mad_b´s
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mad_b´s
Quando comprei no outono de 2009
E atualmente (ignorando umas pequenas "cicatrizes"... hehehe)
Desde então sempre acho alguma coisinha pra fazer, consertar ou mexer. Embora o twingo seja resistente, alguma coisa vai desgastando ou sofrendo algum impacto.
Mas gosto bastante dele, de sua relação custo x benefício, espaço desempenho e economia.
E atualmente (ignorando umas pequenas "cicatrizes"... hehehe)
Desde então sempre acho alguma coisinha pra fazer, consertar ou mexer. Embora o twingo seja resistente, alguma coisa vai desgastando ou sofrendo algum impacto.
Mas gosto bastante dele, de sua relação custo x benefício, espaço desempenho e economia.
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Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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modificações/ajustes - rodas
Não gosto de aplicar apendices que nao tenhanm função de melhoria.
Eu colocaria um aerofólio se isto melhorasse a velocidade final (redução de arrasto). Rodas, se fosse pra melhorar estabilidade/desempenho (sem reduzir a força tipo por roda 185/60-14; teria que ser 185/55) - e teria que ser uma roda LEVE, não apenas *liga leve*. Por aí.
As rodas originais do twingo tem largura 4,5 polegadas. Com um pneu 165 o pneu já começa a ficar "barrigudinho". Já tinha uma das rodas do meu carro de gol, tala 5 pol. A roda 13 do gol é interessante. Ela tem 0,5 pol. a mais de largura, o que melhora a manobrabilidade do carro, pois o pneu fica menos barrigudo (laterais). E é uma opção interessante pois se encontra usadas em otimo estado, preço bom, precisando apenas aumentar 1mm e pouco o "cubo"/"copo" da roda.
Gostei bastante do resultado. Inclusive, as rodas originais do meu carro estavam já num estado onde praticamente nao tinham mais conserto devido ao maravilhoso piso das nossas ruas e estradas.
Eu ainda tenho vontade de arranjar um jogo de pneus 185/60-13, mnas talvez a roda tenha que passar para tala 5,5 ou 6 pra ficar legal. Melhoria em termos de estabilidade, sem perda de força.
Tomando por base as bitola de fábrica:
Spec Sidewall Raio Diametro Circunferencia Giros/km Diferença
145/80-13 116mm 281mm 562mm 1766mm 566 0.0% (original)
ou
165/70-13 116mm 281mm 561mm 1763mm 567 -0.2%
Possibilidades interessantes:
185/55-14 102mm 280mm 559mm 1756mm 569 -0.6%
195/45-15 88mm 278mm 556mm 1748mm 572 -1.0%
185/60-13 111mm 276mm 552mm 1735mm 576 -1.8%
165/65-13 107mm 272mm 545mm 1711mm 584 -3.1%
Medidas comuns, mas que fazem o carro perder força:
185/60-14 111mm 289mm 578mm 1815mm 551 2.7%
155/80-13 124mm 289mm 578mm 1816mm 551 2.8%
175/70-13 122mm 288mm 575mm 1807mm 553 2.3%
Eu colocaria um aerofólio se isto melhorasse a velocidade final (redução de arrasto). Rodas, se fosse pra melhorar estabilidade/desempenho (sem reduzir a força tipo por roda 185/60-14; teria que ser 185/55) - e teria que ser uma roda LEVE, não apenas *liga leve*. Por aí.
As rodas originais do twingo tem largura 4,5 polegadas. Com um pneu 165 o pneu já começa a ficar "barrigudinho". Já tinha uma das rodas do meu carro de gol, tala 5 pol. A roda 13 do gol é interessante. Ela tem 0,5 pol. a mais de largura, o que melhora a manobrabilidade do carro, pois o pneu fica menos barrigudo (laterais). E é uma opção interessante pois se encontra usadas em otimo estado, preço bom, precisando apenas aumentar 1mm e pouco o "cubo"/"copo" da roda.
Gostei bastante do resultado. Inclusive, as rodas originais do meu carro estavam já num estado onde praticamente nao tinham mais conserto devido ao maravilhoso piso das nossas ruas e estradas.
Eu ainda tenho vontade de arranjar um jogo de pneus 185/60-13, mnas talvez a roda tenha que passar para tala 5,5 ou 6 pra ficar legal. Melhoria em termos de estabilidade, sem perda de força.
Tomando por base as bitola de fábrica:
Spec Sidewall Raio Diametro Circunferencia Giros/km Diferença
145/80-13 116mm 281mm 562mm 1766mm 566 0.0% (original)
ou
165/70-13 116mm 281mm 561mm 1763mm 567 -0.2%
Possibilidades interessantes:
185/55-14 102mm 280mm 559mm 1756mm 569 -0.6%
195/45-15 88mm 278mm 556mm 1748mm 572 -1.0%
185/60-13 111mm 276mm 552mm 1735mm 576 -1.8%
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Medidas comuns, mas que fazem o carro perder força:
185/60-14 111mm 289mm 578mm 1815mm 551 2.7%
155/80-13 124mm 289mm 578mm 1816mm 551 2.8%
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Painel
Sempre achei aquela cor azul esverdeada oiriginal, além de fraquinha, meio sem graça.
Diferenças de cor ajudam a nossa cabeça a mais imediatamente identificar as informações.
Imaginem os painéis tradicionais de carros tudo de uma cor só. Ficaria meio difícil de ler, certo?
Se cada unidade de informação tiver sua cor distinta, batendo o olho já se identifica a informação.
Além de modificar o filtro de cor original, troquei os 4,8W de lampadas por 4 lampadinhas de LED branco, o que melhorou a reprodução de cores e reduziu a geração de calor e questões de queima de lampadas ali.
Aplicando filtros de cores diferentes, agora está assim
Aproveitei já que precisei consertar o flat cable do LCD (postei em outro tópico).
Diferenças de cor ajudam a nossa cabeça a mais imediatamente identificar as informações.
Imaginem os painéis tradicionais de carros tudo de uma cor só. Ficaria meio difícil de ler, certo?
Se cada unidade de informação tiver sua cor distinta, batendo o olho já se identifica a informação.
Além de modificar o filtro de cor original, troquei os 4,8W de lampadas por 4 lampadinhas de LED branco, o que melhorou a reprodução de cores e reduziu a geração de calor e questões de queima de lampadas ali.
Aplicando filtros de cores diferentes, agora está assim
Aproveitei já que precisei consertar o flat cable do LCD (postei em outro tópico).
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mad_b´s Cold Air Intake
O sistema de filtração de ar do twingo tem algumas obstruções de ar, e como quase todos os carros de fábrica, possui o captador de ar em algum lugar escondido que impede o uso do potencial total ou melhor do sistema, pois aparecem diversos pontos de queda de pressão (obstáculos físicos) do ar.
Após consultar vários sites e mais especificamente o autospeed.com.au, resolvi tentar construir um para o twingo.
O parachoque do modelo do meu ainda tem os captadores de ar fake, que sumiram com o parachoque mais novo em 2 cores. Resolvi aproveitar um deles para obter o efeito desejado sem alterar em muito ou precisar mexer em lataria ou aparecerem apendices extras.
O local escolhido faz um bom acúmulo de ar, o que pelo sentimento ao dirigir levou-me a concluir que foi uma boa escolha. Os contornos procurei fazer o mais suaves possível, ainda não me agrada uma formação abrupta que tem um adaptador de diâmetros que fica logo atrás do coletor do parachoques. Um dia vou ver se resolvo isto. Quanto menos turbulência, melhor será o fluxo de ar. Em baixas velocidades nao afeta muito, mas em altas a coisa começa a ficar exponencial. Seja restrição, seja melhoria
Claro que apenas isto não seria o suficiente. então, construí um novo duto para o ar, de modo que a resistencia ao seu deslocamento até chegar nõ filtro de ar fosse o menor possível. Para isto, usei dutos com curvas suaves e textura interna lisa.
Usei 4 destes no percurso. Brincando com o filmmaker:
http://youtu.be/uKpviEzXm2Y
Após consultar vários sites e mais especificamente o autospeed.com.au, resolvi tentar construir um para o twingo.
O parachoque do modelo do meu ainda tem os captadores de ar fake, que sumiram com o parachoque mais novo em 2 cores. Resolvi aproveitar um deles para obter o efeito desejado sem alterar em muito ou precisar mexer em lataria ou aparecerem apendices extras.
O local escolhido faz um bom acúmulo de ar, o que pelo sentimento ao dirigir levou-me a concluir que foi uma boa escolha. Os contornos procurei fazer o mais suaves possível, ainda não me agrada uma formação abrupta que tem um adaptador de diâmetros que fica logo atrás do coletor do parachoques. Um dia vou ver se resolvo isto. Quanto menos turbulência, melhor será o fluxo de ar. Em baixas velocidades nao afeta muito, mas em altas a coisa começa a ficar exponencial. Seja restrição, seja melhoria

Claro que apenas isto não seria o suficiente. então, construí um novo duto para o ar, de modo que a resistencia ao seu deslocamento até chegar nõ filtro de ar fosse o menor possível. Para isto, usei dutos com curvas suaves e textura interna lisa.
Usei 4 destes no percurso. Brincando com o filmmaker:
http://youtu.be/uKpviEzXm2Y
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Editado pela última vez por mad_b em 06 Jan 2012, 08:10, em um total de 1 vez.
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Re: mad_b´s
Mad_b,
Na última bolinha do combustível, tem um desenho de uma caveira? ou é impressão minha?
Abraço
Na última bolinha do combustível, tem um desenho de uma caveira? ou é impressão minha?

Abraço
Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 
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Re: mad_b´s
Na reserva hehehehe 

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Re: mad_b´s
huhauhauha
Meio humor negro, mas foi boa...

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Re: mad_b´s Cold Air Intake
uma duvida e quando estiver chovendo as ruas alagadas não vai sugar agua pra dentro do motor.
- mad_b
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Re: mad_b´s
Teria que ter 30 cm de água na rua. Como praticamente só eu dirijo o carro, ninguem vai tentar navegar com ele... Claro que tem que ter um pouco de cuidado. Mas uso normal (chuva, ruas com poças d´água, andar atrás de outro carro na chuva) não vai ter problema.se entrar um pouco de água a mais, ela terá que superar aprox. uns 60cm de subida perto da parede corta fogo ainda até chegar ao nível em que possa atingir o filtro de ar.
Em suma, eu creio que nao vai ter problema. Como comentei, meu primeiro CAI esteve a 14cm do solo, logo abaixo e atrás do parachoque. Rodei assim por alguns meses em viagem, sol, chuva, poeira e o único sintoma percebido foi bastante sujeira extra no filtro de ar.
Com o CAI a 30cm do solo e à frente do carro ao invés de ali perto do pneu onde o primeiro estava, deve entrar menos sujeira do que antes ainda (pedriscos, "palha", etc).
Mas se algo de sinistro acontecer serei humilde e contarei pra voces.
Em suma, eu creio que nao vai ter problema. Como comentei, meu primeiro CAI esteve a 14cm do solo, logo abaixo e atrás do parachoque. Rodei assim por alguns meses em viagem, sol, chuva, poeira e o único sintoma percebido foi bastante sujeira extra no filtro de ar.
Com o CAI a 30cm do solo e à frente do carro ao invés de ali perto do pneu onde o primeiro estava, deve entrar menos sujeira do que antes ainda (pedriscos, "palha", etc).
Mas se algo de sinistro acontecer serei humilde e contarei pra voces.

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