O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Bem aconteceu comigo também agora. É uma resistência que fica no painel interno. É necessário retirar o painel para chegar na resistência e reparar ou trocar a mesma. Só dá uma mão de obra. Tem que retirar os 3 parafusos do painel superior para depois retirar o velocímetro. Depois tem que retirar a direção e desmontar as tampas plásticas ali do lado do motorista( fusíveis ). Depois por segurança retirei as alavancas das setas e do limpador para não quebrar ao retirar o painel. Finalmente solto os 2 parafusos de fixação do painel para retirá-lo e expor os painéis internos do ar condicionado.
Ferramentas: chave philips, e chave allen torque de diversos tamanhos.
Não encontrei o filtro de pólen também.
Cuidado com lava jatos e capo aberto. No meu entrou um pouco de água o que causou a pane no ar condicionado.
Para aqueles que gostam do ar bem gelado podem pedir para regularem os termostatos bem alto. Irá gastar um pouco mais de combustível. Mas irá gelar muito. Consumo 9km com ar na cidade e muitas paradas. Estrada varia etre 14h 17km com ar.
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Não encontrei o filtro de pólen também.
Cuidado com lava jatos e capo aberto. No meu entrou um pouco de água o que causou a pane no ar condicionado.
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- Twingueiro Novato
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...

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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Pois, é mas é que no meu caso incomoda pq por qualquer coisa tenho que usar a velocidade 4 que é berulhenta, mas estou usando ela assim emsmo, não consegui reparar.
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Pessoal, qdo. comprei o meu TWINGO, veio com o mesmo problema, só funcia o 4, as outras 3 nada.
Pesquisei nos sites franceses e obtive o esquema eletrico das duas configurações, a de 3 e 4 velocidades. O que me parece que o termo fusivel é o vilão da maioria dos casos, porque se ele estiver aberto só funcia os 12 V diretos. Somente o acesso para substituir o componente danificado é que eu não sei como fazer. Abaixo estão os links :
Esquemas eletrônicos
http://img695.imageshack.us/g/schema1.jpg/
Fotos dos componentes
http://img10.imageshack.us/g/1920avril202006202.jpg/
Pesquisei nos sites franceses e obtive o esquema eletrico das duas configurações, a de 3 e 4 velocidades. O que me parece que o termo fusivel é o vilão da maioria dos casos, porque se ele estiver aberto só funcia os 12 V diretos. Somente o acesso para substituir o componente danificado é que eu não sei como fazer. Abaixo estão os links :
Esquemas eletrônicos
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Consegui umas fotos de onde fica os resistores do ar.
É não vai ser moleza chegar até aí !
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Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Nossa, acho que o meu vai ficar só com a velocdade 4 mesmo, pq, para desmontar o painel inteiro é um empenho danado
, eu tenho até fevereiro para começar as aulas, se até lá tiver uma folguinha e muita vontade, eu posso até pensar em desmontar o painel do carro.
Aqui no forúm tem um tutorial ensinando como tirar o painel, se não tem eu li em outro lugar que não lembro onde.

Aqui no forúm tem um tutorial ensinando como tirar o painel, se não tem eu li em outro lugar que não lembro onde.
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Neste tópico: http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... ?f=37&t=81SsioX escreveu:Aqui no forúm tem um tutorial ensinando como tirar o painel, se não tem eu li em outro lugar que não lembro onde.
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Uma solução para não precisar abrir o painel do carro para ter acesso aos resistores, caso esteja funcionando na 4 posição do controle de velocidade, é colocar um PWM (pulse width modulation = modulação por largura de pulso) ou seja, colocar um equipamento eletronico entre a chave de controle e a fiação que vai para o ventilador. Como o fusivel é de 20A poderiamos colocar um controlador de no mínimo 20Amperes de corrente. Sai em torno de US$ 30,00 nos USA.
Exemplo o do link abaixo:
http://www.virtualvillage.com/36v-30a-d ... 0-003.html
Ou tentarmos montar um, com um bom esquema eletronico.
Exemplo o do link abaixo:
http://www.virtualvillage.com/36v-30a-d ... 0-003.html
Ou tentarmos montar um, com um bom esquema eletronico.
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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Da para montar um CI com resistores, se descobrir as caracteristicas do motor do ar eu até poderia tentar montar um Circuito Impresso mesmo, ou com um monte de cabo
.

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Re: O ar nao funciona na velocidade 1,2,3...
Acredito que para fazer a coisa bem feita, teremos que dar uma margem de segurança para que não haja queima prematura do circuito e como já havia salientado anteriormente, como o fusível do motor é de 20A, isto quer dizer que, o motor não deve chegar neste valor de corrente pois, se isto ocorresse nos teríamos que substituir o fusível cada vez que ligássemos o ventilador no máximo.
Então, teríamos que usar um transistor de potência que suportasse no mínimo 30 amperes sem esquentar muito. Colocando em um dissipador de calor eficiente.
Há no mercado transitores Mosfet (metal–oxide–semiconductor-field-effect-transistor ) que sua grande qualidade é controlar grandes potencias com pouca coversão de energia em calor.
Segue um esquema básico do PWM, ficando pendente a escolha para o transitor de potência de saida, que neste circuito é o IRFZ46N. Outro detalhe que fica para discutir é a substituição do potenciomentro que controla a velocidade por valores fixos de resitores, fazendo o uso da chave original do carro. Fica a sujestão do circuito abaixo para os que quizerem se aventurar. Quando eu tiver um tempo disponível vou olhar com carinho esta solução.
Então, teríamos que usar um transistor de potência que suportasse no mínimo 30 amperes sem esquentar muito. Colocando em um dissipador de calor eficiente.
Há no mercado transitores Mosfet (metal–oxide–semiconductor-field-effect-transistor ) que sua grande qualidade é controlar grandes potencias com pouca coversão de energia em calor.
Segue um esquema básico do PWM, ficando pendente a escolha para o transitor de potência de saida, que neste circuito é o IRFZ46N. Outro detalhe que fica para discutir é a substituição do potenciomentro que controla a velocidade por valores fixos de resitores, fazendo o uso da chave original do carro. Fica a sujestão do circuito abaixo para os que quizerem se aventurar. Quando eu tiver um tempo disponível vou olhar com carinho esta solução.
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