CATALOGO DE PEÇAS MANUAL EXPLODIDO TWINGO
- EDISON
- Moderador Twingueiro
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Azul
CATALOGO DE PEÇAS MANUAL EXPLODIDO TWINGO
Há poucos dias uma amiga solicitou uma informação técnica acerca de determinada peça e eu lhe fiz um pequeno guia com fundamento no Catalogo de Peças e Montagem. Hoje ia deletar o texto de minha caixa de mensagens e pensei que isto pode ser útil a outros membros.
Este guia tem por objetivo auxiliar a tirar as duvidas sobre o que serve ou não:
Voce deve ter o manual de oficina do Twingo (chamado no fórum de Catálogo de Peças e Montagem - Todos os Modelos), aquele que tem o desenho das peças e que se encontra lá na seção de UTILIDADES & AVISOS IMPORTANTES no tópico Manual do Proprietário.
Ele está em PDF e quando voce abre tem uma coluna a esquerda com números e na direita aparecem as pranchetas com os desenhos.
Nas paginas 1 e 2 há uma visão do carro explodido e 3 e 4 com os desenhos das funções (paginas do documento PDF). Se voce tiver o codigo em mãos a pagina 437 até a página 451 tem a listagem dos códigos na primeira coluna (coluna 1) e a localização no manual na segunda coluna nossa peça para exemplo tem o código 8200062391 ele esta na coluna 2 com o numero 83011.
Mas e se eu não tiver este código? E meu TW é ano 1998!
EXEMPLO
Quero trocar o mostrador digital. A peça é a mesma para todos os modelos? Vamos a resposta:
Veja o seguinte caso: Na figura da página 02 há uma linha que sai da peça que você procura e ao final o numero 83 (oitenta e tres)
Nas figuras gerais (símbolos) há uma com a figura de um painel tradicional na pagina 04 ( são quatrocentas e cinquenta e duas páginas em PDF, sempre que eu me referir a página estou falando da numeração PDF que fica bem no alto próximo da seta de avançar/recuar e não das que constam no corpo do documento) logo abaixo esta escrito 83.01.
Voce vai pela coluna da esquerda procurar o numero 83.
Se voce clicar em cima do numero 83.01 vai aparecer a peça que você deseja.
Estamos exemplificando com a figura 1 existente no desenho.
Lá aparecem dez códigos referentes a esta figura com pequenas letras ao lado.
Abaixo do desenho a um guia das letras que ( importante lembrar que o alfabeto francês na possui a mesma tabela e ordenamento que o nosso) explicam a que modelo o código se aplica.
O modelo (ano de fabricação) está descrito da seguinte forma:
MOD0009 traduzindo MOD modelo 00 ano 09 mes.
se tiver uma seta antes quer dizer vai até seta depois vai adiante
Antes do modelo, ano e mes há uma serie de desenhos que estão explicados da página 21 a 27 do indice PDF.
Voltando a figura 1 da pagina e os dez codigos :
Elimine as letras d, e e f pois aparece um GPL ou seja é para modelos a gás.
Elimine a letra h é para carros a partir de 2000 bem como a letra c (lembra da seta?)
SOBRARAM duas LETRAS: a e g
Voce deve estar se perguntando: Mas aquela cruzinha o que significa? Voce já sabe onde ir agora, tente descobrir caso não consiga lhe darei a resposta, mas voce tem de tentar, vale!
Este guia tem por objetivo auxiliar a tirar as duvidas sobre o que serve ou não:
Voce deve ter o manual de oficina do Twingo (chamado no fórum de Catálogo de Peças e Montagem - Todos os Modelos), aquele que tem o desenho das peças e que se encontra lá na seção de UTILIDADES & AVISOS IMPORTANTES no tópico Manual do Proprietário.
Ele está em PDF e quando voce abre tem uma coluna a esquerda com números e na direita aparecem as pranchetas com os desenhos.
Nas paginas 1 e 2 há uma visão do carro explodido e 3 e 4 com os desenhos das funções (paginas do documento PDF). Se voce tiver o codigo em mãos a pagina 437 até a página 451 tem a listagem dos códigos na primeira coluna (coluna 1) e a localização no manual na segunda coluna nossa peça para exemplo tem o código 8200062391 ele esta na coluna 2 com o numero 83011.
Mas e se eu não tiver este código? E meu TW é ano 1998!
EXEMPLO
Quero trocar o mostrador digital. A peça é a mesma para todos os modelos? Vamos a resposta:
Veja o seguinte caso: Na figura da página 02 há uma linha que sai da peça que você procura e ao final o numero 83 (oitenta e tres)
Nas figuras gerais (símbolos) há uma com a figura de um painel tradicional na pagina 04 ( são quatrocentas e cinquenta e duas páginas em PDF, sempre que eu me referir a página estou falando da numeração PDF que fica bem no alto próximo da seta de avançar/recuar e não das que constam no corpo do documento) logo abaixo esta escrito 83.01.
Voce vai pela coluna da esquerda procurar o numero 83.
Se voce clicar em cima do numero 83.01 vai aparecer a peça que você deseja.
Estamos exemplificando com a figura 1 existente no desenho.
Lá aparecem dez códigos referentes a esta figura com pequenas letras ao lado.
Abaixo do desenho a um guia das letras que ( importante lembrar que o alfabeto francês na possui a mesma tabela e ordenamento que o nosso) explicam a que modelo o código se aplica.
O modelo (ano de fabricação) está descrito da seguinte forma:
MOD0009 traduzindo MOD modelo 00 ano 09 mes.
se tiver uma seta antes quer dizer vai até seta depois vai adiante
Antes do modelo, ano e mes há uma serie de desenhos que estão explicados da página 21 a 27 do indice PDF.
Voltando a figura 1 da pagina e os dez codigos :
Elimine as letras d, e e f pois aparece um GPL ou seja é para modelos a gás.
Elimine a letra h é para carros a partir de 2000 bem como a letra c (lembra da seta?)
SOBRARAM duas LETRAS: a e g
Voce deve estar se perguntando: Mas aquela cruzinha o que significa? Voce já sabe onde ir agora, tente descobrir caso não consiga lhe darei a resposta, mas voce tem de tentar, vale!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Twingueiro Novato
- Estado: Rio de Janeiro
- Ano do Twingo: 2000
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: Preta
Re: Manual do Proprietário
Olá Eduardo!
Cara, semana passada eu comprei um Twingo, 1.0 Pack 8V, ano 2000/2001. Ele veio sem manual do proprietário. Este seu manual em português, serve para o meu?
Obrigado!
Abraços,
Alexandre
Cara, semana passada eu comprei um Twingo, 1.0 Pack 8V, ano 2000/2001. Ele veio sem manual do proprietário. Este seu manual em português, serve para o meu?
Obrigado!
Abraços,
Alexandre
Alexandre Rebello
- EDISON
- Moderador Twingueiro
Como é um manual genérico, serve sim!
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
- Cor: Prata
Edison,
Estou apanhando um pouco com o manual de peças PR-1204, por favor esclareça para mim uma dúvida básica: ele não cobre o 1.0 16V (D4D), até porque ele é de 1992, certo? Existe algum outro que inclua o modelo do meu carro?
Obrigado!
Estou apanhando um pouco com o manual de peças PR-1204, por favor esclareça para mim uma dúvida básica: ele não cobre o 1.0 16V (D4D), até porque ele é de 1992, certo? Existe algum outro que inclua o modelo do meu carro?
Obrigado!
- EDISON
- Moderador Twingueiro
Manual do Proprietário
Este manual disponibilizado aqui faz referencia sim ao MOTOR do seu TW, apenas que mencionado no manual como D4F, eis que o MOTOR D4D é uma invenção nacional para baratear a importação e facilitar a venda à época ( e hoje) como CARRO POPULAR, que para receber esta denominação e benefícios fiscais (caso do CLIO também) foi rebaixado em cilindradas passando a ter 1.000.
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
Ok, Édison, obrigado pelo esclarecimento!
Posso usar essa referência para qualquer peça do manual ou só para motor?
Abraço,
Gustavo
Posso usar essa referência para qualquer peça do manual ou só para motor?
Abraço,
Gustavo
- EDISON
- Moderador Twingueiro
Para qualquer peça, algumas voce vai encontrar a DESIGNAÇÃO GENÉRICA que é C06, mas voce deve também ficar atento as letrinhas que aparecem no rodapé e que geralmente além do tipo e motor fazem referencia ao ano como por exemplo >96 (que equivale até 96)
- Gustwingo
- Twingueiro Aprendiz
Consegui encontrar na internet um link para o pdf do manual Revue Technique Automobile do Twingo, vejam se conseguem olhar:
https://docs.google.com/folderview?id=0 ... _web&hl=fr
Alguém teria um pdf do manual da Haynes?
https://docs.google.com/folderview?id=0 ... _web&hl=fr
Alguém teria um pdf do manual da Haynes?
- fgmello
- Twingueiro Aprendiz
- Ano do Twingo: 2001
- Cor: Preta
Pessoal, boa noite,
Tenho um manual do modelo 98/99 se alguém tiver interesse.
Abraços!!
Tenho um manual do modelo 98/99 se alguém tiver interesse.
Abraços!!
FABIANO DE MELLO
Twingo 1.2 D7F - 98;
Twingo 1.0 D4D 16V - 2001/2002;
Twingo 1.2 D7F - 98/99;
Twingo 1.2 C3G - 96/97
https://www.facebook.com/fmelloti
Twingo 1.2 D7F - 98;
Twingo 1.0 D4D 16V - 2001/2002;
Twingo 1.2 D7F - 98/99;
Twingo 1.2 C3G - 96/97
https://www.facebook.com/fmelloti