Atuador de marcha lenta
-
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 26
- Registrado em: 22 Nov 2010, 11:49
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1994
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: cinza
- Localização: Sao Paulo SP
Atuador de marcha lenta
Pessoal. fiz uma geral no meu sapo, mas o irritante problema continua. Nao tem mais o que fazer, chegamos a conclusao, eu e os mecanicos, que so pode ser mesmo o atuador de marcha lenta.
O problema e que o carro esta cada vez mais acelerado, e esquentando bem rapido, acionando o ventilador com 20 min dentro da cidade.
Fiz limpeza de tbi completa. Revisao no sensor de borboleta , limpeza de todos os sensores, ate sensor de rotacao ja trocou. So falta o atuador de macha lenta, que procuro a meses e nao acho :/
alguem sabe onde tem para o 95 1.2 ???
O problema e que o carro esta cada vez mais acelerado, e esquentando bem rapido, acionando o ventilador com 20 min dentro da cidade.
Fiz limpeza de tbi completa. Revisao no sensor de borboleta , limpeza de todos os sensores, ate sensor de rotacao ja trocou. So falta o atuador de macha lenta, que procuro a meses e nao acho :/
alguem sabe onde tem para o 95 1.2 ???
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
- Localização: Brasil
Re: Atuador de marcha lenta
Marcelo - Eu troquei o meu há uns 4 anos atras. (motor de passo) Comprei original (magnetti Marelli) em Campinas, mas não lembro o nome da loja, vou tentar descobrir e te passo a informação. Eu guardei o meu antigo só que eu não estou em Indaiatuba. Se voce não encontrar, eu posso pegar o que tenho para voce testar.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
- Localização: Brasil
Re: Atuador de marcha lenta
Marcelo - Eu comprei o meu VDO tel-19 3252 9596 Gimenes Eletronica (Campinas - SP) Acho que eles enviam por sedex Custou +- R$90.00 o VDO (março/09) . Tem uma rederencia D5103 J3336 (É o mesmo do Uno/Tempra 8V/Premio) Tinha um paralelo mais barato.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
- gilii
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 47
- Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
- Cidade: atibaia
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: preto
Re: Atuador de marcha lenta
Apenas para constar...
Estava com o mesmo problema de marcha lenta irregurarmente acelerada, e como não encontrei um desses atuadores no mercado aqui da minha cidade resolví me aventurar tentando uma manutenção no tal atuador.
Comprei um spray limpador chamado "Car80" que é usado para limpeza e descarbonização de corpos de borboleta e outras partes do motor e usei no atuador de lenta.
Com a ajuda do manual, retirei o atuador do corpo de borboleta e primeiro fiz uma limpeza externa bastante boa, e depois tentei limpar o melhor que pude o embolo do atuador, que é protegido por uma capa metálica em forma de cilindro e é carregado por mola.
Basta empurrar o cilindro para dentro do atuador e assim fica exposto o fuso que faz o embolo avancar e recuar - segurando para dentro com uma das mãos o cilindro, espirrei algumas vezes o spray limpador e sequei com pano.
Tive que fazer isso duas vezes para o atuador voltar a funcionar, mas como não tenho comparativos, não tenho certeza se está correto seu funcionamento. Sei que há no manual uma descrição de como se pode fazer o motor de passo atuar em bancada através de uma fonte - confesso que tentei e não obtive resultados, então decidí fazer a limpeza dessa forma descrita.
O corpo de borboleta foi igualmente limpo principalmente na região onde se situa o atuador de lenta, pois notei que havia muita sugidade nessa área.
A lenta voltou a niveis aceitáveis (porque não tenho um contagiros para aferir), e se percebe que há uma correção automática sempre que a carga do motor aumenta - seja quando a ventoinha de arrefecimento liga, seja quando o ar condicionado engrena.
Não sei quanto tempo esse quebra galho vai funcionar, mas vale a experiência - caso o problema retorne em pouco tempo, provavelmente eu compre um atuador novo para resolver de vez a questão
Fabio Gilii
Estava com o mesmo problema de marcha lenta irregurarmente acelerada, e como não encontrei um desses atuadores no mercado aqui da minha cidade resolví me aventurar tentando uma manutenção no tal atuador.
Comprei um spray limpador chamado "Car80" que é usado para limpeza e descarbonização de corpos de borboleta e outras partes do motor e usei no atuador de lenta.
Com a ajuda do manual, retirei o atuador do corpo de borboleta e primeiro fiz uma limpeza externa bastante boa, e depois tentei limpar o melhor que pude o embolo do atuador, que é protegido por uma capa metálica em forma de cilindro e é carregado por mola.
Basta empurrar o cilindro para dentro do atuador e assim fica exposto o fuso que faz o embolo avancar e recuar - segurando para dentro com uma das mãos o cilindro, espirrei algumas vezes o spray limpador e sequei com pano.
Tive que fazer isso duas vezes para o atuador voltar a funcionar, mas como não tenho comparativos, não tenho certeza se está correto seu funcionamento. Sei que há no manual uma descrição de como se pode fazer o motor de passo atuar em bancada através de uma fonte - confesso que tentei e não obtive resultados, então decidí fazer a limpeza dessa forma descrita.
O corpo de borboleta foi igualmente limpo principalmente na região onde se situa o atuador de lenta, pois notei que havia muita sugidade nessa área.
A lenta voltou a niveis aceitáveis (porque não tenho um contagiros para aferir), e se percebe que há uma correção automática sempre que a carga do motor aumenta - seja quando a ventoinha de arrefecimento liga, seja quando o ar condicionado engrena.
Não sei quanto tempo esse quebra galho vai funcionar, mas vale a experiência - caso o problema retorne em pouco tempo, provavelmente eu compre um atuador novo para resolver de vez a questão
Fabio Gilii
- pajares
- Twingueiro Novato
- Mensagens: 14
- Registrado em: 28 Ago 2011, 02:09
- Cidade: igrejinha
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: verde
aceleração
oi meu tw esta amentando aceleração e baixa bem rapido quando estou com o carro parado ai fica aumentando e baixando não no giro auto num giro normal mais fica ocilando a aceleração o que será
- gilii
- Twingueiro Aprendiz
- Mensagens: 47
- Registrado em: 19 Jul 2011, 19:03
- Cidade: atibaia
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: preto
Re: Atuador de marcha lenta
Provavelmente o atuador de marcha lenta com defeito...
-
- Twingueiro Novato
- Mensagens: 16
- Registrado em: 22 Ago 2011, 17:57
- Cidade: Sapucaia do sul
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto
- Localização: Sapucaia do Sul - RS
- Contato:
Re: Atuador de marcha lenta
Oi .... eu tbm preciso trocar o atuador de marcha lenta do meu cascudinho... já procurei na Remot em Porto Alegre enada.... alguém sabe onde posso encontrar?
Abraço
Adiene
Abraço
Adiene
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 15 Dez 2008, 16:35
- Cidade: Sao Paulo
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto Nacre
- Localização: Brasil
Re: Atuador de marcha lenta
Em São Paulo tem a www.renotech.com.br ou www.rrparts.com.br . Eles enviam por Sedex.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Novato
- Mensagens: 9
- Registrado em: 21 Mai 2009, 15:00
- Cidade: rio de janeiro
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 1998
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Azul
- Localização: rio de janeiro
- Contato:
Re: Atuador de marcha lenta
Boa tarde, por favor me ajudem tenho um twingo 98 1.2 ele apresenta o mesmo defeito dos outros citados abaixo, pois meu mecanico me informou que não tem como trocar os sensores do tbi pois os mesmos sao fixados sem parafosos como fosse lacrado na tbi e como comprei o carro agora não sei se ele ta falando a verdade pois ele disse que o antigo dono deve ter trocado a tbi por uma pararela pois a original nao tem como trocar os sensores, mais a tbi que ta la no carro tem os mesmos sensores e especificaçoes que esses que vcs falam, sera que teria como eu trocar todos os sensores da tbi sem precisar comprar uma nova e sera que ficara bom? pois ja achei os sensores mais nao acho a tbi de jeito nenhum.
Ps ja foi passado o scanner da renault e acusou realmente a tbi.
Ps ja foi passado o scanner da renault e acusou realmente a tbi.
- mad_b
- Twingueiro Professor
- Mensagens: 356
- Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
- Cidade: Eindhoven - Holanda
- Estado: Another Country
- Ano do Twingo: Não Tenho
- Cor: Preto
Re: Atuador de marcha lenta
Engraçado... 98 1.2 seria talvez igual ao meu, mpi (1148cc)?. Ambos atuadores sao fixos com 1 par de parafusos "torx" cada. Tem sensor de borboleta e atuador de lenta pra vender no mercadolivre, por tipo 50 pila cada um. Se precisar trocar o atuador de lenta tem modelo igualzinho no ML. na troca aproveitei pra limpar bem com "car80". Mas nao vai ser sujeira o problema, em geral é a peça ruim mesmo.
A menos que tenha algo "estranho" aí a história tá esquisita. eu mesmo já tirei e recoloquei em casa.
Ainda, veja se nao é problema de ignição (velas/cabos) ou o regulador de pressão com diafragma furado (tem peça igual da bosch pra vender comprei na Alvorada - levei a velha junto). Lenta irregular consumo alto.
E, pra completar, veja se nao é problema do canister (a eletrovalvula mais precisamente). A lenta do meu tava me deixando com raiva principalmente quando ia acelerar, + ou - isolei o canister e tampei a tomada de vacuo do coletor sanou este problema.
A menos que tenha algo "estranho" aí a história tá esquisita. eu mesmo já tirei e recoloquei em casa.
Ainda, veja se nao é problema de ignição (velas/cabos) ou o regulador de pressão com diafragma furado (tem peça igual da bosch pra vender comprei na Alvorada - levei a velha junto). Lenta irregular consumo alto.
E, pra completar, veja se nao é problema do canister (a eletrovalvula mais precisamente). A lenta do meu tava me deixando com raiva principalmente quando ia acelerar, + ou - isolei o canister e tampei a tomada de vacuo do coletor sanou este problema.
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)