Mais uma sobre ventilador interno....
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Mais uma sobre ventilador interno....
Pessoal sei que já existem vários tópicos sobre ventilador interno, li acho que quase todos e não li nada sobre isso. Vamos lá, meu ventilador interno parou de funcionar, andei fuçando e tenho uma dúvida, saem do painel de controle quatro fios, correspondente a velocidade de 1 a 4, porém só chegam dois fio para o motor, 1 preto e 1 vermelho, massa e 12 v, ai é que eu tenho a dúvida, por onde passa esses fios antes de chegar para o motor, como é o nome desse componente e onde está localizado, tenho quase certeza que é ele que está com problema, porque o motor está ok e o painel também não tem sinais de componente eletronico danificado. Agradeço toda ajuda que receber.
Grande abraço para todos e bom final de semana.....
Grande abraço para todos e bom final de semana.....
Editado pela última vez por alcelo em 20 Jun 2010, 11:46, em um total de 1 vez.
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Amigo ali pela região do airbag do passageiro tem algumas resistencias, mas a unica maneira de acesso é retirando todo o painel, o que nao é nada agradavel, o meu ta assim desde que comprei o carro. Se tiver coragem de desmontar tudo, tire algumas fotos e poste elas depois.
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Verificou o fusível já?
Já pela fiação você falou que viu todas, estranho essa sua situação.
No meu carro, parou de funcionar, aí hoje só troquei o fusível e continuou funcionando, ainda bem, pois sempre pensamos no pior, já pensou se fosse motor ou algo do tipo. ^^
Já pela fiação você falou que viu todas, estranho essa sua situação.
No meu carro, parou de funcionar, aí hoje só troquei o fusível e continuou funcionando, ainda bem, pois sempre pensamos no pior, já pensou se fosse motor ou algo do tipo. ^^
Leonardo A. Piske
Twingo 1998 Azul 2ºDono 1.2 D7F 60CV
Fotos: http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... 36&start=0
Twingo 1998 Azul 2ºDono 1.2 D7F 60CV
Fotos: http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... 36&start=0
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Alcelo, em um tópico foi tratado deste assunto como no link abaixo:
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... f=26&t=689
A localização dos componentes está na figura abaixo, terás que desmontar praticamente o painel inteiro e aí vais encontrar o redutor de corrente passivo onde entram os 4 fios da chave, conforme esquema na figura mais abaixo, saindo dois fios para o motor como voce falou.
Na minha opinião, se o fusível estiver bom, o mais provável é o fusível térmico que se encontra com os componentes resistivos.
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... f=26&t=689
A localização dos componentes está na figura abaixo, terás que desmontar praticamente o painel inteiro e aí vais encontrar o redutor de corrente passivo onde entram os 4 fios da chave, conforme esquema na figura mais abaixo, saindo dois fios para o motor como voce falou.
Na minha opinião, se o fusível estiver bom, o mais provável é o fusível térmico que se encontra com os componentes resistivos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Oigres em 20 Jun 2010, 10:59, em um total de 1 vez.
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Opa! blz Rapaz estou querendo resolver este problema e achei muito legal vc tirar fotos, porem como conserto este tal fusivel termico? será que dá pra fazer como na maioria dos fusiveis colocar um jumper?
Grato
Junior
Obs: Uma peça como esta passivel de problemas deveria ser colocada em um local de mais facil acesso!!!!
Grato
Junior
Obs: Uma peça como esta passivel de problemas deveria ser colocada em um local de mais facil acesso!!!!

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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Jcjunior, o fusível térmico serve para quando o motor da ventoinha parar de funcionar (ficar em curto circuito), prevenir que as resistências de redução de corrente se super aqueçam e venha a pegar fogo, caso o fusível geral não abra ou por algum outro motivo, como fiação em curto. Se não fosse necessário para a segurança a Renault não iria colocar mais um item no carro e por este motivo, fazer um jumper nesta peça é perigoso, visto que, já se danificou e deve ter sido por super aquecimento, que é a sua função. Esta peça podes encontrar nas lojas de componentes eletrônicos ou em lojas de peças para carros (Elétricas). Se caso for comprá-la é só levar o conjunto de resistores e fusível térmico que o atendente decifra o part number da mesma ou substituta.
OBS: para saber se esta peça está danificada, na chave de velocidade do ar, somente a última velocidade deve estar funcionando, as outras não devem funcionar. Em qualquer outra situação o fusível térmico poderá estar OK, tendo que fazer o teste de continuidade com um multimetro.
Caso vá substituir o fusível térmico, não solde, pois isto vai danificá-lo, é esta a sua função.
Use conectores conforme a figura.
Concordo que o local não é de fácil acesso e para quem nunca chegou lá vai ser um parto. Você pode ter um roteiro de onde se encontram os parafusos no link abaixo:
http://www.auto-technique.fr/fiche-tech ... 1-117.html
OBS: para saber se esta peça está danificada, na chave de velocidade do ar, somente a última velocidade deve estar funcionando, as outras não devem funcionar. Em qualquer outra situação o fusível térmico poderá estar OK, tendo que fazer o teste de continuidade com um multimetro.
Caso vá substituir o fusível térmico, não solde, pois isto vai danificá-lo, é esta a sua função.
Use conectores conforme a figura.
Concordo que o local não é de fácil acesso e para quem nunca chegou lá vai ser um parto. Você pode ter um roteiro de onde se encontram os parafusos no link abaixo:
http://www.auto-technique.fr/fiche-tech ... 1-117.html
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Após muita procura encontrei este procedimento comum a qq. veículo, podendo variar nos detalhes em relação de uma marca para outra:
Procedimento para qualquer veículo, na desmontagem do volante com airbag:
1-Ter o codigo do Radio CD em mãos.
2-Desligar o fio negativo da bateria e após o positivo.
3-Esperar por 20 minutos para que se descarreguem os capacitores do airbag, caso contrário pode estourar no manuseio.
4-Com um espelho focado na traseira do volante, achar os dois parafusos que prendem a parte central do mesmo.
5-Retirar os parafusos.
6-Remover com cuidado a parte central com o airbag.
7-Remover os dois fios conectados no airbag
8-Marcar a posição do volante em relação ao eixo da direção.
9-Retirar o parafuso e logo após o volante com movimentos, ora para um lado, ora para o outro lado.
Para refazer a montagem é só seguir o mesmo procedimento inversamente.
OBS.: Não testei este procedimento
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Oigres! muito obrigado pelas informações, e pelo tempo disponibilizado para faze-la.....agora vou poder resolver esse assunto com mais rapidez! A questao agora vai ser achar uma casa de eletronica aqui em SP....sou novo por aqui e mesmo andando por aqui ainda nao vi uma sequer!
Um abração.
Estou penando com a manutençao do meu carrinho....o antigo dono castigava apesar de a parte interna e lataria estar 100%. Eu já fiz muita coisa e agora estou lutando com a sonda lambda...e uma vibração chata no carro que se agrava muito quando ligo o farol ou a ventoinha arma...já troquei bobina, cabos, velas, tampa do distribuidor, rotor, sensor map, este por ter feito caca mesmo!!! hehehe. O atuador de marcha lenta vou trocar esta semana juntamente com o sensor de temperatura do motor q envia o sinal para a central...pois creio q o mesmo esteja com defeito....por que toda vez q ligo o carro ele dá aquela acelerada como se eu ligasse o carro pela primeira vez no dia. E o freio...rapaz o freio é uma coisa de louco...já melhorei muito...porem os trazeiros ainda merece atenção já regulei mas eles teimam e desregular...assim q tiver um tempo vou consertar..
Bom, um abração!
Um abração.
Estou penando com a manutençao do meu carrinho....o antigo dono castigava apesar de a parte interna e lataria estar 100%. Eu já fiz muita coisa e agora estou lutando com a sonda lambda...e uma vibração chata no carro que se agrava muito quando ligo o farol ou a ventoinha arma...já troquei bobina, cabos, velas, tampa do distribuidor, rotor, sensor map, este por ter feito caca mesmo!!! hehehe. O atuador de marcha lenta vou trocar esta semana juntamente com o sensor de temperatura do motor q envia o sinal para a central...pois creio q o mesmo esteja com defeito....por que toda vez q ligo o carro ele dá aquela acelerada como se eu ligasse o carro pela primeira vez no dia. E o freio...rapaz o freio é uma coisa de louco...já melhorei muito...porem os trazeiros ainda merece atenção já regulei mas eles teimam e desregular...assim q tiver um tempo vou consertar..
Bom, um abração!
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Jcjunior, nos bons tempos de São Paulo o local indicado era a Rua Santa Efigênia, no centro da cidade.
Agora eu não sei como está pois, fazem alguns anos que não vou por aí.
Com relação aos freios traseiros, no meu TW, foram resolvidos em uma loja especializada em freios em Porto Alegre (Servi Freios). Os caras são muito bons no que fazem, resolvendo este mesmo problema que estas tento.
Que tenhas boa sorte com seu carrinho !
Agora eu não sei como está pois, fazem alguns anos que não vou por aí.
Com relação aos freios traseiros, no meu TW, foram resolvidos em uma loja especializada em freios em Porto Alegre (Servi Freios). Os caras são muito bons no que fazem, resolvendo este mesmo problema que estas tento.
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Re: Mais uma sobre ventilador interno....
Uma pergunta , a quarta velocidade funciona sempre pois não passa pelo fusível térmico , então qual a importância do fusível se a 4 marcha liga direto ?