alguem já passou por isso? Por favor me ajudem!
Abraços
junior
LENTA MUITO IRREGULAR
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
Cheque o alternador... facilita ele não está mantendo carga quando é exigido, pesando no motor.
Atuador de lenta também pode ser o causador, verifique também.
Pode ser feito diagnóstico com qualquer scanner automotivo e pessoa treinada.
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Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com
Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
CARA DEVE SER O ATUADOR DE MARCHA LENTA
- mad_b
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
-No caso do alternador pode até mesmo ser correia com pouca tensão. Vai numa auto elétrica eles tem um aparelho pra fazer um teste de carga do alternador e bateria. em poucos minutos sabe se precisa mexer no alternador por exemplo. Eventualmente precise de manutenção. Pode até ser bateria que está capenga.
-pode ser uma entrada de ar "falso". Checar mangueiras rachadas, por exemplo as de respiro do óleo. Circuito do canister (no meu caso isolei ele para testar e o motor passou a funcionar redondo - preciso agora descobrir o que exatamente tem de errado com o subsistema de canister)
-ignição ruim (vela/cabo/bobina - na ordem pra checar)
-injetores com diferença de vazão - limpeza até equalizar.
-regulador de pressão do combustível. O meu tava com a membrana rasgada, a mangueira de vácuo de controle dele sugava gasolina para o coletor de admissão - já viu o "estrago" né) - a marcha lenta tava o demo
. Alguem me disse que este item costuma dar problema com frequencia no twingo. Custa barato e é fácil de trocar.
Depois de trocar qualquer atuador/sensor do motor, deve-se proceder a um reset da central (desliga a bateria à noite e religa pela manhã por exemplo. Senão o computador fica com parametros "desencontrados".
Então. Nas ultimas semanas, na ordem, descobri e consertei: mangueira de respiro do óleo rasgada; regulador de pressão da gasolina - diafragma rompido; sonda lambda - estava "travada"; injetores desequalizados; velas gastas; circuito do canister com algum problema (provavelmente ar falso). depois destes, a lenta está bem estável, a 750 RPM, eu estava com problema de arrancada, o motor ficaca bobo varios segundos, isto sumiu; o Ar Cond. entra numa boa, o motor reage e o RPM sobe pra 900 RPM, aceleração nao sofre, enfim, finalmente to com o carro respondendo legal. E bem economico. 24,4 na estrada, 14,5 na cidade (antes de eu descobrir o problema do canister, acho que vai melhorar a média urbana agora).
-pode ser uma entrada de ar "falso". Checar mangueiras rachadas, por exemplo as de respiro do óleo. Circuito do canister (no meu caso isolei ele para testar e o motor passou a funcionar redondo - preciso agora descobrir o que exatamente tem de errado com o subsistema de canister)
-ignição ruim (vela/cabo/bobina - na ordem pra checar)
-injetores com diferença de vazão - limpeza até equalizar.
-regulador de pressão do combustível. O meu tava com a membrana rasgada, a mangueira de vácuo de controle dele sugava gasolina para o coletor de admissão - já viu o "estrago" né) - a marcha lenta tava o demo

Depois de trocar qualquer atuador/sensor do motor, deve-se proceder a um reset da central (desliga a bateria à noite e religa pela manhã por exemplo. Senão o computador fica com parametros "desencontrados".
Então. Nas ultimas semanas, na ordem, descobri e consertei: mangueira de respiro do óleo rasgada; regulador de pressão da gasolina - diafragma rompido; sonda lambda - estava "travada"; injetores desequalizados; velas gastas; circuito do canister com algum problema (provavelmente ar falso). depois destes, a lenta está bem estável, a 750 RPM, eu estava com problema de arrancada, o motor ficaca bobo varios segundos, isto sumiu; o Ar Cond. entra numa boa, o motor reage e o RPM sobe pra 900 RPM, aceleração nao sofre, enfim, finalmente to com o carro respondendo legal. E bem economico. 24,4 na estrada, 14,5 na cidade (antes de eu descobrir o problema do canister, acho que vai melhorar a média urbana agora).
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
Olá pessoal, eu tive um problema parecido com este logo que comprei o meu, porém como não entedia muito do carrinho, fui buscar uma imagem do motor para ver se havia alguma coisa errada, de cara quando comparei a foto com o meu motor percebi que havia uma "gambiarra" os caras enfiaram uma mangueirinha qualquer no do lugar do sensor MAP, o que fazia o carro ter uma marcha lenta incostante, que subia e descia a rotação... fiquei puto
com a maldita loja que disse que fez toda a revisão e me armam uma dessa para economizar 40 reais, isso mesmo 40, foi o que eu paguei por uma nova na Renotech, eu mesmo coloquei e o carro ficou outro.



JeffJones
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
Como assim mangueirinha qualquer no lugar da MAP?
Trocaram a mangueira de vácuo original da MAP por outra? Isto nao deveria dar problema desde que nao tivesse folga e entrasse ar atmosférico ali (ao invés do coletor de admissão). É uma simples mangueira de borracha "para injeção", se bem feito realmente poe uma de 5 pila ao invés de pagar os 45 da concessionária. Agora se nao colocarem medida certa e nem garantirem que nao entre ar falso, é outra história...
Ou deixaram a MAP isolada?
Trocaram a mangueira de vácuo original da MAP por outra? Isto nao deveria dar problema desde que nao tivesse folga e entrasse ar atmosférico ali (ao invés do coletor de admissão). É uma simples mangueira de borracha "para injeção", se bem feito realmente poe uma de 5 pila ao invés de pagar os 45 da concessionária. Agora se nao colocarem medida certa e nem garantirem que nao entre ar falso, é outra história...
Ou deixaram a MAP isolada?
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
Não cara, trocaram o próprio sensor pela mangueira, ou seja, meu tw não tinha sensor algum, gambiarra mal feita. Sorte que percebi
, tive outros problemas com a "suposta" revisão, mas não vem ao caso.
Abrços!

Abrços!
JeffJones
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Re: LENTA MUITO IRREGULAR
Vou ressuscitar este tópico porque estou com o mesmo problema.
Meu Twingo D7D ficou com a lenta doida depois que instalei um duto de ar comprado na Renotech (quando adquiri o carro veio sem o duto). O motor ora fica acelerado e ora fica oscilando. Porém o desempenho aparenta estar normal.
Eu testei o TPS e está funcionando com 0.46Vdc na lenta e 4.6Vdc com a borboleta totalmente aberta. Alguém aí sabe os valores corretos?
Também já retirei, limpei e testei o sensor de rotação ("aviãozinho"). Deu 241ohms, valor aparentemente ok.
Como eu posso retirar o atuador de marcha lenta e testá-lo? E como é feito o reset da central?
Meu Twingo D7D ficou com a lenta doida depois que instalei um duto de ar comprado na Renotech (quando adquiri o carro veio sem o duto). O motor ora fica acelerado e ora fica oscilando. Porém o desempenho aparenta estar normal.
Eu testei o TPS e está funcionando com 0.46Vdc na lenta e 4.6Vdc com a borboleta totalmente aberta. Alguém aí sabe os valores corretos?
Também já retirei, limpei e testei o sensor de rotação ("aviãozinho"). Deu 241ohms, valor aparentemente ok.
Como eu posso retirar o atuador de marcha lenta e testá-lo? E como é feito o reset da central?