Rolamento chiando no cofre do motor
-
- Twingueiro Jr.
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 1998
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Bordô
Rolamento chiando no cofre do motor
Bom Dia Pessoal,
Estou com um problema de difícil solução. Existe um chiado de rolamento no cofre do motor, já troquei o esticador da correia, o motor de arranque é novo e não sei mais o que fazer. Pior que o chiado é intermitente, as vezes forte ao ligar pela manhã, outras aparece durante o uso e depois some. Outras possíveis fontes de barulho seriam o alternador e o compressor do ar condicionado, mas passei em uma oficina elétrica e não conseguiram descobrir. Alguém já teve este tipo de problema? É um saco parar em uma sinaleira e aquele ´nhec nhec´ ficar chamando a atenção de todos.
Abçs, Alexandre
Estou com um problema de difícil solução. Existe um chiado de rolamento no cofre do motor, já troquei o esticador da correia, o motor de arranque é novo e não sei mais o que fazer. Pior que o chiado é intermitente, as vezes forte ao ligar pela manhã, outras aparece durante o uso e depois some. Outras possíveis fontes de barulho seriam o alternador e o compressor do ar condicionado, mas passei em uma oficina elétrica e não conseguiram descobrir. Alguém já teve este tipo de problema? É um saco parar em uma sinaleira e aquele ´nhec nhec´ ficar chamando a atenção de todos.
Abçs, Alexandre
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Cor: Preto Nacre
Re: Rolamento chiando no cofre do motor
Alexandre - Pode ser o rolamento da embreagem ou até rolamento do cambio.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Jr.
Ou da bomba da água.
O ideal seria deixar o carro no mecanico de um dia para outro para conferir o ruido, já que só ocorre de manhã
O ideal seria deixar o carro no mecanico de um dia para outro para conferir o ruido, já que só ocorre de manhã

Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com
Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com
Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
-
- Twingueiro Jr.
Amigos, obrigado pelas respostas recebidas. O kit de embreagem foi trocado ha poucas semanas, e se não me engano, a bomba d´agua ha pouco tempo também. Meu carro esta com 180.000 kms, então várias peças estão sendo trocadas, por fadiga de material ou desgaste natural mesmo. O engraçado é que o barulho, quando aparece, parece vir da área próxima ao tensor da correia, contrário ao lado do câmbio. Por precaução, troquei a correia e o tensor, mas o barulho continuou. Vou tentar descobrir, e continuo aguardando as digas.
Abçs,
Alexandre
Abçs,
Alexandre
- mad_b
- Twingueiro Professor
- Estado: Another Country
- Ano do Twingo: Não Tenho
- Cor: Preto
Faltou checar alternador e correia, quando se dá a partida correia do alternador chia quando nao corretamente apertada. E rolamento do alternador. E embreagem do ar condicionado (aconteceu problema similar comigo e era a embreagem do A/C)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
-
- Twingueiro Jr.
Mad b, o que é a embreagem do ar condicionado? O que você mexeu no seu? Desculpa a ignorância, mas não tinha ouvido falar dela ainda.
Abçs, Alexandre
Abçs, Alexandre
- mad_b
- Twingueiro Professor
O compressor do ar condicionado, quando nao está em funcionamento, tem sua polia girando livre.
Quando se aciona o ar, um dispositivo eletromagnético acopla a polia à embreagem (+ eixo + rolamento) do compressor, para que passe a girar e circular o fluido pelo sistema.
Como ali tem um rolamento, que nao dura pra sempre, no meu caso começou a fazer ruído crescente, até que tive que levar numa especializada em ar condicionado e recondicionar (opção melhor custo x beneficio na ocasiao) o compressor e, no caso, trocar o rolamento.
Abs
Lissandro
Quando se aciona o ar, um dispositivo eletromagnético acopla a polia à embreagem (+ eixo + rolamento) do compressor, para que passe a girar e circular o fluido pelo sistema.
Como ali tem um rolamento, que nao dura pra sempre, no meu caso começou a fazer ruído crescente, até que tive que levar numa especializada em ar condicionado e recondicionar (opção melhor custo x beneficio na ocasiao) o compressor e, no caso, trocar o rolamento.
Abs
Lissandro
- carneirolivre
- Twingueiro Aprendiz
- Estado: Minas Gerais
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Prata
Estou com esse mesmo problema.
O tecnico disse que é problema no compressor e que, portanto, preciso de um novo. Ele disse que em compressor de ar condicionado de carro nao se mexe, porque é lacrado e nao encontra peça.
Quando ligo o Ar Condicionado e acelero parece que alguma coisa "arma" lá no compressor e começa o barulho horroroso.
Abraços!
O tecnico disse que é problema no compressor e que, portanto, preciso de um novo. Ele disse que em compressor de ar condicionado de carro nao se mexe, porque é lacrado e nao encontra peça.
Quando ligo o Ar Condicionado e acelero parece que alguma coisa "arma" lá no compressor e começa o barulho horroroso.
Abraços!
Twingo Initiale Paris Prata. Cheirinho de novo.
- mad_b
- Twingueiro Professor
Há controvérsias na afirmação do técnico, e se "lacrado" significa montado/colado/fundido em uma única peça, ou se é precisa de uma vedação absurdamente precisa (tipo apenas feita na fabricação), ou se falta know-how ou ferramental para o cara e ele nao pode fazer, ou se ja tentou fazer e nao ficou bom so incomodando. Ou preguiça (poe um novo e pronto nao se incomoda etc).
Peça nova é sempre "melhor" neste sentido, mas se o conserto vai sair 1200 reais com a peça nova e 700 com a recondicionada, pode valer a pena. Compressores de AC e AC em geral são bem conhecidos e nao tem muito mistério. Basta ter acesso às peças certas, que pode ser o problema na especializada (?) que voce foi.
E sabe-se que twingo é quase igual marea nestes casos - os mecanicos fogem igual diabo da cruz.
Peça nova é sempre "melhor" neste sentido, mas se o conserto vai sair 1200 reais com a peça nova e 700 com a recondicionada, pode valer a pena. Compressores de AC e AC em geral são bem conhecidos e nao tem muito mistério. Basta ter acesso às peças certas, que pode ser o problema na especializada (?) que voce foi.
E sabe-se que twingo é quase igual marea nestes casos - os mecanicos fogem igual diabo da cruz.
-
- Twingueiro Aprendiz
- Estado: Minas Gerais
Pode ser os rolamentos de alternador ou A/C - Fazer o teste eh simples, tire as duas correias, e veja se o barulho some se sumir ... leva numa auto ELETRICA, e pede para checar os rolamentos de alternador e AC
O meu eu fiz isso e foi faca na caveira
Att
Paulo
O meu eu fiz isso e foi faca na caveira
Att
Paulo