Estou com esse carro há 4 dias. Ele é 94. O primeiro procedimento foi verificar o nível do óleo e da água. Ambos foram completados. Peguei a Linha Amarela (via expressa do RJ) e após uns 20 minutos começamos a sentir cheiro de borracha queimada. O mostrador não acusou qualquer problema. Quando parei o carro e abrí o capot ví um pouco de fumaça que subia de todo o motor (quase sem cor devido a alta temperatura) e ouví estalidos metálicos que vinham do mesmo. Verifiquei o reservatório de água, e para minha surpresa, estava vazio. Completei-o e aguardei pelo esfriamento do motor. Quando tentei ligar ele não partia. Após muitas insistências conseguí mas o escapamento começou a emitir uma densa fumaça branca que tomou toda a rua! Nesse momento o motor "pipocava" muito como um barco, em baixa rotação. Aos poucos o motor foi normalizando e a fumaça reduziu a quase zero. Notei que a ventuinha do radiador não mais armava. Fiz uma ligação direta da ventuinha e retornei para minha casa, fazendo várias paradas pelo caminho para completar a água, pois notei que a mesma esta diminuindo muito rápido e passou a apresentar um forte odor de gasolina. Em minha última parada para verificar o nível de água e esfriamento do motor o mesmo não quís mais ligar. O carro do socorro da Linha Amarela me empurrou por cerca de uns 300 metros e com o "tranco" ele ligou, e assim conseguí chegar em minha casa. Hoje pela manhã fui ver a água e novamente estava vazio. Como não vaza por baixo do carro e pelo odor de gasolina deduzi que a água está vazando pra dentro do motor. O carro não quer ligar pois deve estar com os cilindros cheios de água.
Agora as minhas dúvidas são:
- Isso é problema pra retífica?
- A troca de alguma junta pode resolver o problema?
- Quanto mais ou menos deve sair esse tipo de reparo?
Agradeço desde já aos amigos que tiveram a paciência de ler esse tópico e a presteza de o responder.
Motor Ferveu! Agora está misturando gasolina na água.
-
- Twingueiro Novato
- Estado: Rio de Janeiro
- EDISON
- Moderador Twingueiro
- Estado: Rio Grande do Sul
- Ano do Twingo: 2002
- Motorização: 1.0 16V
- Cor: Azul
Motor Ferveu! Agora está misturando gasolina na água.
Se voce "pegou" ele a quatro dias isso é caso de Justiça! Voce está protegido pelo "Código de Defesa do Consumidor" podendo pleitear do vendedor o ressarcimento do valor com a devolução do objeto. Motivo: vício oculto.
- Marcos Romariz
- Twingueiro Jr.
- Estado: São Paulo
- Ano do Twingo: 1995
- Motorização: 1.2 8V
- Cor: Preto
Re: Motor Ferveu! Agora está misturando gasolina na água.
Oi que azar hein.
Tire a vareta do óleo e veja se está esbranquiçada, se estiver é porque queimou a junta do cabeçote, e misturou agua no óleo. Se voce não tivesse andado com o carro, talves só com a troca da junta resolveria o problema, mas agora????? Deixo para os twingueiros mais experientes opnarem.
Semana passada o meu também ferveu e não acendeu nenhuma luz no painel avisando do super aquecimento. Felizmente precebi logo e não acarretou em nenhum outro problema, tirei a válvula termostatica e tudo bem. Estou pensando seriamente em colocar um termometro de temperatura no painel. Tem um da Best Racing digital que custa ou pouco mais de R$100,00 com kit completo, acho que vale a pena.
Sorte ai, espero que não seja mais grave.
Marcos
Tire a vareta do óleo e veja se está esbranquiçada, se estiver é porque queimou a junta do cabeçote, e misturou agua no óleo. Se voce não tivesse andado com o carro, talves só com a troca da junta resolveria o problema, mas agora????? Deixo para os twingueiros mais experientes opnarem.
Semana passada o meu também ferveu e não acendeu nenhuma luz no painel avisando do super aquecimento. Felizmente precebi logo e não acarretou em nenhum outro problema, tirei a válvula termostatica e tudo bem. Estou pensando seriamente em colocar um termometro de temperatura no painel. Tem um da Best Racing digital que custa ou pouco mais de R$100,00 com kit completo, acho que vale a pena.
Sorte ai, espero que não seja mais grave.
Marcos
EDISON escreveu:Se voce "pegou" ele a quatro dias isso é caso de Justiça! Voce está protegido pelo "Código de Defesa do Consumidor" podendo pleitear do vendedor o ressarcimento do valor com a devolução do objeto. Motivo: vício oculto.
-
- Twingueiro Novato
Conversei com um mecânico de confiança e ele disse que pode ser a junta do cabeçote sim. Notei que quando giro motor na tentativa de ligá-lo o reservatório de água fica pressurizado, acho que a junta danificada está deixando a pressão de um ou mais cilindros retornar para os dutos de água (mesmo com o motor frio), e fazendo assim a mistura com a gasolina. Hoje pela manhã estarei deixando o pequenino no mecânico.
Mais uma vez agradeço aos amigos.
Mais uma vez agradeço aos amigos.
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Cor: Preto Nacre
Como o Edison comentou, o melhor a fazer é devolver o carro. Muito provavelmente não será apenas a junta do cabeçote e neste caso fazer o motor não vai ficar barato.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Novato
Senhores, obrigado pelas informações. Uma coisa não deixei claro, quando disse que peguei esse carro há 4 dias não quis dizer que o comprei, esse carro é da empresa que trabalho. Hoje a tarde o mecânica me pediu para comprar a junta do cabeçote, tudo indica que é só isso mesmo. Fui dirigindo ele até o mecânico hoje cedo, era perto e fui de vagar.
Postarei em breve o desfecho!
Postarei em breve o desfecho!
- Christian
- Twingueiro Mestre
- Cor: Preto Nacre
Que alívio hein!!! O carro é da empresa ....
Vamos torcer para que seja apenas a junta do cabeçote.
Vamos torcer para que seja apenas a junta do cabeçote.
TWINGO CLUBE SP
----PRESIDENTE-----
----PRESIDENTE-----
-
- Twingueiro Novato
- Ano do Twingo: 1998
- Motorização: 1.0 8V
- Cor: azul
COM TODA CERTEZA É A JUNTA DO CABEÇOTE QUE QUEIMOU E COM ISSO A AGUA DO MOTOR DESCE PARA O CARTER FAZENDO ESSA MISTURA. ANDAR COM O CARRO ASSIM PODE DANIFICAR MUITO A PARTE INTERNA DO MOTOR.
AO TROCAR A JUNTA PEDE PARA O MECANICO VER SE O CABEÇOTE NÃO EMPENOU.
SE EMPENOU TEM QUE MANDAR DESEMPENAR E AÍ FICA TUDO NOVINHO.
NÃO É UM SERVIÇO MUITO CARO E O MOTOR FICA ZERADO.
ESPERO TER AJUDADO.
BOA SORTE.
AO TROCAR A JUNTA PEDE PARA O MECANICO VER SE O CABEÇOTE NÃO EMPENOU.
SE EMPENOU TEM QUE MANDAR DESEMPENAR E AÍ FICA TUDO NOVINHO.
NÃO É UM SERVIÇO MUITO CARO E O MOTOR FICA ZERADO.
ESPERO TER AJUDADO.
BOA SORTE.