Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Enviado: 26 Jan 2016, 04:50
Ótimo relato, pode ajudar muito quem estiver passando pelos mesmos sintomas!!
O Site dos Twingueiros
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fuzaro001 escreveu:Bom no meu carro fiquei com esse problema durante muito tempo e ninguem acahva o problema, na primeira vez que apresentou esse defeito eu retirei o sensor de rotação limpei e pronto resolveu por um mes, depois voltou a acontecer de falhar apos a partida e repeti o processo anterior, mas dessa vez não adiantou nada, dai comprei outro sensor e ficou a mesma coisa, dai a um tempo atras meu twingo começou a dar falta de combustível e aumentou o consumo e o carro não andava direito, ficava amarrado, dai passei o scanner e acusou a sonda lambda, lembrando que a mesma fazia 18 meses que havia sido trocada, só que a usada no meu twingo é de 3 fios, dai no caso o aterramento é diretamente na carcaça, então peguei uma sonda de corola de 4 fios e coloquei no lugar e liguei o negativo direto na bateria ja q o de 3 fios não tem negativo o pois o mesmo é feito diretamente na carcaça da sonda, e pronto resolvi o problema, o carro voltou a andar normalmente, voltou a ser econômico e esta andando muito, e as malditas falhas apos a partida pararam.
Resumindo a conclusão que cheguei, a sonda de 3 fios não tem fio especifico para o negativo pois o mesmo é aterrado direto no corpo metálico da sonda, já a sonda de 4 fios o quarto fio é especifico para o negativo, pois com o avançar da tecnologia foi descoberto que com o tempo o corpo metálico da sonda conforme é conectado diretamente no escapamento e sofre variações térmicas extremas, o corpo metálico enferruja e perde contato, fazendo a injeção eletrônica do carro trabalhar sem referencia e não corrigindo a alimentação do veiculo, ja na sonda de 4 fios isso não ocorre pois a sonda não é aterrada por causa do quarto fio que é especifico, e a sonda lambda pode ser usada qualquer uma de qualquer carro desde que seja de qualidade e de quatro fios pois os mesmo são 2 para a resistência interna da sonda (aquecimento) 1 fio é do sinal do modulo e o quarto fio é o negativo, como nos TW se usa sonda de tres fios basta fazer a ligação correta e usar a de 4 fios que sana o problema, e referente a pressão da bomba de combustível o Tw de 4 bicos trabalha com pressão de 2,7 a 2,8 bar em marcha lenta e 3,0 a 3,2 bar com motor em aceleração.
pinagem da sonda
2 fios brancos (resistência interna da sonda, não tem polaridade)
1 fio preto (sinal do modulo de injeção)
1 fio cinza (negativo de preferencia direto da bateria para não ter nenhum tipo de variação na leitura da sonda, pois a mesma é altamente sensível)
No chicote do tw são tres fios de cores diferentes, tem dois fios de uma cor e um de outra cor, sendo os dois de mesma cor ligados nos fios brancos e o outro de uma cor só no fio preto dai sobra o fio cinza da sonda que liga direto na bateria
bom é isso ai, me desculpem pelo longo texto descrito acima, mas quis tentar explicar ao máximo pra ficar claro o que ocorreu e como solucionei o problema do meu carro
qualquer duvida estou a dispocição
Olá meu amigo, boa noitemad_b escreveu:Já perguntei pvt uma msg, mas alguem sabe o modelo da sonda mais especificamente?