Motor ameaça apagar
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
Motor ameaça apagar
Amigos. Ontem pela segunda vez desde que tomei chuva mais intensa com meu Twingo, passando por um pequeno alagamento (no maximo 20 cms) o carro ameaçou apagar. Deu uma apagada e em seguida continuou normal. Não sei se alguem já passou por esta situação . Eu tiro a conclusão que o problema acontece porque com a agua ,a Sonda Lambda esfria rapidamente e a centralina demora para absorver os dados informados pela Sonda Lambda . Se alguem tiver algum comentario.......
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
- gilii
- Twingueiro Aprendiz
- Cor: preto
Re: Motor ameaça apagar
Christian,
Acho dificil ser isso, até porque a sonda está meio que escondida entre o escapamento e o bloco do motor, bem perto do coletor do escape e numa parte alta do motor.
Por baixo está parte da caixa do diferencial e aquele sub chassi (não sei o nome correto) que ajuda no suporte do motor.
Se seu carro tiver a proteção de plástico sob o motor, mais dificil ainda...
Mesmo que tenha molhado alguma coisa naquela área, a resposta da sonda não é assim tão sensível a ponto de alterar o modo de funcionamento do motor e outra - o mapa de injeção é feito de forma a enriquecer o motor um pouco caso a temperatura da sonda esteja baixa, como é o caso numa partida a frio.
Acredito mais é em água na forma de umidade sobre o distribuidor por exemplo, já que ele está postado na frente do motor e pode receber alguns respingos se passar por uma poça d'água mais alta.
Um dos modos mais comuns da água poder ser borrifada para dentro do habitáculo do motor é pela polia na parte de baixo do motor.
De qualquer forma, é sómente minha opinião.
Forte abraço,
Fabio
Acho dificil ser isso, até porque a sonda está meio que escondida entre o escapamento e o bloco do motor, bem perto do coletor do escape e numa parte alta do motor.
Por baixo está parte da caixa do diferencial e aquele sub chassi (não sei o nome correto) que ajuda no suporte do motor.
Se seu carro tiver a proteção de plástico sob o motor, mais dificil ainda...
Mesmo que tenha molhado alguma coisa naquela área, a resposta da sonda não é assim tão sensível a ponto de alterar o modo de funcionamento do motor e outra - o mapa de injeção é feito de forma a enriquecer o motor um pouco caso a temperatura da sonda esteja baixa, como é o caso numa partida a frio.
Acredito mais é em água na forma de umidade sobre o distribuidor por exemplo, já que ele está postado na frente do motor e pode receber alguns respingos se passar por uma poça d'água mais alta.
Um dos modos mais comuns da água poder ser borrifada para dentro do habitáculo do motor é pela polia na parte de baixo do motor.
De qualquer forma, é sómente minha opinião.
Forte abraço,
Fabio
- Christian
- Twingueiro Mestre
Fabio . Meu carro está com o "protetor de carter" se é que se pode chamar assim. É bastante esquisito porque não era uma enchente porque eu não sou louco de enfrentar enchente com o carro. Era apenas aquelas correntes de agua que se formam em avenidas. Quanto a agua no distribuidor, acho dificil , talvez umidade nos cabos de vela. De qualquer maneira, agradeço seu comentario o qual podemos continuar a bater papo a respeito no próximo encontro dia 15/04. Aliás, o pessoal está sentindo sua falta.
Abraço
christian
Abraço
christian
Editado pela última vez por Christian em 29 Mar 2012, 15:06, em um total de 1 vez.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
- gilii
- Twingueiro Aprendiz
- Cor: preto
Chistian,
Tenho a sensação que pode ter problemas sim com umidade nos cabos de velas e até dentro do distribuidor, pois o ar saturado condensa e se formal pequenas gotas de agua por dentro da tampa.
Enfim - fique de olho nas proximas chuvas para ver se acontece de novo...
Dessa vez eu acho que vai dar para ir ao encontro - até lá.
Fabio
Tenho a sensação que pode ter problemas sim com umidade nos cabos de velas e até dentro do distribuidor, pois o ar saturado condensa e se formal pequenas gotas de agua por dentro da tampa.
Enfim - fique de olho nas proximas chuvas para ver se acontece de novo...
Dessa vez eu acho que vai dar para ir ao encontro - até lá.
Fabio
- mad_b
- Twingueiro Professor
- Estado: Another Country
- Ano do Twingo: Não Tenho
- Cor: Preto
Abra o distribuidor e passe um "Water Displacement formula n. 40" (aka WD40).
Vale tambem lavar os cabos de vela (dentro dos cachimbos dos 2 lados) com água e sabão e uma escova de dentes. Secar muito bem e antes de montar de volta passar "1 dedada" de vaselina "sólida" dentro.
O WD40 vai eliminar a umidade e no caso dos cabos apos lavar e secar com secador de cabelo, a vaselina vai manter a umidade fora.
Vale tambem lavar os cabos de vela (dentro dos cachimbos dos 2 lados) com água e sabão e uma escova de dentes. Secar muito bem e antes de montar de volta passar "1 dedada" de vaselina "sólida" dentro.
O WD40 vai eliminar a umidade e no caso dos cabos apos lavar e secar com secador de cabelo, a vaselina vai manter a umidade fora.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
- Christian
- Twingueiro Mestre
Mad_b . Obrigado pela dica . O estranho é que meu motor funciona normalmente , inclusive depois de eu ter passado na água. Foi apenas no instante que entrei na poça d´agua.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Aprendiz
- Estado: Another Country
- Cor: VERDE
Já me aconteceu tambem, nao percebo porque...