MOTOR FALHANDO E MORRENDO
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- Twingueiro Novato
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MOTOR FALHANDO E MORRENDO
Olá pessoal!
Essa semana troquei:
- Filtros de gasolina, ar, óleo
- Óleo
- Esticador do ar condicionado
- Correia do ar
- Correia do alternador
- Fiz "limpeza" de uma coisa lá do TBI - acho que é descarbonização, foi lavado com gasolina mesmo.
- Velas (os cabos não)
Depois disso tudo o carro ficou novo! Tá fazendo os mesmos 13,5km/l de antes na cidade.
Porém o carro fica acelerado, durante grande parte do percurso, depois fica em silêncio. Alguma vezes fica oscilando a aceleração sozinho.
Isso é leitura do TBI? Desculpem a ignorância, não entendo patavidas de mecânica. E o consumo dele não poderia melhorar depois dessa troca toda? Tipo 16km/l? É um 01/01 8v. Faço todos os dias o mesmo percurso de 56km sendo que 90% deste percurso faço a 80km/h.
Hoje ele ficou engasgando na troca de marchas e depois morreu, não ligou durante uns 5 minutos.
Estava acontecendo antes, motivo pelo qual fiz a revisão e não mudou muita coisa além do conforto de motor, menos trepidação etc.
O que pode ser? Sonda Lambda? Sensores? Bomba de gasolina? Meu mecânico diz ser a bomba de gasolina! Mas pediu pra esperar porque com a troca toda pode ser que passe, que não precisa correr. Se for a bomba, qual usar e quanto custa?
Troquei o sensor de rotação no meio do ano passado.
Espero ajuda, grande abraço à todos!
Essa semana troquei:
- Filtros de gasolina, ar, óleo
- Óleo
- Esticador do ar condicionado
- Correia do ar
- Correia do alternador
- Fiz "limpeza" de uma coisa lá do TBI - acho que é descarbonização, foi lavado com gasolina mesmo.
- Velas (os cabos não)
Depois disso tudo o carro ficou novo! Tá fazendo os mesmos 13,5km/l de antes na cidade.
Porém o carro fica acelerado, durante grande parte do percurso, depois fica em silêncio. Alguma vezes fica oscilando a aceleração sozinho.
Isso é leitura do TBI? Desculpem a ignorância, não entendo patavidas de mecânica. E o consumo dele não poderia melhorar depois dessa troca toda? Tipo 16km/l? É um 01/01 8v. Faço todos os dias o mesmo percurso de 56km sendo que 90% deste percurso faço a 80km/h.
Hoje ele ficou engasgando na troca de marchas e depois morreu, não ligou durante uns 5 minutos.
Estava acontecendo antes, motivo pelo qual fiz a revisão e não mudou muita coisa além do conforto de motor, menos trepidação etc.
O que pode ser? Sonda Lambda? Sensores? Bomba de gasolina? Meu mecânico diz ser a bomba de gasolina! Mas pediu pra esperar porque com a troca toda pode ser que passe, que não precisa correr. Se for a bomba, qual usar e quanto custa?
Troquei o sensor de rotação no meio do ano passado.
Espero ajuda, grande abraço à todos!
- Christian
- Twingueiro Mestre
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Re: FALHANDO E MORRENDO
Prezado amigo
Não sei se vai ajudar, mas o meu Twingo tinha um defeito em que quando eu ligava o ar condicionado ele ficava acelerado, principalmente quando o motor estava quente. Eu limpei o motor de passo e parou por um tempo, porém, depois de algumas semanas voltou. Eu comprei um motor de passo (Magnetti Marelli) e o defeito não apareceu mais. Agora com o ar condicionado ligado, o motor demora para retornar para marcha lenta. Segundo o mecanico, vamos experiementar trocar o pressostato, que é uma peça que regula a pressão do gás do ar condicionado e envia informação para a central e esta regula a marcha lenta.
Não sei se vai ajudar, mas o meu Twingo tinha um defeito em que quando eu ligava o ar condicionado ele ficava acelerado, principalmente quando o motor estava quente. Eu limpei o motor de passo e parou por um tempo, porém, depois de algumas semanas voltou. Eu comprei um motor de passo (Magnetti Marelli) e o defeito não apareceu mais. Agora com o ar condicionado ligado, o motor demora para retornar para marcha lenta. Segundo o mecanico, vamos experiementar trocar o pressostato, que é uma peça que regula a pressão do gás do ar condicionado e envia informação para a central e esta regula a marcha lenta.
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Re: FALHANDO E MORRENDO
Pode ser que eu esteja batendo na mesma tecla, mas estes sintomas ocorreram com o meu, e só desapareceram depois que o mecânico limpou os contatos dos dois relés do motor...
Eu tinha ficado encafifado com aquilo (Como é que a sujeira de contatos dos dois relés do motor podem causar tanto problema?), até que o Edgar RS postou o esquema elétrico dos Twingos pré-98...
Com o esquema, pode-se ver que os relés em questão são justamente o relé principal e o relé da bomba de combustível...
O da bomba controla a ignição, a bobina de ignição, a própria bomba de combustível e o bico injetor (Monoponto), ou seja... Engargala os pontos-chave para o funcionamento do motor... Então: olho nele!!!
O relé principal controla o canister e a centralina. Olho nele, também (
).
Eu tinha ficado encafifado com aquilo (Como é que a sujeira de contatos dos dois relés do motor podem causar tanto problema?), até que o Edgar RS postou o esquema elétrico dos Twingos pré-98...
Com o esquema, pode-se ver que os relés em questão são justamente o relé principal e o relé da bomba de combustível...
O da bomba controla a ignição, a bobina de ignição, a própria bomba de combustível e o bico injetor (Monoponto), ou seja... Engargala os pontos-chave para o funcionamento do motor... Então: olho nele!!!
O relé principal controla o canister e a centralina. Olho nele, também (

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- Twingueiro Jr.
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Re: FALHANDO E MORRENDO
Não sei como é nos Twingos... mas quando limpa-se o corpo de borboleta (no caso dos VW, GM e Fiat, por exemplo), é necessário fazer um reset de injeção e informar a central para fazer o procedimento de ajuste básico do corpo.
Deve ter a mesma coisa pros Tw.
Comece pela dica do Techno, limpando os contatos dos relés. Depois, verifique o motor de passo (marcha lenta), que deve ter sido mau limpado (quanquer coisa, troque-o).
Deve ter a mesma coisa pros Tw.
Comece pela dica do Techno, limpando os contatos dos relés. Depois, verifique o motor de passo (marcha lenta), que deve ter sido mau limpado (quanquer coisa, troque-o).
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.
edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com
Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
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- Twingueiro Novato
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Re: FALHANDO E MORRENDO
O meu só dá esses engasgos e falha de manhã, quando ando nele pela primeira vez.
Ao longo do dia ele só tá ficando acelerado.
Ele tá com 122.000Km.
Não sei se posso desconfiar da Sonda Lambda ou se posso desconfiar só da bomba de gasolina.
Abrs
Ao longo do dia ele só tá ficando acelerado.
Ele tá com 122.000Km.
Não sei se posso desconfiar da Sonda Lambda ou se posso desconfiar só da bomba de gasolina.
Abrs
- Christian
- Twingueiro Mestre
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Re: FALHANDO E MORRENDO
Meu amigo
Verifique o motor de passo . è quase certo que o defeito está aí.
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Motor morrendo
Prezados amigos, vejam se vocês passaram por algum problema parecido: troquei o bico injetor, bomba de gasolina, filtro e o motor foi recém feito. Recentemente o motor de passo foi trocado. Um membro do clube me auxiliou no modelo para a compra. Nesse sábado troquei a peça e para minha infelicidade o problema persistiu, embora diferentemente do que ocorria. O motor apagava rapidamente com o motor de passo ruim. Agora o motor trabalha um pouco e, em seguida, apaga. Para onde eu poderia correr agora? Rezadeira? Pai de Santo?
Peço ajuda a vocês. Soube que têm 2 relès que podem dar esse problema, seriam os 2 localizados ao lado da bateria numa caixinha? Eles são de fábrica...
Forte abraço a todos e obrigado pela atenção mais uma vez!
Peço ajuda a vocês. Soube que têm 2 relès que podem dar esse problema, seriam os 2 localizados ao lado da bateria numa caixinha? Eles são de fábrica...
Forte abraço a todos e obrigado pela atenção mais uma vez!
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- Twingueiro Novato
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Re: Motor morrendo
Boa noite Caio,
Não precisa de rezadeira não.....rsrsrs
Mas fala mais pra gente saber realente o que está acontecendo, pelo que entendi você liga o carro ele pega mas logo morre?
Fala mais os sintomas dele pra gente, se você está sentindo cheiro de gasolina em ecesso se tem variação na marcha lenta, ou se nem chega a ter variação se o motor apaga de uma vez, enfim......
Já adianto que não sei nada de elétrica, mas não me parece um problema de relês.
Não precisa de rezadeira não.....rsrsrs
Mas fala mais pra gente saber realente o que está acontecendo, pelo que entendi você liga o carro ele pega mas logo morre?
Fala mais os sintomas dele pra gente, se você está sentindo cheiro de gasolina em ecesso se tem variação na marcha lenta, ou se nem chega a ter variação se o motor apaga de uma vez, enfim......
Já adianto que não sei nada de elétrica, mas não me parece um problema de relês.
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- Twingueiro Novato
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Re: Motor morrendo
Zé Luis, seguinte:
O carro dá a partida no motor, trabalha um pouco e, em seguida, morre. Como se estivesse cortando a gasolina. Ele não está em excesso, pois não cheira à gasolina. Efetuei a troca do motor de passo, bomba da gasolina, filtro e bico injetor. Quando ele está com o motor mais aquecido elva mais tempo para o motor morrer. Quando frio, ele morre mais rapidamente. Não varia a rotação do motor. Pelo que vi nesses 2 relès, parece que ele está "cansado". São 2 relès que trabalham com a bomba de gasolina. Eles estão com aparência de queimado por fora. Eu vou tentar substituir a criança. Já achei os modelos: são universais (DNI 0116 ou VDO D25017). Se alguém achar que estou engando, agradeço recomendações.
Abraços e obrigado pela atenção de todos.
O carro dá a partida no motor, trabalha um pouco e, em seguida, morre. Como se estivesse cortando a gasolina. Ele não está em excesso, pois não cheira à gasolina. Efetuei a troca do motor de passo, bomba da gasolina, filtro e bico injetor. Quando ele está com o motor mais aquecido elva mais tempo para o motor morrer. Quando frio, ele morre mais rapidamente. Não varia a rotação do motor. Pelo que vi nesses 2 relès, parece que ele está "cansado". São 2 relès que trabalham com a bomba de gasolina. Eles estão com aparência de queimado por fora. Eu vou tentar substituir a criança. Já achei os modelos: são universais (DNI 0116 ou VDO D25017). Se alguém achar que estou engando, agradeço recomendações.
Abraços e obrigado pela atenção de todos.
- nosbielcs
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Re: FALHANDO E MORRENDO
Estou com o mesmo problema.
De manhã o carro da umas falhadas quando acelero e o carro da umas recaídas quando está em marcha lenta. Já fiz muitas coisas no carro e não sei mais como resolver. As vezes faz um trec trec e parece que a bomba de gasolina esta empurrando gasolina pro motor.
De manhã o carro da umas falhadas quando acelero e o carro da umas recaídas quando está em marcha lenta. Já fiz muitas coisas no carro e não sei mais como resolver. As vezes faz um trec trec e parece que a bomba de gasolina esta empurrando gasolina pro motor.
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Site Pessoal: http://www.cleibsonalmeida.blog.br
Visitem e façam downloads de wallpapers do Twingo, tema para Mozilla Firefox e fotos do Encontro do Twingo que aconteceu em Curitiba.
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