Meu TW está bebendo d+ e perdendo potencia as vezes

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Meu TW está bebendo d+ e perdendo potencia as vezes

Mensagem por mad_b »

Opa.
A intensidade de vazamento ali vai depender de quanta pressao estiver sendo gerada pela bomba de combustivel. No primeiro teste que fiz, em casa, (acho que nao dei partida), notei cheiro de gasolina. Sairam gotas de gasolina no mecanico (na ocasiao eu nao sabia como remover o regulador ).
Realmente, nao é normal cheiro de gasolina nesta mangueira. Apenas ar mesmo.

Mas considere outras possibilidades.

Uma delas é (coincidentemente ou nao com algum outro problema) voce tem certeza das distancias percorridas? Certa vez eu notei "variação de consumo" do meu carro e o problema era que o sensor de velocimetro estava com falha intermitente. Eu rodava 100 km e destes ele nao marcava uns 30 (aparecia como se tivesse andado 70km). Parece bobo mas ja aconteceu comigo e este componente, pelo visto, apresenta falha com razoavel frequencia.

E, a falta de potencia e hesitação no meu caso era do regulador + sonda lambda estragada, mas na verdade nao sugava tanta gasolina assim por ali. Meu carro aumentou consumo uns 20%. Ainda, eu diria que um twingo fazer 6km/l em percurso MISTO é *impossível*, o carro estaria afogando literalmente e nao iria sair do lugar. A menos que tenha turbo com 1.4 BAR ou o motor seja um 2.0 com veneno. :-).
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: Minas Gerais

Meu TW está bebendo d+ e perdendo potencia as vezes

Mensagem por PAULO_LOPEZ »

Boa noite,

Sobre a distancia marcada incorretamente, foi esse o meu primeiro instinto, entretanto eu fiz a comparação entre o marcador de distâncias e as distâncias de fato (pelo google maps e pelo gpS), e elas bateram...
Meu bolso tb está sentindo bastante, antes abastecia o TW 1 vez por mes quase, agora estou abastecendo quase toda semana :(

Ainda sobre as distâncias, para matar essa duvida eu fiz o seguinte teste, Enchi o tanque no posto 1 fui ate o posto 2 (uns 70km de distância); Enchi o tanque no posto 2, voltei ao posto 1 e la enchi novamente. Na ocasiao na IDA ele fez 17km/l, na volta fez 8km/l

O que me intriga é que a diferença é mesmo mto alta 47% de queda na relação Km/L, isso é um absurdo :shock:

Sobre a parada do turbo com 1.4 ... quem dera auhauaua, meu Tw num eh nenhum pko forte, é ate mais lento que mtos TW q ja vi por ai, pelo fato de ter sido carro de mulher nos 3 ultimos donos
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor

Mensagem por mad_b »

è sinistro mesmo...

Outra coisa... A qualidade da gasolina voce "garante" ?

Já aconteceu comigo tambem, num posto enchi o tanque (35l tava vaziozao) e na saída do posto ja notei a falta de potencia. Com aquela gasolina daquele posto fiz 11km/l contra os 15 costumeiros... Dias depois fiquei sabendo que a ANP autuou o posto :-P (shell - VPower)

Outra, "o carro fede a gasolina" ? Ou quando para, nota cheiro?

Checou bicos injetores?

Checou Sensor de temperatura do motor (mau contato, mau funcionamento) e de temperatura do ar.
Estes são responsaveis pelas principais variáveis de composição de mistura. Válvula termostática.

Não é posto 1 a 1100m do nivel do mar e posto 2 no litoral também né?

Cheque a alimentação em geral (bomba, regulador, filtro, atuador do canister (eletrovalvula - a minha foi pro saco tempos atrás avacalhava na arrancada daí), circuito do canister, sujeira no tanque.

Mais um pouco vais estar procurando pestana em ovo.
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Bom Mad_B primeiramente, obrigado pela pronta resposta.

Sobre a gasolina, acho que nenhum Brasileiro consegue "Garantir", haja vista que abastecemos nosso carro com mijo de boi nesse pais... Mas eu abasteci em diversos postos e a variação continuou

Quando eu paro há um cheiro forte, mas não é de gasolina, esse cheiro desaparece depois de um tempo

Sobre os bicos injetores - Os dois mecanicos que levei o carro disseram que estão OK

Valvula termostática é nova comprada na RR Parts

Sensor de temperatura do motor - Deveria sair no scanner se tivesse defeituoso né? - Os dois mecas passaram o scanner que não acusou nenhma falha nesse componente

Os postos estão a nivel de atitude similares

Sobre a alimentação em geral - Os mecas que eu fui não me indicaram nenhum problema, somente a sonda

Pergunta imbecil - Parte elétrica poderia ser causa desse problema?
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor

Mensagem por mad_b »

Parte elétrica é um elemento vital do funcionamento de um motor otto.

Se a bobina estiver ruim (voce ja trocou velas e cabos), as ignições falharão mais (do que o normal - as faiscas da maioria dos veiculos normais falham eventualmente sem percebermos) pode complicar o funcionamento do motor. Se algum "componente pilantra" do carro estiver consumindo corrente demais ou existir algum mau contato (aterramento, sensores), ou curto circuito intermitente, a CPU vai ficar doidinha tentando calcular a mistura correta e o desempenho do carro sofre. Tem aquelas questoes de algum componente que funciona ok até esquentar daí começa a dar falha esporadica (ou frequente). Certa vez eu removi, passei spray limpa-contato, e recoloquei tudo que encontrei de conectável ali no motor. A sua sonda MAP (pressao absoluta) pode estar com problema, ela compoe a mistura junto com o sensor de temperatura do ar - um carinha pequeno que fica ali perto da boca do corpo de borboleta.
Se o alternador estiver com pouca força (carregando pouco), também pode prejudicar.

Não sei te dizer exatamente qual o tamanho do efeito de cada uma destas coisas, mas considerando que o motor atualmente tem todo um conjunto de leituras de sensores para regular o funcionamento, qualquer irregularidade em um deles pode ter efeitos maléficos.

Desculpa se ja falou sobre isto, mas o sensor de borboleta está ok? E quanto aos injetores, verificou se os nao estão com mau contato? Já tive um marea 1.8 16v que começou a se comportar igual cavalo chucro e perder potencia, tive que trocar o potenciometro da borboleta e firmar o conector de um dos bicos injetores - ficava intermitentemente dando contato daí ora injetava ora não - um martirio até descobrir um simples mau contato elétrico. O legal é que o marea era 5 anos mais novo que o twingo... E quanto ao potenciometro, por exemplo, daquele carro só vendiam o corpo TB inteiro, assim como a renault fala pro twingo, mas achei um usado no ML que me vendeu só a peça. No caso do twingo tambem se acha as peças avulsas novas.

É trabalhoso, mas uma hora tu vai achar o(s) problema(s).
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Salve pessoal ... finalmente minha sonda chegou e meu meca ja fez as trocas.

Esse fds resolvi dar um role com o TW e medir o consumo dele direitinho
Fiz várias medições para assegurar que o resultado fosse legitimo (Abasteci 5 vezes, tudo merreca de menos de 10 Reais), o pior q paguei td com cartao, ou seja os frentistas devem ter ficado bem feliz cmg :)

Resultado foram percorridos 202 Kilometros, e gastos 9,74 Litros, o que da 20,74 Km/L (maioria dos KM percorridos em estrada, entretanto 82km foi subindo serra), ainda fiz algumas brincadeiras, como chegar a 140Km/h e fazer algumas ultrapassagens em full gas.

Acho que meus problemas acabaram... vamos ver o que virá nos proximos episodios

Obrigado a todos que colaboraram nesse perrengue ai... a União faz a força
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Voltando ao relato.

Bom da pra dizer o seguinte, a troca da sonda lambda de fato melhorou o consumo do carro.

Mas o problema não foi sanado, o que mudou foi que o carro passou a consumir 10km/l (quando ocorre o problema) e 20km/l(quando não ocorre o problema). Antes consumia 7km/l com problema e 15km/l sem problema

Ja houveram duas medições que fiz (eu meço TODO Abastecimento meu, é um ritual), que me surpreenderam com valores de 11 km/l e 10km/l

O que eu vi em termo de correlação é que o carro consome menos quando eu piso mais (quando subi uma serra aqui, ele fez 22,71km/l na subida e 11,45km/l na descida.

Coisa de louco não???

Alguem ja viu isso ocorrer?
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem por edgar_rs »

Você trocou o regulador de pressão?
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
PAULO_LOPEZ
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

edgar_rs escreveu:Você trocou o regulador de pressão?
Eu fiz o teste do regulador, depois meu meca tb fez e ele chegou à conclusão que não esta vazando nada por lá (embora a mangueira esteja cheirando gasolina)
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem por edgar_rs »

Se a mangueira fede a gasolina... tá vazando! Mais simples do que... 2+2=4!!!!

O cara testou com bomba de vácuo?

Tipo, tem vezes que tu para o carro e não fica EVIDENTE que tá vazando. De um dia pro outro pode aparecer vazamento.

O regulador é barato... troque-o.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Responder