Blow-by
-
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 119
- Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 1999
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: verde
Blow-by
Amigos, boa noite. Gostaria de saber o que é "blow-by", para que serve e onde se encontra o meu... (motor D7F). Agradeço antecipadamente.
- Ju.karyne
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 183
- Registrado em: 27 Mar 2009, 20:52
- Cidade: Bairro Aricanduva-SP
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1999
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Azul
Re: Blow-by
Olá Amigos vejam o q achei sobre esse Assunto e fiquem sabendo o q é como funciona e as Falhas do sistema BLOW BY
BLOW BY
A recirculação dos gases do cárter do motor é outra forma de controle dos poluentes evaporativos, visto que assim como o CANISTER controla e elimina os poluentes antes mesmo da combustão da mistura ar combustível, e esses gases são misturados com o ar admitido e praticamente eliminados após a queima na câmara de combustão.
COMO FUNCIONA
No blow by ocorre a recirculação dos gases do cárter, esses gases são na verdade a mistura de gases que escapam da fase de compressão e combustão, pela abertura do entre pontas dos anéis, que se misturam com o óleo lubrificante. Há uma tubulação de sucção destes gases e outra de pressão (maior), desta forma há a renovação constante dos gases no cárter do motor.
FALHAS
A FALHA MAIS COMUM NO SISTEMA BLOW BY É A OBSTRUÇÃO NO DUTO DE SUCÇÃO, O QUE OCASIONA UM AUMENTO DE PRESSÃO NO CÁRTER DO MOTOR PROVOCANDO AUMENTO FALHAS COMO A EXPULSÃO DA VARETA DE ÓLEO OU VAZAMENTOS POR JUNTAS E/OU RETENTORES, E MAIOR CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE.

A recirculação dos gases do cárter do motor é outra forma de controle dos poluentes evaporativos, visto que assim como o CANISTER controla e elimina os poluentes antes mesmo da combustão da mistura ar combustível, e esses gases são misturados com o ar admitido e praticamente eliminados após a queima na câmara de combustão.

No blow by ocorre a recirculação dos gases do cárter, esses gases são na verdade a mistura de gases que escapam da fase de compressão e combustão, pela abertura do entre pontas dos anéis, que se misturam com o óleo lubrificante. Há uma tubulação de sucção destes gases e outra de pressão (maior), desta forma há a renovação constante dos gases no cárter do motor.

A FALHA MAIS COMUM NO SISTEMA BLOW BY É A OBSTRUÇÃO NO DUTO DE SUCÇÃO, O QUE OCASIONA UM AUMENTO DE PRESSÃO NO CÁRTER DO MOTOR PROVOCANDO AUMENTO FALHAS COMO A EXPULSÃO DA VARETA DE ÓLEO OU VAZAMENTOS POR JUNTAS E/OU RETENTORES, E MAIOR CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE.
Twingo 99 Atual é Bom D+
Twingo 95 Roxo IN MEMORIAN
Twingo 94 Vermelho IN MEMORIAN
Twingo 95 Roxo IN MEMORIAN
Twingo 94 Vermelho IN MEMORIAN
-
- Twingueiro Jr.
- Mensagens: 119
- Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 1999
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: verde
Re: Blow-by
Bacana a explicação, Ju. Já fui a 3 mecânicos e me falaram mais ou menos a mesma coisa.Vários vazamentos do motor podem ocorrer com o entupimento do duto de sucção; parece que fica por baixo da tampa de válvulas. Ainda não fiz o serviço, mas posto os resultados quando pronto. Abraço a todos!