Ventoinha / ventilador do radiador
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- Twingueiro Novato
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Re: Ventoinha / ventilador do radiador
Sim funcionou as duas velocidades, a mais lenta qdo eu estava parado no transito e a mais rapida quando estacionei depois de percorrer um longo caminha na cidade..!!!
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- Twingueiro Jr.
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Re: Ventoinha / ventilador do radiador
Pessoal, dessa vez foi a minha vez de passar por este temor...
Ontem, quando voltava do trabalho meu carro ferveu um pouco, por sorte pouco, consegui perceber e logo parei o carro.
O engraçado é que a luz que acendeu no painel foi a do óleo e não a da temperatura. O que pode ter levado a isso?
Hoje vou verificar o que pode estar ocasionando para a ventoinha não estar ligando, mas é mit estranho ver tanta gente com o mesmo problema. É de série que não vem com o fusível será?
Abraço!
Ontem, quando voltava do trabalho meu carro ferveu um pouco, por sorte pouco, consegui perceber e logo parei o carro.
O engraçado é que a luz que acendeu no painel foi a do óleo e não a da temperatura. O que pode ter levado a isso?
Hoje vou verificar o que pode estar ocasionando para a ventoinha não estar ligando, mas é mit estranho ver tanta gente com o mesmo problema. É de série que não vem com o fusível será?
Abraço!
TWINGO 1.0 8V 2001 -
160.483 km bem rodados
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- Twingueiro Jr.
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Re: Ventoinha / ventilador do radiador
Só para complementar...
Terei que trocar o sensor de temperatura, agora me apavorei de ver a diferença entre os preços que achei...
Na:
Remot (POA) - R$ 100,00
IESA (Renaut POA) - R$ 470,00
Renotech - R$ 35,81
Cara é a manutenção deste carrinho pra quem não procura... hehehe
Coloquei os nomes das lojas e preços, mas se acharem necessário posso tirar...
Abraço!
Terei que trocar o sensor de temperatura, agora me apavorei de ver a diferença entre os preços que achei...
Na:
Remot (POA) - R$ 100,00
IESA (Renaut POA) - R$ 470,00
Renotech - R$ 35,81
Cara é a manutenção deste carrinho pra quem não procura... hehehe
Coloquei os nomes das lojas e preços, mas se acharem necessário posso tirar...
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TWINGO 1.0 8V 2001 -
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- Twingueiro Aprendiz
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Re: Ventoinha / ventilador do radiador
PESSOAL NAO....repito NAO ADIANTA DEIXAR A VENTOINHA LIGADA DIRETO.....POIS SE NAO HOUVER CIRCULAÇÃO DE AGUA....A AGUA VAI FERVER DO MESMO JEITO.....O IDEIAL É COLOCAR UMA LAMPADA QUE INDIQUE O FUNCIONAMENTO DA VENTOINHA NADA MAIS....E COLOCAR AGUA..E SEGUNDO A REPOSIÇÃO DE AGUA NAO É MUITO COMUM....SE HOUVER NECESSIDADE DE REPOR AGUA CONSTANTEMENTE VC DEVE TROCAR A TAMPA DO RESERVATORIO QUE NA VERDADE É UMA VALVULA!!! E MAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS PARA SUPER AQUECER SÃO:
FALTA DE AGUA;
BOMBA COM PROBELMAS;
SENSOR COM PROBLEMAS¨ CEBOLÃO¨,
Uma dica...para emergencia...caso o carro ferva.....e ter um botao para armar a ventoinha manualmente...isso ajuda a resfriar o motor...
FALTA DE AGUA;
BOMBA COM PROBELMAS;
SENSOR COM PROBLEMAS¨ CEBOLÃO¨,
Uma dica...para emergencia...caso o carro ferva.....e ter um botao para armar a ventoinha manualmente...isso ajuda a resfriar o motor...
- bruno_asc
- Twingueiro Novato
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Re: Resistencia do ventilador do radiador
Ola Pessoal, sou proprietario de um twingo frances 1.2 8V, Twingão diga de passagem
, e tbm sou profissional na área eletrica automotiva e eletronica embarcada, mas sobre as resistências de Ventuinha do motor e da ventilação interna do carro, não existe a necessidade de se trocar as mesmas, pois podem ter conserto, todas elas a não ser as eletronicas, possuem um componente chamado "diodo" e o mesmo "estoura" queima, mas pode ser feito um "jumper" no lugar do mesmo, mas atenção não retirem o "diodo" mesmo estando queimado, pois ele será o suporte para o "jumper" usando ferro de solda "preferencia industrial" por aquecer mais rápido, estanho e um pedaço de fio para unir as "perninhas" do DIODO queimado.
Qualquer duvida sobre este e ou outro assunto sobre eletrica ou eletronica do nosso querido twingo, estou aberto a perguntas e sempre disposto a ajudar a todos.
Abraços e Deus abençoe a todos.

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Abraços e Deus abençoe a todos.
- Oigres
- Twingueiro Professor
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Re: Resistencia do ventilador do radiador
Bruno, você está falando em que diodo, o do ventilador do radiador ou o da ventoinha do ar condionado ?
DO IT YOURSELF
- bruno_asc
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Re: Resistencia do ventilador do radiador
De ambas as peças, as duas possuem um diodo, e as duas pode proceder da mesma maneira, fazendo um JUMPER...
Qualquer coisa só chamar.
Qualquer coisa só chamar.
- Oigres
- Twingueiro Professor
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Re: Resistencia do ventilador do radiador
Bruno, pelo que eu sei o da ventoinha do ar condicionado não é diodo e sim um fusível térmico.
Ele serve para quando o motor da ventoinha parar de funcionar (ficar em curto circuito), prevenir que as resistências de redução de corrente se super aqueçam e venha a pegar fogo, caso o fusível geral não abra ou por algum outro motivo, como fiação em curto. Acredito que se não fosse necessário para a segurança a Renault não iria colocar mais um item no carro.
Com relação ao resistor do radiador deve seguir o mesmo caminho.
Acho que fazer um jumper nesta peça é perigoso, visto que, já se danificou e deve ter sido por super aquecimento, que é a sua função.
Ele serve para quando o motor da ventoinha parar de funcionar (ficar em curto circuito), prevenir que as resistências de redução de corrente se super aqueçam e venha a pegar fogo, caso o fusível geral não abra ou por algum outro motivo, como fiação em curto. Acredito que se não fosse necessário para a segurança a Renault não iria colocar mais um item no carro.
Com relação ao resistor do radiador deve seguir o mesmo caminho.
Acho que fazer um jumper nesta peça é perigoso, visto que, já se danificou e deve ter sido por super aquecimento, que é a sua função.
DO IT YOURSELF
- bruno_asc
- Twingueiro Novato
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Re: Resistencia do ventilador do radiador
Ola amigo, são sim diodos e referente a "possiveís" aquecimento até é plausivel, mas não confere pois a própria ventuinha refrigera a mesma tanto a do radiador do veiculo quanto a da ventilação interna, e sobre o possível curto circuito, devo informar que ambos os motores acionado por estas resistencias, são acionados por "rele" sendo assim se acontecer de existir um curto no veículo, o fusivel ou fusiveis deverão queimar, a e ainda sobre o "super-aquecimento" que vc se refere, também deverão queimar os fusiveis referente, não sendo assim, o veiculo esta com problemas.
Mais dúvidas ou questioonamentos pode chamar novamente, espero estar ajudando, abraços.
Mais dúvidas ou questioonamentos pode chamar novamente, espero estar ajudando, abraços.
- Oigres
- Twingueiro Professor
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Re: Resistencia do ventilador do radiador
Bruno, eu agradeço sua intenção de ajudar neste assunto.
Não vou tentar te explicar mais nada do que eu penso sobre o mesmo, visto que voce já tem uma opinião formada e pelo que estou vendo não vais racionalizar.
Gostaria que desse uma olhada no esquema abaixo e guardasse para uma futura consulta ou para emitir uma opinião baseada em dados concretos, OK ?
Não vou tentar te explicar mais nada do que eu penso sobre o mesmo, visto que voce já tem uma opinião formada e pelo que estou vendo não vais racionalizar.
Gostaria que desse uma olhada no esquema abaixo e guardasse para uma futura consulta ou para emitir uma opinião baseada em dados concretos, OK ?
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