Válvula borboleta da entrada de ar

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
pedrolfcastro
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: VINHO

Válvula borboleta da entrada de ar

Mensagem por pedrolfcastro »

Bom dia camaradas!
Certo dia li um post nesse mesmo fórum sobre uma tal de uma válvula borboleta na admissão de ar que conforme a temperatura ambiente, puxaria ar mais frio ou mais quente. De qualquer forma, desmontei tudo no sábado e reparei que a válvula do meu Napoleão está quebrada. Dei um jeito de fazer o motor puxar apenas o ar mais frio e o carro ficou péssimo!! Morrendo toda hora =(
Troquei a posição para puxar ar quente e ficou normal..
Minha pergunta é:
Qual ar fará com que meu carro seja mais econômico? (sem piadinhas pelo fato do ar frio deixar o carro morrendo ein hehehehe acho que o filtro de ar tá meio sujo...)
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fica tudo molhado...
PEDRO

Twingo 1.2 1995 "NAPOLEÃO"
Niva 1.6 4x4 1990 "MALPHITE"
March 1.0 2012 "SHARMANDER"
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Cor: preto

Re: Válvula borboleta da entrada de ar

Mensagem por gilii »

Pedro,

Não tenho certeza, mas pode ser que leste um comentário que eu fiz.

No meu carro, um modelo 1.2 C3G de 95 alterei a posição da borboleta seletora porque antes ele estava engolindo sómente ar quente e nada de ar frio - o consumo era alto, o motor tinha pouca força e eu percebia o som característico de pré ignição em quase todo o tempo, principalmente com o motor relativamente quente.

Agora que a borboleta está fixa deixando só ar frio entrar, não tenho mais os problemas acima relatados, e notei uma melhora no consumo.

Estamos numa época quente, e portanto não posso dizer se esta modificação funcionará bem no inverno - acredito que não sentirei muita diferença, pois parto do principio que este modelo de veículo foi feito para o clima Europeu, bem mais frio que o nosso,,, veremos.

Fabio
pedrolfcastro
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Cor: VINHO

Mensagem por pedrolfcastro »

Pois é, quase certeza que foi o seu post que eu li hehehe
Me diz uma coisa, como deixou a válvula parada na posição "frio"? Porque o dispositivo tem uma mola´..tudo que eu consegui foi trocar a mangueira de lugar pra tentar pegar o ar frio. Aliás, o ar frio é o de baixo né?
Valeu!
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fica tudo molhado...
PEDRO

Twingo 1.2 1995 "NAPOLEÃO"
Niva 1.6 4x4 1990 "MALPHITE"
March 1.0 2012 "SHARMANDER"
gilii
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Cor: preto

Mensagem por gilii »

O sistema tem uma peça que se parece com uma ampola ou uma seringa curta e cor de cobre que fica entre a mola e um suporte de plástico em forma de arco.

Dentro desta ampola há um material que se dilata a uma certa temperatura, e segundo o manual esta deveria ser entre 26 e 36 ºC centigrados aproximadamente.

Quando o ar esquenta, a ampola se dilata e faz a borboleta se mover fechando a entrada de ar quente e abrindo a fria - o ar esfria e o processo se inverte - é assim que o sistema mantém a temperatura do ar relativamente constante.

Na concessionária me pediram cerca de R$ 370,00 o conjunto caixa do filtro de ar completo - esta peça não é vendida separadamente.

Eu calcei a ampola com uma chapa de plástico de uns 3mm de espessura em forma quadrada de uns 2 cm de lado.
O calço empurra a ampola para frente, fazendo a borboleta abrir todo o ar frio e fechando todo o ar quente - experimentei deixar um pouco de ar quente entrar mas não gostei do resultado - o motor não era tão economico e em certas ocasiões fazia som de pré ignição.

Ok - melhorou quando abrí todo ar frio, mas ainda tenho problemas de pré ignição, e ainda não consegui cercar a encrenca porque não terminei de fazer a interface para ler a centralina e nem examinei o sistema de alimentação de combustivel por completo - falta rever a parte do canister para me certificar de onde vem o problema, que não é toda hora que acontece.

Também não sei como será o comportamento do motor no inverno - sei que o habitáculo do motor fica muito quente porque não há muitas saídas de ar já que meu carro tem aquela chapa plástica de proteção de carter original, e ela fecha todo o compartimento motor, então estou contando com isso.

Lí que poderia ser o sensor de detona~çao, mas ainda não me certifiquei se este motor (c3g) usa este sensor.

No meu carro a mangueira que está bem em baixo é sanfonada em aluminio e é a de ar quente, pois ela está espetada do outro lado numa coifa em volta do coletor de escapamento.
A de ar frio é de tecido e está apontada para frente, um pouco inclinada para baixo e em direção entre a bateria e o radiador.

Ela desce entre a bateria e o farol para pegar ar frio que passa pelas frestas do farol e lataria da frente do carro.

Fabio
Responder