Problemas com ventoinha

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Problemas com ventoinha

Mensagem por lucaverna »

Olá pessoal, conforme eu relatei no meu topico de apresentação tive que fazer um reparo no radiador e depois disso a ventoinha não funcionou mais como deveria. Ela funciona junto do ar-condicionado, mas não vi ela funcionar mais pelo fato do carro estar quente...O mecanico que eu falei no meu topico de apresentação é um mexanico e não tem cabo de diagnostico.

Aqui eu vou começar uma historia da carrochinha.. se voce quer ir direto ao ponto pule para o proximo post.

Fiquei preocupado pacas.... mas nos meus testes em casa eu quase não conseguia fazer o carro esquentar, então eu resolvi colocar ele na prova de fogo, e fui trabalhar com o carro... no caminho parei umas 3 vezes e cheguei o raidador, para minha surpresa ele quse não pegou pressão e esquentou pouco(assim como o motor).

Como o jeito era colocar o carro em um scaner e tirar a prova dos nove, o que eu fiz é aproveitar que esta esfriando por aqui e encomendar um cabo de diagnostico da china e usar o carro com moderação até lá... EM caso de emergencia orientei a patroa a ligar o ar-condiconado para acionar a ventoinha(que ela esta funcionando junto do ar) e ficar de olho na luz de ferrou a junta.

Pois bem, esta semana eu tive que ficar com o twingo dois dias para arrumar meu uno veio. no segundo dia,q uando eu voltava para casa, eu peguei uma tranqueira descomunal, e lá pelas tantas eu já tava sentindo um cheiro estranho então liguei o ar.... em instantes ferrou tudo.. ligou a luz da temperatura e eu encostei o carro assim que deu. fui ver o motor e ele não esta tão quente assim tão quente... embora a agua do radiador estivesse começando a ferver.... deixie o carro esfriar um pouco e me fui embora.... desligando o carro nas sinaleiras e andando bem na maciota... no final das contas cheguei em casa e estava tudo mais ou menos em ordem...

No dia seguinte a patroa precisava usar o carro, então eu sai na mesma hora que ela com meu carro e fomos os dois juntos até o trabalho dela.... no meio do caminho o meu uno já tava ligando a ventoinha direto por causa da tranquera, ai eu fui ver o twingo... e ele tava OK!!! segundo a patroa ele achava que a ventoinha já tinha ligado umas 3 vezes, por que ela sentia uma trepidação no carro e a mudava a marcha lenta... ai eu não entendi nada... quero ver se levo o carro no doutor que tenha alnalisador da injeçõa para ele dizer se tá ou não tudo em ordem.
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por lucaverna »

A ventoinha do twingo é muito silenciosa? Da para sentir dentro do carro quando ela liga? Alguem tem uma idéia de como eu posso saber se ela ta funcionando direito?
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por lucaverna »

A qualquer um que por ventura busque informação aqui neste tópico. ler este tópico:

http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... ?f=26&t=85

Newbie é fogo!
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 98
Registrado em: 19 Nov 2009, 16:04
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por mbiane »

A minha é bem silenciosa.
Eu quase não escuto ela, principalmente no trânsito.
Eu só consigo perceber que ela liga quando eu tô parado num semáforo, e aí eu sinto uma vibração bem suave no carro e baixa um pouquinho a rotação no motor... mas não é nada demais.

O meu também nunca percebi esquentar muito. Já cheguei a sair com o carro, andar uns 3 km, parar pra abastecer e aproveitar e completar água do radiador... e abro o reservatório, e nem vapor d'água vem.
Acho estranho, mas como ele só meu deu dor de cabeça uma única vez que ele tava quase sem água no radiador, nem esquento mais. rs.
EDGAARLIVECOMPT
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 30
Registrado em: 04 Nov 2011, 23:44
Cidade: Porto-Portugal
Estado: Another Country
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: VERDE
Localização: Porto

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por EDGAARLIVECOMPT »

eu tambem andei assustado com o meu carro...julguei mesmo que a ventoinha tivesse avaraiada ou o termostato...
mas primeiro que a ventoinha do meu carro comece a trabalhar, demora imenso.... no outro dia fiz o teste andei uns 40km, quando estacionei, nao desliguei o motor, e estive a olhar para a ventoinha acelarei varias vezes e nao rodava mesmo...até que ao fim de 15 minutos ja ia eu desligar o motor e levar ao mecanico, lá a ventoinha comecou a funcionar... pelos vistos esta tudo bem, mas raramente a sinto a trabalhar.... o carro nao aquece, nao deita fumo e nao cheira a queimado...portanto tudo esta bem. Simplesmente naoaquece muito o meu carrito



saudaçoes lusitanas
Avatar do usuário
lucaverna
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Mar 2012, 14:49
Cidade: Viamao
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por lucaverna »

edgararlivecompt, a minha patroa ta usando o carro direto e ela ACHA que viu a ventoinha funcionar.. mas disse que é bem raro... devido ao "FC"(fator cagaço) eu fiz uma bambiarra sugerida aqui no forum e coloquei uma luz no painel que acende junto da ventoinha... mas como chegou o frio aqui na minha região acho que vai demorar para mim ver essa luz ligando..
<strike>Representando a patroa</strike>
Meu twingo
Twingo 1.2 98

<strike>Minha Scenic no Renault Club</strike>
A Scenic da patroa no Renault Club
Scenic RT 1.6 16v 01
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por mad_b »

É assim mesmo. O treco só liga no aperto mesmo. Em geral o motor nunca aquece a ponto de precisar da ventoinha. Pra acionar com mais frequencia basta pegar algumas dezenas de minutos de engarrafamento. Se voce acionar o ar condicionado e ficar com o carro funcionando parado tambem vai acionar bem frequente.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Christian
Twingueiro Mestre
Twingueiro Mestre
Mensagens: 2112
Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Preto Nacre
Localização: Brasil

Re: Problemas com ventoinha

Mensagem por Christian »

Lucaverna . Se o motor ferve mas o radiador fica frio, o problema está na valvula termostatica . Se o seu Twingo tem ar condicionado, a ventoinha tem 2 velocidades . A mais rapida é quando o ar condicionado é ligado e a outra é mais lenta que liga quando o carro esquenta sem o ar estar ligado. Pode ser que a resistencia esteja quebrada (fotos) Se tiver que trocar, a do Uno serve.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
Responder