Óleo no coletor de ar

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Óleo no coletor de ar

Mensagem por mbiane »

Olá galera,

Estou ajudando uma amiga minha que tem um Twingo 1.0 16V 2002, e o carro tá dando umas falhadas em baixa rotação. Mas acima de uns 2500 rpm, parece que tudo anda normal.
Fui dar uma olhada no filtro de ar do carro, e para meu espanto, tá cheio de óleo no coletor interno, atrás do filtro de ar. Tô achando que o óleo tá entrando junto com o ar, fazendo o carro engasgar em baixa. Será que isso é possível?
Mas aí vem a pior parte: de onde será que escorreu tanto óleo para dentro?
Se alguém tiver alguma luz, por favor me ajude... a gente tá muito sem grana e tô fazendo de tudo pra dar uma geralzinha no carro dela... rs...

Abraço!
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Óleo no coletor de ar

Mensagem por edgar_rs »

O óleo é proveniente do motor. Os causadores são:
- Óleo fora de especificação
- Excesso de óleo no cárter
- Respiro do cárter (alojado na tampa de válvulas) entupido
- Motor necessitando de reparo (retífica)

As falhas podem estar atreladas a junta de vedação do respiro, corpo de borboleta deveramente sujo, ou a algum outro componente (conjunto cabos/bobina ou velas).

Pessoalmente, aposto em falha de ignição (velas para lá de desgastadas ou cabos com fuga). Comece por isto antes de fazer qualuqer outra coisa. Se não manjas de mecânica, leve a um mecânico pois é necessário ter ferramenta adequada para troca da vela de ignição, bem como fazer aperto adequado (sem contar, ainda, possibilidade de quebra da vela dentro do cabeçote por imperícia, ocorrendo em retífica do cabeçote sem real necessidade).
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
mbiane
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Mensagem por mbiane »

É, andei lendo, acho que é do respiro do óleo mesmo.
Há bom tempo atrás, parece que colocaram mais óleo do que o que devia. Vou tentar retirar o excesso e ver se acumula novamente.

Sobre a falha, se fosse vela/cabos, em alta rotação haveria falha também, não? Eu sei que as falhas em alta rotação são mais imperceptíveis, porém o motor funciona redondo se mantido acelerado. Tô meio que apostando em algum bico injetor um pouco sujo, e aí quando abre mais para a vazão de gasolina aumentar, o problema pára.
Já troquei as velas do meu, que é 8v. Só que parece que as do 16v são mais chatas, pois o conector do cabo de vela vai lá no fundo... vou ver se acho a chave correta para retirá-las.
edgar_rs
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Estado: Rio Grande do Sul

Mensagem por edgar_rs »

Falha de ignição é perceptível em baixa rotação apenas.
Edgar R. Scheinpflug - Técnico em Automobilística - CREA/RS n.º 167.383.

edgar.nh@gmail.com ou edgar_rs@renaultclube.com

Mecânica Winck (J. A. Winck Ltda.) - nacionais e importados
Tel (51) 3587-3786 ou 3066-3786
Responder