Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
Boa noite pessoal,
Estou com meu T02 a 13 dias e infelizmente o cavalo que usava meu carro era muito relaxado, fiz um orçamento e das peças que vocês comentaram, esqueceram uma bastante importante: as bieletas, elas fazem com que haja tremedeira, pois ficam na barra estabilizadora, aqui em Maceió encontrei cada uma a R$ 35,00, em São Paulo tem no Universo das Peças, vai o site http://www.universodaspecas.com.br/cata ... +do+twingo , cada uma custa R$ 18,14. Amanhã estarei trocando varias peças na suspensão, inclusive bieletas, informarei como ficou.
Alberino Silva
msn: alberino.silva@hotmail.com
Estou com meu T02 a 13 dias e infelizmente o cavalo que usava meu carro era muito relaxado, fiz um orçamento e das peças que vocês comentaram, esqueceram uma bastante importante: as bieletas, elas fazem com que haja tremedeira, pois ficam na barra estabilizadora, aqui em Maceió encontrei cada uma a R$ 35,00, em São Paulo tem no Universo das Peças, vai o site http://www.universodaspecas.com.br/cata ... +do+twingo , cada uma custa R$ 18,14. Amanhã estarei trocando varias peças na suspensão, inclusive bieletas, informarei como ficou.
Alberino Silva
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Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
Grande dica Alberino, os twingueiros agradecem



- mad_b
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Diminuindo um pouco o ruído de rolamento e motor
O capô do meu twingo "veio" sem nenhum tipo de forração, lata exposta. Consegui de graça alguns retalhos (e partes inteiras) de forração de carro com isolamento acústico - carpete com camadas de algodão grudado no lado avesso.
Com isto em mãos, pode-se recortar os 4 "gomos" de forração no formato das áreas de lataria entre as estruturas do capô. Após isto, passa-se cola de sapateiro (Cascola, vai umas 2 latinhas pequenas para fazer o capô) na parte do algodão das peças recortadas, uma camada generosa, daí uma camada de adesivo na lataria do capô. Espera secar por uns 5 a 10 minutos, daí coloca-se as peças em contato e aplica-se alguma pressão.
Feito isto, o ruído do motor que se percebe na cabine vai ficar um pouco abafado, melhorando o conforto em andamento.
O twingo tem pouca forração acústica (isolante). O piso do carro, que compreende debaixo do banco traseiro até a cobertura do estepe, em meu caso, é um carpete duro e fino. Outro dia arranjei uma forração de piso inteira de algum carro de maior padrão (foi dispensado no desmanche aqui perto de casa). Catei, dei uma limpada, e após usar o original por cima como guia, recortei o rasgo do encaixe central do banco traseiro, removi uma tira da parte traseira que sobrou, e substituí a forração original por esta (carpete mais macio e 1 polegada de isolamento acustico.
O isolamento acabou reduzindo também a chiadeira da bomba de gasolina, e o ruído de rolamento do carro ficou perceptivelmente menor. O carro ficou mais silencioso ao andar.
Pretendo ainda forrar por dentro o tampão (tampinha né hahaha) do porta-malas, e a própria tampa do porta-malas, que além do plastico é pura lata, e ajuda a ecoar o ruído de rolamento pelo carro.
Pensava também em remover as laterais traseiras plásticas, pelo esquema PDF que tem aqui no site nao tem isolamento algum ali entre o plastico e a lataria, provavelmente uma camada de algodão de isolamento de carro deve faazer "maravilhas". Pois das caixas de roda se origina a maior parte do ruído.
Na verdade eu pretendia ainda forrar a caixa de entrada de ar pelo lado do motor (senao ficaria na chuva), alguma ressonancia deve vir por aí. Mas o principal foi feito, agora resta caçar lataria exposta por aí e dar um jeito. ganhos marginais (mas que somados podem compor algo de significativo).
Se duvidarem do efeito, reparem quando se entra numa casa/quarto que está vazio, e reparem como o som se comporta depois que se colocar cortinas, sofás, quadros... Ou, observem uma sala de cinema e comparem com uma igreja... Efeitos para os fiéis, mas isto já é outra história.
Com isto em mãos, pode-se recortar os 4 "gomos" de forração no formato das áreas de lataria entre as estruturas do capô. Após isto, passa-se cola de sapateiro (Cascola, vai umas 2 latinhas pequenas para fazer o capô) na parte do algodão das peças recortadas, uma camada generosa, daí uma camada de adesivo na lataria do capô. Espera secar por uns 5 a 10 minutos, daí coloca-se as peças em contato e aplica-se alguma pressão.
Feito isto, o ruído do motor que se percebe na cabine vai ficar um pouco abafado, melhorando o conforto em andamento.
O twingo tem pouca forração acústica (isolante). O piso do carro, que compreende debaixo do banco traseiro até a cobertura do estepe, em meu caso, é um carpete duro e fino. Outro dia arranjei uma forração de piso inteira de algum carro de maior padrão (foi dispensado no desmanche aqui perto de casa). Catei, dei uma limpada, e após usar o original por cima como guia, recortei o rasgo do encaixe central do banco traseiro, removi uma tira da parte traseira que sobrou, e substituí a forração original por esta (carpete mais macio e 1 polegada de isolamento acustico.
O isolamento acabou reduzindo também a chiadeira da bomba de gasolina, e o ruído de rolamento do carro ficou perceptivelmente menor. O carro ficou mais silencioso ao andar.
Pretendo ainda forrar por dentro o tampão (tampinha né hahaha) do porta-malas, e a própria tampa do porta-malas, que além do plastico é pura lata, e ajuda a ecoar o ruído de rolamento pelo carro.
Pensava também em remover as laterais traseiras plásticas, pelo esquema PDF que tem aqui no site nao tem isolamento algum ali entre o plastico e a lataria, provavelmente uma camada de algodão de isolamento de carro deve faazer "maravilhas". Pois das caixas de roda se origina a maior parte do ruído.
Na verdade eu pretendia ainda forrar a caixa de entrada de ar pelo lado do motor (senao ficaria na chuva), alguma ressonancia deve vir por aí. Mas o principal foi feito, agora resta caçar lataria exposta por aí e dar um jeito. ganhos marginais (mas que somados podem compor algo de significativo).
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Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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- mad_b
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
Como abri a forração plastica da tampa do porta malas para aplicar o acionamento elétrico, aproveitei e alojei algumas espumas nos vãos da lataria. E na tampa em si, mais um pouco de algodao de isolamento.
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
muito bom mad_b, parabéns, isso ajuda muito!
- Rufis
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
Bom Mad_b,
Mas sentiu alguma melhora nesses locais que foram aplicado espuma?
No meu caso, creio que os ruídos vem do painel, vou desmontar algum dia pra ver no que dá.
Abraço
Mas sentiu alguma melhora nesses locais que foram aplicado espuma?
No meu caso, creio que os ruídos vem do painel, vou desmontar algum dia pra ver no que dá.

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Twingo 2000 Azul fosco! Milhado com Xênon! 
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- mad_b
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
Bom, em geral eu diria que o ruído interno passou de "mille 91" pra "opalão 92" huhuahuha. Sem brincadeira, teve uma melhora estilo carro velho -> carro novo.
- Tem ainda um truquezinho "bobo" que fez sumir o ruído de "porta malas frouxo e batendo" (além de rebitar os suportes do tampao), que foi aplicar fita isolante naquela argola quadrada de metal que segura a fechadura da tampa traseira, e se vc for cutucar ali vai perceber que ela é frouxa. E causa a maior barulheira.
Meu painel tem o motor da ventilação que está meio "escangalhado", e faz um ruído quando o painel vibra. Tem ainda alguma coisa (parece uma arruela ou parafuso ou similar) que passeia sobre/dentro de algum duto ou travessa quando se faz uma curva muito forte. Isto ainda me deixa louco mas nao quero abrir tudo pra tentar achar.
- Tem ainda um truquezinho "bobo" que fez sumir o ruído de "porta malas frouxo e batendo" (além de rebitar os suportes do tampao), que foi aplicar fita isolante naquela argola quadrada de metal que segura a fechadura da tampa traseira, e se vc for cutucar ali vai perceber que ela é frouxa. E causa a maior barulheira.
Meu painel tem o motor da ventilação que está meio "escangalhado", e faz um ruído quando o painel vibra. Tem ainda alguma coisa (parece uma arruela ou parafuso ou similar) que passeia sobre/dentro de algum duto ou travessa quando se faz uma curva muito forte. Isto ainda me deixa louco mas nao quero abrir tudo pra tentar achar.
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
É precisa ter um pouco de coragem pra desmontar todo o painel.
Mas um dia tento a sorte e posto um tutorial aqui se der tudo certo.

Mas um dia tento a sorte e posto um tutorial aqui se der tudo certo.

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- mad_b
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
Na realidade, Voce pode desmontar parcialmente, pois o crítico é desconectar a tralhada toda ali perto do volante. Quando consertei (remendei) o kit de resistencias do ventilador, eu soltei os parafusos de cima, do centro e do lado do carona e consegui afastar o suficiente no lado do carona para fazer os seviços que eu precisava. sem quebrar nem entortar nada. depois remontei e ficou tudo certo.
E algumas coisas que raspam e batem ali no volante são coberturas que estao presas ao todo por uma meia dúzia de parafusos. Dá perfeitamente para soltar e aplicar espuma (adesiva por ex).
E algumas coisas que raspam e batem ali no volante são coberturas que estao presas ao todo por uma meia dúzia de parafusos. Dá perfeitamente para soltar e aplicar espuma (adesiva por ex).
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Re: Ruidos, Grilos, Barulhos - Como resolve-los.
É depois vou tentar fazer isso. colocar uma nova proteção de espuma nos chicotes também, pois, já estão esfarelando. 

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