Talvez em função de eu ter mexido no sistema já, talvez apenas por desgaste, o LCD do meu carro começou a falhar em algumas ocasiões, aparentemente em dias úmidos com mais frequencia.
A imagem passou a ficar faltando pedaços, ou igual quando o carro tem aterramento falho, fica meio "arvore de natal". Desmontando descobri que, no meu caso, o problema estava nos contatos do "ribbon" (flat cable) que liga o LCD à placa de circuito do painel. Talvez por causa da temperatura das 2 lampadas de 1,2W que ficam ali perto, talvez apenas pela idade, ou quem sabe por eu ter mexido um pouco no conjunto, o contato/adesivo na ponta do cabo começou a se esfarelar, causando mau contato com a placa. Este flat cable é fixo no circuito com adesivo, sobre trilhas expostas recobertas de carbono condutivo. Como se pode perceber, os contatos estão muito ruins (aqui aparecem após um pouco de limpeza) Utilizando uma tinta especial condutiva e algum trabalho em cima da parte dos conectores do ribbon, foi possível reconstituir os contatos e fazer com que o display voltasse a funcionar por completo. Aproveitei e dei uma baianada nele usando um filtro de cores:
Assim evitei ter que comprar um painel "novo" ou encomendar um componente no exterior, a um custo que chegaria facilmente a mais de R$ 220,00.