Falta de água no motor - Superaqueceu
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- Twingueiro Novato
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Falta de água no motor - Superaqueceu
Eai galera..
Sou novo no forum
tenho meu twingo a cerca de 3 meses apenas
e já tive um azar do tamanho do mundo..
há duas semanas estava indo pra uma praia com 3 amigos
e ouvi um barulho vindo do motor.. parei no acostamento e desliguei o carro.
fui abrir o capo e vi que o reservatório de agua do motor estava seco.
pois é.. faltou agua e superaqueceu o motor
Um dia antes, durante uma viagem, parei num posto e pedi pra olhar agua e oleo e completar
o babaca do posto completou a agua do reservatório do limpador de para-brisa.. e deixou o reservatório do motor seco.
eu acabei não vendo a luz da temperatura ligar e só parei quando era tarde.
levei pra autorizada da renault de Itajai sc.. Sou de Balneario Camboriu.
Primeiro me falaram que foi a junta de cabeçote..
Hoje depois de duas semanas me ligaram pra passar o orçamento
e eu cai de bunda pra trás.
R$8.500 pra fazer o motor.. trocar praticamente tudo
mas ele conseguiria colocar um motor novo por R$ 6.000 e pouco
ainda assim achei o valor absurdamente alto
sendo que paguei um total de R$11.000 nele..
é um Twingo 99/2000 e estava com 64.000km
era de uma senhora que conhecia da minha cidade natal
e ela realmente andava super pouco..
ele estava em ótimas condições.
Eu tô aqui a ponto de chorar.
pois nao tenho condições de fazer ele por esse valor.
amanhã vou tirar ele da concessionária e fazer um orçamento em outra mecânica.
mas queria a opinião de vocês.. quanto ao valor se é isso mesmo?
e quanto será que consigo ganhar vendendo ele como está?
Sou novo no forum
tenho meu twingo a cerca de 3 meses apenas
e já tive um azar do tamanho do mundo..
há duas semanas estava indo pra uma praia com 3 amigos
e ouvi um barulho vindo do motor.. parei no acostamento e desliguei o carro.
fui abrir o capo e vi que o reservatório de agua do motor estava seco.
pois é.. faltou agua e superaqueceu o motor
Um dia antes, durante uma viagem, parei num posto e pedi pra olhar agua e oleo e completar
o babaca do posto completou a agua do reservatório do limpador de para-brisa.. e deixou o reservatório do motor seco.
eu acabei não vendo a luz da temperatura ligar e só parei quando era tarde.
levei pra autorizada da renault de Itajai sc.. Sou de Balneario Camboriu.
Primeiro me falaram que foi a junta de cabeçote..
Hoje depois de duas semanas me ligaram pra passar o orçamento
e eu cai de bunda pra trás.
R$8.500 pra fazer o motor.. trocar praticamente tudo
mas ele conseguiria colocar um motor novo por R$ 6.000 e pouco
ainda assim achei o valor absurdamente alto
sendo que paguei um total de R$11.000 nele..
é um Twingo 99/2000 e estava com 64.000km
era de uma senhora que conhecia da minha cidade natal
e ela realmente andava super pouco..
ele estava em ótimas condições.
Eu tô aqui a ponto de chorar.
pois nao tenho condições de fazer ele por esse valor.
amanhã vou tirar ele da concessionária e fazer um orçamento em outra mecânica.
mas queria a opinião de vocês.. quanto ao valor se é isso mesmo?
e quanto será que consigo ganhar vendendo ele como está?
- Oigres
- Twingueiro Professor
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Cris_e, a pouco tempo atrás tinha um motor 2002 1.0 16V por R$ 2500,00.
Dá uma ligada pra eles pra saber dos preços.
http://www.centraldemotores.com.br
Boa sorte !
Dá uma ligada pra eles pra saber dos preços.
http://www.centraldemotores.com.br
Boa sorte !
DO IT YOURSELF
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Bom inicialmente fico triste por voce. Mas agora vou dizer para voce e todos os demais que gostam do TW: mantenham as manutenções em dia. Se um carro fica muito tempo parado (unica justificativa para um valor tão baixo de quilometragem) requer em geral maiores cuidados que um TW em utilização plena. Já registrei em outros tópicos a minha opinião: desconfio de quilometragens muito baixas para TW, veiculo cujo exemplar mais recente é de início de 2002 (ultimos a serem importados). Um motor Renault é longevo e eficiente como um Volkswagen (concepção local e internacional: isto explica porque em terras alemãs o TW é tão presente). Hoje existem diversas formas de fraudar o marcador. Lembrando sempre que: o comprador de um TW com baixa quilometragem pode auferir a kilometragem real com uma leitura de ECU do veículo, apesar da alteração do mostrador (que pode ter sido adquirido e trocado por um de quilometragem mais baixa) em uma concessionaria Renault (Respondendo o fraudador por estelionato na esfera criminal e perdas e danos na esfera civil em ação própria caso auferido em laudo técnico da concessionária).
- Rufis
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Olá Cris_e,
Também fiquei triste ao ler suas história.
Concordo com o Edison, hoje é facil alterar a kilometragem de um carro, mesmo que sejá Digital.
Mas independente da kilometragem, até se o carro fosse zero mesmo com 10 mil km, se não tiver água no reservatório, não tem jeito, ele para mesmo. Não tem motor que aguente uma viagem sem água.
Quanto ao valor do motor, realmente é um motorzinho caro de se arrumar. Mas acho que irá encontrar melhores preços em oficinas fora da Concessionária.
No ano passado, tive que fazer o motor do meu, o meu mecânico me cobrou um valor de R$ 4.500,00.
Porém, não tinha essa grana, como tinha um Tempra e estava querendo vender, eu dei o Tempra no conserto do motor.
Hoje, costumo dizer que tenho um Tempra 2.0 8V dentro do motor do Twingo.
Abraço e boa sorte!
Também fiquei triste ao ler suas história.

Concordo com o Edison, hoje é facil alterar a kilometragem de um carro, mesmo que sejá Digital.
Mas independente da kilometragem, até se o carro fosse zero mesmo com 10 mil km, se não tiver água no reservatório, não tem jeito, ele para mesmo. Não tem motor que aguente uma viagem sem água.
Quanto ao valor do motor, realmente é um motorzinho caro de se arrumar. Mas acho que irá encontrar melhores preços em oficinas fora da Concessionária.
No ano passado, tive que fazer o motor do meu, o meu mecânico me cobrou um valor de R$ 4.500,00.
Porém, não tinha essa grana, como tinha um Tempra e estava querendo vender, eu dei o Tempra no conserto do motor.
Hoje, costumo dizer que tenho um Tempra 2.0 8V dentro do motor do Twingo.

Abraço e boa sorte!
Editado pela última vez por Rufis em 26 Jan 2011, 08:01, em um total de 1 vez.
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Creio que exista algo de muito errado aí. Primeiro que um superaquecimento, a ponto de ter de trocar ou fazer TODO o motor é praticamente impossível.
Acho que, se o superaquecimento foi muito forte, terias de fazer aplainamento de cabeçote, troca de juntas e verificação do comando, isto dependendo do tipo de motor, se com comando no cabeçote ou no bloco.
Para ter necessidade de troca total, além da falta de água também deveria ter acabado o óleo e fundido virabrequim, pistão, anéis, bronzinas, etc...
Portanto, abra o olho, leve em outras oficinas, de preferência a uma oficina com nome no mercado e indicada por várias pessoas, picaretas nesta área existem aos montes.
De mais a mais, fica injustificável, tecnicamente falando, a troca de um motor apenas por motivo de superaquecimento.
Estes são os meus 2 centavos sobre o assunto.
P.S.: No caso de autorizadas, para eles sempre será mais fácil te oferecer a troca total do motor do que consertar, por um preço justo, o teu motor. Sei disto porque trabalhei em revenda volkswagen nos anos 80, justamente dentro da oficina, só muda o cheiro...
Acho que, se o superaquecimento foi muito forte, terias de fazer aplainamento de cabeçote, troca de juntas e verificação do comando, isto dependendo do tipo de motor, se com comando no cabeçote ou no bloco.
Para ter necessidade de troca total, além da falta de água também deveria ter acabado o óleo e fundido virabrequim, pistão, anéis, bronzinas, etc...
Portanto, abra o olho, leve em outras oficinas, de preferência a uma oficina com nome no mercado e indicada por várias pessoas, picaretas nesta área existem aos montes.
De mais a mais, fica injustificável, tecnicamente falando, a troca de um motor apenas por motivo de superaquecimento.
Estes são os meus 2 centavos sobre o assunto.

P.S.: No caso de autorizadas, para eles sempre será mais fácil te oferecer a troca total do motor do que consertar, por um preço justo, o teu motor. Sei disto porque trabalhei em revenda volkswagen nos anos 80, justamente dentro da oficina, só muda o cheiro...

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- Twingueiro Novato
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Pois é pessoal..
também achei o valor super acima da realidade.
vou levar a outra oficina conveniada com uma auto-peças de um amigo meu. Só que fica em outra cidade, uns 60km daqui
o motor estava ligando quando queria.. porem falhando muito,
quando parei e abri o capo nao havia quase nada de fumaça saindo do motor, bem pouca e leve.
estranhei bastante eles quererem fazer a troca total.
mas acho que é coisa de autorizada mesmo..
só eu sei a raiva que estou de mim mesmo pela falta de cuidado que o carro merecia, e do frentista que pôs a água no lugar errado.
quanto a quilometragem baixa.. pode estar errada mesmo
pois o sensor do velocímetro estava com defeito.. hora marcava a velocidade hora não
e creio que isso interfira nos km rodados tmb.
também achei o valor super acima da realidade.
vou levar a outra oficina conveniada com uma auto-peças de um amigo meu. Só que fica em outra cidade, uns 60km daqui
o motor estava ligando quando queria.. porem falhando muito,
quando parei e abri o capo nao havia quase nada de fumaça saindo do motor, bem pouca e leve.
estranhei bastante eles quererem fazer a troca total.
mas acho que é coisa de autorizada mesmo..
só eu sei a raiva que estou de mim mesmo pela falta de cuidado que o carro merecia, e do frentista que pôs a água no lugar errado.
quanto a quilometragem baixa.. pode estar errada mesmo
pois o sensor do velocímetro estava com defeito.. hora marcava a velocidade hora não
e creio que isso interfira nos km rodados tmb.
- Rufis
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Sim, com certeza, se não estiver marcando a velocidade não marca a kilometragem.
Tem um tópico aqui que mostra passo a passo como consertar ou trocar esse sensor.
Segue o link abaixo.
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... t=10#p7536
Abraço.
Tem um tópico aqui que mostra passo a passo como consertar ou trocar esse sensor.
Segue o link abaixo.
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... t=10#p7536
Abraço.
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Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Rufis escreveu:Sim, com certeza, se não estiver marcando a velocidade não marca a kilometragem.
Tem um tópico aqui que mostra passo a passo como consertar ou trocar esse sensor.
Segue o link abaixo.
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... t=10#p7536
Abraço.
Valeu Rufis..
vou verificar isso assim que ele voltar a andar.. e isso pode demorar um pouco
hehe
- Christian
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- Localização: Brasil
Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Caro Cris_e . Caia fora desta oficina. Se o motor está falhando, certamente você terá que retificar o cabeçote, trocar a junta do motor e o óleo do motor (+ filtro).
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
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- Registrado em: 19 Out 2010, 11:08
- Cidade: Balneario Camboriu
- Estado: Santa Catarina
Re: Falta de água no motor - Superaqueceu
Hoje fui até a Autorizada da Renault para pagar o serviço de mão-de-obra (R$ 109,00)
e amanhã vou retirar o carro de la para levar a outra oficina..
me passaram os dois orçamentos e vou postar os valores repassados aqui pra vocês terem uma idéia.
Orçamento 01 - Retifica do Motor atual:
Junta do motor 387,10
Filtro oleo Clio 30,45
Arruela Ved Cart 2,04
Oleo ELF Competit 26,08
Bomba agua D7D 418,03
Liquido de arrefe 45,75
Vela 30,06
Kit Corr.Dent.+TE 177,82
Tensor 204,38
Correia Ac D7D/D7 71,10
Carcalha do Filtro 185,51
Cabeçote 3.180,87
Descarbonizante 23,38
Filtro de ar do mot 36,67
Mangueira do motor274,28
Tubo Filtro Ar D7 267,36
Filtro comb dxx F 26,61
Retentor D2D 64,78
Wurth Blak Silic 23,53
Valor Bruto 5.695,13
+ Mão de obra 2.180,00
+ Algo não discriminado 400,00
TOTAL R$ 8.275,13
Orçamento 02 - Troca inteira do Motor
Motor C3G-700/CA 5.053,25
+
Mão de obra 1.635,00
TOTAL 6.688,25
é isso ai..
Agora vou rezar para que na outra oficina não tentem me meter a faca
e o orçamento fique melhor..
por que assim não tem jeito mesmo.. hehe
e amanhã vou retirar o carro de la para levar a outra oficina..
me passaram os dois orçamentos e vou postar os valores repassados aqui pra vocês terem uma idéia.
Orçamento 01 - Retifica do Motor atual:
Junta do motor 387,10
Filtro oleo Clio 30,45
Arruela Ved Cart 2,04
Oleo ELF Competit 26,08
Bomba agua D7D 418,03
Liquido de arrefe 45,75
Vela 30,06
Kit Corr.Dent.+TE 177,82
Tensor 204,38
Correia Ac D7D/D7 71,10
Carcalha do Filtro 185,51
Cabeçote 3.180,87
Descarbonizante 23,38
Filtro de ar do mot 36,67
Mangueira do motor274,28
Tubo Filtro Ar D7 267,36
Filtro comb dxx F 26,61
Retentor D2D 64,78
Wurth Blak Silic 23,53
Valor Bruto 5.695,13
+ Mão de obra 2.180,00
+ Algo não discriminado 400,00
TOTAL R$ 8.275,13
Orçamento 02 - Troca inteira do Motor
Motor C3G-700/CA 5.053,25
+
Mão de obra 1.635,00
TOTAL 6.688,25
é isso ai..
Agora vou rezar para que na outra oficina não tentem me meter a faca
e o orçamento fique melhor..
por que assim não tem jeito mesmo.. hehe