Bacana!
Mas quanto a um item acredito que a abordagem banguela X cutoff é quase sempre muito simplista.
Quem aborda muitas vezes se esquece da conservação de inércia para aproveitar a energia já gasta pois voce vai precisar continuar em movimento depois. em minha modesta opinião, usa-se os dois "modos", dependendo da necessidade. Lembrando que banguela no Brasil é proibido pelo CTB...
Explico.
Dependendo do quanto a descida é íngreme, uma marcha engrenada, última que seja, pode reduzir a velocidade a tal ponto que, se voce tivesse descido em banguela, andaria muito mais antes de precisar reacelerar, nos dois casos. Exemplo aproximado: topo da descida, uns 100km/h; chegaria lá no plano com quinta engrenada a uns 40km/h. Em banguela, chegaria a uns 70km/h, e poderia percorrer mais um trecho antes de reacelerar.
Claro, descendo a serra pra ir pra praia, vai ser possivel engrenar em quinta a maior parte do tempo, inclusive poupando os freios...
Transito urbano.
300m para o semaforo/cruzamento/PARE. Plano. 50km/h. Quinta engatada. a uns 150m do cruzamento precisará acelerar porque o carro vai estar com giro baixo/saindo do cutoff/velocidade baixissima.
300m para o semaforo/cruz/PARE. Plano. 50km/h. Banguela até uns 150m do semaforo; engatar terceira; cutoff até uns 20m do semaforo. Sem tocar no acelerador.
Tem um site interessante pra quem quiser barbarizar na economia, incluindo até "funilaria".
http://ecomodder.com/.
