Pessoal,
Alguém aqui tem problemas constantes com a catraca de embreagem?
Uns meses depois de comprar meu Twingo, tive de trocar a catraca pq ela simplesmente quebrou. Logo que comprei, já percebia que tava com problema, pois hora o pedal subia mais, hora descia.
Troquei, comprei na renotech - acho que a original, não me lembro direito - e ficou bom por poucos meses, até que começou a palhaçada do pedal ficar mais alto ou mais baixo de novo.
E depois de dois anos de uso - já percebi que ela vai quebrar de novo. Ontem mesmo pisei na embreagem, e meu pé foi lá embaixo e ela nem tchum. Não quebrou, mas vai quebrar em 5, 4, 3...
Meu pai tinha um Verona que tinha o mesmo problema: cansou de trocar a catraca e o problema continuava.
E minha embreagem tá mole (não é nova, mas o pedal tá bem mole ainda) e NUNCA deixo o pé em cima do pedal enquanto ando.
Queria saber se alguém aqui tem/teve o mesmo problema...
Valeu!
Catraca da embreagem
- mad_b
- Twingueiro Professor
- Estado: Another Country
- Ano do Twingo: Não Tenho
- Cor: Preto
Re: Catraca da embreagem
Curioso, pois já tive problemas com o cabo, por não ter ajustado a catraca quando troquei o cabo que se partiu por ficar forçado devido ao desarme da catraca (inevitavel) durante a troca do cabo.
Entretanto, a catraca é a original do carro (98), e está funcionando corretamente e sem marcas ou problemas. O mecanismo é robusto o suficiente para sobreviver a muitas trocas de cabo e de embreagem.
Talvez o cabo esteja passando pelo lugar errado, e/ou a catraca esteja montada de modo errado ou com folga (o mecanismo é todo montado e encaixado, seguro pelo parafuso-eixo e algumas buchas - será que falta alguma peça?) pois qualquer folga ou montagem com problema é igual abrir um relógio de mola, o treco "explode" e tem que remontar tudo.
Por isso que coloquei o tutorial sobre como trocar o cabo e ajustar a catraca. O ideal é tirar o pedal da embreagem inteiro (é só um parafuso) e montar corretamente o mecanismo, checar folgas ou cabo ruim/fora do lugar. Assumindo que se está fazendo isto sozinho, eu prendi a catraca armada no lugar com uma fita de pressão e cortei ela depois de encaixar o cabo em todos os pontos.
Entretanto, a catraca é a original do carro (98), e está funcionando corretamente e sem marcas ou problemas. O mecanismo é robusto o suficiente para sobreviver a muitas trocas de cabo e de embreagem.
Talvez o cabo esteja passando pelo lugar errado, e/ou a catraca esteja montada de modo errado ou com folga (o mecanismo é todo montado e encaixado, seguro pelo parafuso-eixo e algumas buchas - será que falta alguma peça?) pois qualquer folga ou montagem com problema é igual abrir um relógio de mola, o treco "explode" e tem que remontar tudo.
Por isso que coloquei o tutorial sobre como trocar o cabo e ajustar a catraca. O ideal é tirar o pedal da embreagem inteiro (é só um parafuso) e montar corretamente o mecanismo, checar folgas ou cabo ruim/fora do lugar. Assumindo que se está fazendo isto sozinho, eu prendi a catraca armada no lugar com uma fita de pressão e cortei ela depois de encaixar o cabo em todos os pontos.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
-
- Twingueiro Aprendiz
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Azul
É estranho mesmo.
E o sistema foi montado na Renotech, aqui em São Paulo. Ou seja, deveria ficar funcionando ANOS a fio, não?
Me incomoda bastante esse problema. Não cheguei a reparar no seu tutorial, dá pra fazer em casa?
E o sistema foi montado na Renotech, aqui em São Paulo. Ou seja, deveria ficar funcionando ANOS a fio, não?
Me incomoda bastante esse problema. Não cheguei a reparar no seu tutorial, dá pra fazer em casa?
-
- Twingueiro Aprendiz
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Azul
Vi o tutorial, acho que dou conta de fazer.
Ainda pra ajudar, meu carro está sem o carpete e dá pra tirar facinho o banco...
Ainda pra ajudar, meu carro está sem o carpete e dá pra tirar facinho o banco...
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
Realmente é estranho porque tanto a catraca como o cabo de embreagem do meu Twingo ainda são originais de fabrica e a embreagem troquei apenas uma vez com mais ou menos 100 mil kms.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Jr.
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 1998
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Bordô
Já troquei a embreagem duas vezes e a catraca acho que umas três vezes, depende muito do fornecedor e da qualidade do material. A última que coloquei aguentou a embreagem dura em final de vida útil sem reclamar e funciona até hoje. Se não me engano, existe um refil para a catraca, sem ter que trocar a peça toda, só a engrenagem plástica que geralmente é o que estraga. Vale a pena dar uma procurada.