Conforme dicas do Marco Videira e do edgar_rs, levei a viatura no Pascoal aqui em Poa, mago das bombas elétricas, e a vazão estava baixa mesmo, além de ter alguns conectores da tampa da bomba oxidados e quase quebrando. O refil da bomba e filtro foi trocado, mas quando foi montar, alguns conectores do cabo quebraram... Ele refez todo o circuito e soldou tudo no lugar, o carro ficou perfeito! Agradeço as dicas dos amigos daqui.
Abçs.
Boa Tarde Galera,
Meu Twingo 1.0 8v 1998 está apresentando um problema estranho. Em 1a. ou 2a. marcha ele anda normal, mas se dou uma esticada ele embrulha e não desenvolve, a impressão é que falta combustível, e melhora se alivio o pé no acelerador. A lenta funciona perfeitamente, mas se estico marcha para ganhar força, ele dá umas falhadas, mais perceptível nas primeiras marchas. Já troquei velas, cabos de velas, filtro de combustível e mandei limpar o corpo de borboleta, melhorou mas ainda não esta 100%. Aqui em Porto Alegre não estou conseguindo quem tenha o scanner para passar e detectar alguma falha. Abasteço sempre no mesmo posto e só uso gasolina aditivada, além de trocar o óleo a cada 5.000 km. Também coloquei aquele produto da STP para limpeza da injeção, dei umas esticadas nas marchas e melhorou um pouco, mas a falha ainda acontece. Se alguém já teve este problema e conseguiu solucionar, favor me dar umas dicas.
Abçs.
Motor embrulhando quando estica marcha - Resolvido
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Motor embrulhando quando estica marcha - Resolvido
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Re: Motor embrulhando quando estica marcha
poderá ser uma peça na centralina que transmite a informação do acelarador para o motor amigo ...
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Re: Motor embrulhando quando estica marcha
Pode ser bomba de combustível. Costuma acontecer isso, o carro amarra qdo vc exige mais no acelerador.
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Re: Motor embrulhando quando estica marcha
Bomba ou sonda.
Provável sonda.
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Re: Motor embrulhando quando estica marcha
Valeu pessoal, vou dar uma olhada nos itens indicados. A bomba de combustivel checo no Pascoal, mas a sonda lambda onde encontro? Dei uma olhada na minha, é daquelas de dois fios e aparentemente tudo esta ok...
Abçs
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Re: Motor embrulhando quando estica marcha
Aproveitando, li alguns tópicos sobre limpeza da sonda, isto existe e funciona?
- mad_b
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Re: Motor embrulhando quando estica marcha - Resolvido
Dificil funcionar. A sonda estraga pois o material chegou ao seu limite físico, de esfria-esquenta e químico. Uma sonda nova dura 80000 km e sai em torno de 100 reais.
Se quer saber se a sonda esta funcionando, ligue um multimetro em paralelo com os fios de sinal da sonda, na escala de 0 a 2 volts. Quando o carro estiver andando cmo o motor engrenado em uma aceleração pequena ou mantendo o pé, a tensao no multimetro vai ficar o tempo todo oscilando por exemplo entre 0 e 1V ou perto disto. Se esta medição ficar constante, em 0, em 1 ou um valor tipo 0,4V sem se alterar (quando se tira o pé - cut off - a tensao cai a zero até acelerar novamente, quando volta a oscilar), significa que sua amada sonda bateu as botas.
Quando a sonda estraga, o motor passa a funcionar sem controle fino de mistura, e automaticamente passa a enriquecer um pouco a mistura. O carro fica mais esperto, potente e gasta mais combustivel.
A central detecta que a sonda f*deu e passa a ignorar seu sinal. No meu caso foi assim a sonda em um certo momento estava travada (devolvendo ao computador um sinal fixo) após trocar o carro ficou um pouco menos esperto ao acelerador mas passou a gastar menos combustivel. Quando se soca o pé no acelerador e deixa lá, pisando tudo, o computador também passa a ignorar a sonda lambda pra dar o maximo de potencia possivel ao carro, enriquecendo a mistura. Logo que se alivia o pé, volta ao normal. Por isso que acelerar suavemente é mais economico. Senao o computador acha o tempo todo que o motorista está precisando do maximo de potencia do motor e enriquece a mistura deixando a sonda lambda de fora nestes momentos.
Se quer saber se a sonda esta funcionando, ligue um multimetro em paralelo com os fios de sinal da sonda, na escala de 0 a 2 volts. Quando o carro estiver andando cmo o motor engrenado em uma aceleração pequena ou mantendo o pé, a tensao no multimetro vai ficar o tempo todo oscilando por exemplo entre 0 e 1V ou perto disto. Se esta medição ficar constante, em 0, em 1 ou um valor tipo 0,4V sem se alterar (quando se tira o pé - cut off - a tensao cai a zero até acelerar novamente, quando volta a oscilar), significa que sua amada sonda bateu as botas.
Quando a sonda estraga, o motor passa a funcionar sem controle fino de mistura, e automaticamente passa a enriquecer um pouco a mistura. O carro fica mais esperto, potente e gasta mais combustivel.
A central detecta que a sonda f*deu e passa a ignorar seu sinal. No meu caso foi assim a sonda em um certo momento estava travada (devolvendo ao computador um sinal fixo) após trocar o carro ficou um pouco menos esperto ao acelerador mas passou a gastar menos combustivel. Quando se soca o pé no acelerador e deixa lá, pisando tudo, o computador também passa a ignorar a sonda lambda pra dar o maximo de potencia possivel ao carro, enriquecendo a mistura. Logo que se alivia o pé, volta ao normal. Por isso que acelerar suavemente é mais economico. Senao o computador acha o tempo todo que o motorista está precisando do maximo de potencia do motor e enriquece a mistura deixando a sonda lambda de fora nestes momentos.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)