Pessoal,
No último final de semana, aproveitei uma sobra de tempo e, com uma lata de spray ´limpa contatos´, dei uma geral no meu Twingo. Retirei um por um todos encaixes elétricos do chicote que ficam no compartimento do motor, e limpei detalhadamente com o spray. Tem que tomar um pouco de cuidado, porque alguns encaixes são plásticos e outros com chavetas de metal, e o resultado me surpreendeu! Estava tendo problemas com lenta irregular e motor as vezes acelerado sem motivo. Já tinha checado itens como velas, cabos, filtro de ar e lubrificado várias partes, mas o resultado não era o ideal. Como li aqui que alguns sensores utilizam frações de volts e algum mau contato poderia fazer uma grande diferença, limpei contato por contato e o resultado foi surpreendente: o motor ficou funcionando ´liso´, sem falhas e a lenta estabilizou. Como a maioria dos Twingos já tem mais de 10 anos e provavelmente alguns contatos nunca foram mexidos, acumulando mau contato e sujeira, o esforço fale a pena!
Abçs, Alexandre
Os poderes do spray ´limpa contato´
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
Re: Os poderes do spray ´limpa contato´
Alexandre - Legal pela dica. Eu nunca limpei os contatos do meu.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Aprendiz
- Estado: Minas Gerais
Xiii pra limpar isso deve ser muito trabalhoso
-
- Twingueiro Jr.
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 1998
- Cor: Bordô
Nem tanto Paulo, só é necessário tempo e paciência. Todos os plugs são plásticos, ai precisa de alguma atenção pra não quebrar nenhum encaixe. O resultado final vale a pena.
Abçs, Alexandre
Abçs, Alexandre
-
- Twingueiro Aprendiz
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 1999
- Cor: Azul metálico
Boa tarde Leão, estou disposto a fazer isso no meu. Me diz os contatos que vc mexeu, são aqueles que ficam ao lado da bateria, a frente do reservatório? e qual o produto que usou? Abraços.
-
- Twingueiro Jr.
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 1998
- Cor: Bordô
Olá Gabriel,
Compra uma lata de spray ´Limpa Contato´ em alguma loja de peças e acessórios, não serve aqueles lubrificantes. Dentro do cofre do motor, tem vários conectores: perto do filtro de ar na tbi, na bobina, sensor de rotação, enfim, segue todo cabo que você ver, na ponta tem conector que é ligado a algum sensor. Cuidado ao desconectar, pois alguns tem uma chaveta metálica e outros encaixe plástico mesmo, e depois de anos em um ambiente quente, o plástico tende a ficar duro e quebradiço. Desconecta com cuidado e aplica um bom jato de spray no conector e no sensor ou onde ele encaixa, aguarda secar e conecta de novo. Na caixa de fusíveis achei prudente não mexer, pois estava tudo funcionando bem... Boa sorte, no meu caso fez muita diferença!
Abçs, Alexandre
Compra uma lata de spray ´Limpa Contato´ em alguma loja de peças e acessórios, não serve aqueles lubrificantes. Dentro do cofre do motor, tem vários conectores: perto do filtro de ar na tbi, na bobina, sensor de rotação, enfim, segue todo cabo que você ver, na ponta tem conector que é ligado a algum sensor. Cuidado ao desconectar, pois alguns tem uma chaveta metálica e outros encaixe plástico mesmo, e depois de anos em um ambiente quente, o plástico tende a ficar duro e quebradiço. Desconecta com cuidado e aplica um bom jato de spray no conector e no sensor ou onde ele encaixa, aguarda secar e conecta de novo. Na caixa de fusíveis achei prudente não mexer, pois estava tudo funcionando bem... Boa sorte, no meu caso fez muita diferença!
Abçs, Alexandre