Boa tarde galera!
To irritado... ..ontem usei o carro normalmente...e agora quando fui sair com o carro, coloquei a chave no contato, acendeu as luzes, fez o barulho de injetando gasolina e tal, e ao virar a chave ele faz só um "estalo" e volta a acender as luzes e injetar gasolina....tentei algumas vezes sem sucesso ligar meu Twingo! Numa das ultimas tentativas, alem do "estalo" fez tbm um barulho um pouco maior, nao sei explicar, nao sei se foi da parte eletrica, dos vidros eletricos...sei la...o q sera q eh?? bateria? motor de arranque? alguem pode me ajudar?? rs
to desanimado demais...esses dias começou um barulho na roda direita, acho q vou ter q troca a homocinetica...ta ossooo!!
desculpa se postei isso e ja tem um topico sobre o assunto...mas nao consegui achar...
cara, com twingo eu nunca tive esse problema mas tive com um peugeot, e foi exatamente como você descreveu e era o motor de arranque, acho que vale a pena checar tambem.
Lucas - Primeiro veja se os polos da bateria estão bem apertados e limpos. Caso estejam em ordem , o problema pode ser do Bendix do motor de arranque. Neste caso procure um auto eletrico.
Quanto ao barulho na roda, é ronco ou estalo? Se for um ronco neste caso pode ser rolamento. Se for estalo, é homocinetica.
Espero ter ajudado um pouco. Não esqueça que dia 20/11 é dia de nosso encontro mensal.
Entao, ta bem conectado sim, a noite fui dar uma olhada novamente e ao girar a chave reparei q as luzes acenderam mas nao com tanta intensidade, dai abaixei o vidro um pouco e ja levantei, e nesse movimento tava sem força parecia...será q nao é bateria mesmo como o Edison disse?? E o engraçado é q qdo fui tentar denovo virar a chave ela nao girava, parecia q tinha uma trava ou algo do tipo, dai na terceira tentativa ela virou...mas sem sucesso....
qto a homocinetica é uma especie de ronco, parece q a roda ta presa, sei la, as vezes afz o barulho as vezes nao! e as vezes eh bem alto, eu tava na marginal com transito de primeira marcha, moh barulheira e o som ligado e escutei....
Lucas - Peça a um eletrecista verificar a carga da bateria. Precisa ser um de confiança para não ter que trocar a bateria sem necessidade. Quanto a roda, leve ao mecanico. Ele vai levantar o carro no macaco e verificar se o rolamento está roncando.
Achei um mecanico muito bom e que mexe com a parte eletrica tbm, o cara eh confiavel, gostei!
Na base da "chupeta" consegui ligar o carro e chegar até ele, expliquei direitinho o q e como tinha acontecido, ele mediu e viu q o alternador tava bom mas a bateria ja era! Liguei pra Solução Baterias e pedi que me entregassem uma bateria la na mecanica (sem taxa de entrega, bem mais barato do q outros lugares), paguei 215 reais dividido em 3x (rs) na Heliar com 1 ano e meio de garantia! Depois de trocada, o carro pegou de primeira, mas ainda assim fiquei meio "cabrero", dai desliguei e tentei ligar denovo...nao pegou! Maldito bendix...e como eh dificil encontrar soh ele, pra garantir e fazer a coisa direita, vou comprar o motor de arranque novo! 350 reais na RR Parts....segunda vou deixar la pra ele trocar e aproveitar e dar uma geral no carro...
Segue esquema elétrico do arranque (Genérico) para visualizarmos que:
O Bendix se serve do motor de arranque para fazer a conecção do comando da chave de ignição com o acoplamento da bateria com o motor de arranque.
Em uma primeira etapa é usado um enrolamento do Bendix que dá um golpe inicial e depois de conetar o motor de arranque passa a usar um segundo enrolamento que conserva o contato.
Se o circuito do motor não tiver com uma boa condutividade o Bendix não vai acoplar com facilidade.
O ideal seria retirar o motor de arranque e fazer as medidas de condutividade, pois pode ter as escovas gastas, isto diminuiria os custo para em torno de R$ 20,00.
Boa sorte !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.