Transponder / Imobilizador

Tudo sobre o sistema elétrico, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Instalação de neon, leds, etc.
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Transponder / Imobilizador

Mensagem por mbiane »

Olá, pessoal.

Na última quinta-feira com a chuva torrencial que caiu aqui em São Paulo, meu Twingo ficou submerso até metade das portas.
Reboquei até em casa, e estou com problemas na elétrica.
Amanhã mandarei ele num auto elétrico, mas queria opiniões de vocês.
O transponder dele não está mais funcionando, não sei se é curto ou se o módulo foi pro saco. Fato é que o botão de travamento das portas não funciona, nem a luz de cortesia acende quando se abrem as portas.
O led do transponder, no painel, também não acende e nem pisca. Já segurei o botão de travamento das portas, o botão da chave de limpador de parabrisa, e nada.
Chequei os fusíveis, também tudo ok.
Já desmontei quase o carro todo, pra tirar tapete, bancos e os cacete pra secar. Aproveitei e vi todos os conectores elétricos, limpei com limpa contato, enfim, pastei no fim de semana pra dar uma geral nele. E ainda assim, tem coisa pra caramba pra limpar.
O pisca do lado esquerdo está com algum curto, pois as setas ficam acesas. Tentei achar curto em algum conector, e nada.
Será que isso pode influenciar o transponder?
Enfim, se alguém tiver alguma idéia por favor me avise, para eu ficar esperto com o auto-elétrico.

Valeu!
Oigres
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V

Re: Transponder / Imobilizador

Mensagem por Oigres »

Um colega meu teve o mesmo problema, mas só que ele foi recomendado a não fazer funcionar por 2 semana e colocar o carro em um lugar bem seco, retirar a bateria/deligá-la e tudo que pudesse ajudar na secagem, como bancos, tapetes e etc.
Como estava muito quente (verão) o carro no quarto dia já estava aparentemente seco. Mas o mecânico salientou que deveria esperar ou correr o risco de danificá-lo.
Pelo sim ou pelo não e resolveu esperar e quando ligou pela primeira vez tudo estava OK !

Eu aconselho o mesmo, caso não tenha danificado alguma área.
DO IT YOURSELF
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Mensagem por mbiane »

É, eu deixei a bateria desligada.
Mas tentei por várias vezes ligar as coisas.
Os relês, desmontei tudo e sequei com limpa contato.
O módulo do transponder também tirei, mas até hoje nada.
Enfim, vou ver amanhã o que o auto-elétrico me diz...
De qualquer forma, valeu!
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz

Mensagem por mbiane »

Descobri que o módulo do transponder parou de funcionar.
Coloquei de outro twingo no lugar, e pelo menos a trava/luz/led do imobilizador funcionaram.
Com jeitinho "brasileiro", dei um jeito de tentar a partida com a chave do outro twingo, e o led do imobilizador até apagou. Porém, ainda assim o carro não deu partida.
O módulo de injeção precisa ser reprogramado quando o módulo é substituído, alguém sabe? Ou será que posso estar com problema em outra parte?

Obrigado!
Responder