Acho que, dentre os carros que sempre namorei ter E pude ter, o Twingo é o que faltava.
Sempre achei o carro simpático e buscava um carro que tivesse os seguintes atributos:
- Discreto e que me permitisse andar certas horas e lugares sem tanto estresse;
- Barato pra comprar;
- Econômico;
- Com boa robustez;
- Pequeno por fora e enorme por dentro - praticamente imbatível nesse quesito;
- Prático - entrega o que promete com louvor;
- Com um bom pacote de conforto e mimos (nisso ele tb é imbatível) e, finalmente...
- Com certa exclusividade - já tive gol, uno, etc... muita gente acha "feio" mas pra mim nada é tão exótico e simpático quanto o Twingo.
Esse carrinho tão pequeno pra andar na cidade com ar e direção assistida é tudo de bom. Além de ser uma simpatia e atrair curiosos e elogios. E vou falar que, apesar de 1.0 16v ele não é bobo não... imagino que o (pouco) peso ajude bem, tanto da esperteza quanto no baixo consumo (que já conferi).
Meu carro é um Twingo Pack 1.0 16v Prata Tornado 2001/2002 com 2 opcionais que normalmente vinham nos top-de-linha Initiale (imagino): direção elétrica e rodas esportivas originais renault. De resto, todos os confortos e acessórios de série: Ar, travas, vidros e retrovisores elétricos, controle do rádio no volante, air bags duplos, cinto com regulagem de altura, regulagem elétrica dos farois, etc, etc... coisas impensáveis em outros mais populares de R$ 9.000,00 (preço que acabei fechando).
O carro estava bem rodadinho (130 mil km, de longe o usado mais rodado que já comprei = 10 mil km/ano), ainda que compatível com o ano mas foi igualmente bem usado e bem cuidado, pois o histórico de manutenções está todo lá no carro.
Ou seja: rodou muito (na verdade, de forma compatível com os 13 anos de uso) mas com manutenção 100% em dia.
A prova disso é que a mecânica tem um fôlego excelente (me surpreendeu!!!!) e roda com bom conforto. Andar no carro me surpreendeu muito positivamente e me fez fechar negócio.
1) O que vivi com o carro até o momento:
Além da revisão básica que já fiz, verificando freio, suspensão, etc, o primeiro problema que tive com o carro é conhecido dos Srs: Os transpoders das 2 chaves com telecomando ligavam o carro quando queriam. Uma delas, então, não funcionava quase nunca. Isso além de estarem oxidadas e desmontando (literalmente)...

Solução: Mandei fazer uma chave "cega" (ou seja, SEM telecomando mas com chip - custo de R$100,00) pra safar o code e fim dos problemas ao ligar. Me foi dito que a chave sem telecomando ("cega") o transpoder não dá problemas com perda de code como na original. Espero que assim seja... Futuramente, essa chave ficará como reserva, mesmo pq quero voltar a ter o conforto do telecomando.
Como a chave com telecomando do Twingo não está fácil de achar nos chaveiros que pesquisei, vou usando o carro até que um dos chaveiros que contactei consiga a mesma. Se algum dos Srs souber onde acho a chave, agradeço de antemão!...

Outro problema que tive é que meu carro cheirava a combustível e vazava bastante ao completar o tanque.
Solução: Problema no o-ring da bomba/boia do tanque vazando. Trocado, voltei a poder encher o tanque.
2) O que precisa ser feito:
- Trocar as correias (aparentemente só foi trocada 1 vez nos 60k km);
- A embreagem (segundo meu mecânico, "ainda original") está pesada e devo vê-la junto com as correias;
- Tenho que recuperar a pintura do carro (deve ter uns 3 tons de prata no carro, além de mossas e alguns pontinhos de ferrugem que tem que corrigir o qto antes);
- Quando for pra funilaria e pintura, vou aproveitar e instalar faróis de milha no para-choque (já comprados na RenaultTech) pois acho que fica bem legalzinho;
- Trocar os auto-falantes que estão fazendo um chiado só e não têm médios muito menos grave.
3) O que eu (talvez) faça aos poucos:
- Rodinhas maiores e mais largas um pouquinho, ainda que o meu tenha vindo com as esportivas originais. Queria fazer, só penso se vai aumentar o consumo ou sacrificar a esperteza ou o conforto do carro...
- Por fim, quem sabe, um dia, vou mandar por couro cinza...
Bom, é isso aí.
Gostaria de fazer um agradecimento especial ao usuário Christian, sem a ajuda não conseguiria efetivar meu cadastro no fórum!!!
E grande abraço a todos!
Julio.