Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
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Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Peço ajuda pessoal, vou detalhar bem o problema:
O meu Twingo 1.0 8V motor D7D sempre liga de primeira, mas quase sempre depois de alguns segundos começa a falhar (engasgar ou afogar), mesmo acelerando, ou em lenta, ou em qualquer marcha (ja andando), neste momento ele solta um forte cheiro de gasolina, e dou umas aceleradas e ele limpa e funciona normal. Já tem um ano que estou com ele e está do mesmo jeito, com este problema, não melhora e nem piora, e olha que eu já fiz muita coisa nele.
Consumo está bom, aproximados 17,5 km/l misto (30% cidade), terreno com muitas subidas e descidas.
Foi feito revisões: Velas, na renault, cabos novos NGK, testado sensores de água, map, de rotação, e de pressão combustível. Óleo correto. Limpeza de bicos. Filtros de ar, combustível, óleo. Limpeza motor em cima e em baixo, limpeza TBI. Regulagem de válvulas. Troca correia dentada e tensor. Teste de equalização dos bicos e vazão, ok, verificado canister, também o catalizador. Pressão de bomba, e depois foi desligado motor e verificado se segura pressão (na renault), e me falaram que bobina está ok. Me disseram que sensor de posição de borboleta não causa este problema.
Gasolina já testei BR, Shell, Ipiranga, Bandeira branca, da Argentina, e até BR Podium já enchi o tanque, nunca deixo encherem até o gargalo. Sempre coloco aditivada, conforme pede o manual.
Levei em diversos mecânicos, inclusive na renault que me garantiram que achariam o problema, mas chegou a dar o problema enquanto o mecânico passava o escaner, mas nada encontrado. Até um mecânico especialista em renault, que fez a verificação dos bicos injetores, não resolveu, mas me disse que poderia ser a bomba, mesmo que ela mantenha a pressão ela pode causar isto, mas não sei não, estou com receio, pois já gastei dinheiro com muita coisa mas não achei o defeito, bom a bomba faz barulho, mas parece ser normal, quando o carro anda nem dá para escutá-la.
O problema não chega encomodar muito, logo que começa eu acelero e logo já desafoga e para de falhar. Acontece somente depois da partida mesmo. Alguns segundos depois, dá tempo até de embalar o carro, ou se estiver parado, acontece igual. E algumas vezes que dá a partida não acontece. Não importa se está frio ou quente.
Alguém saberia algo deste problema? poderia me ajudar por favor.
O carro eh muito bom, econômico, confortável, seguro, completo, etc.., não quero trocar por nenhum outro.
O meu Twingo 1.0 8V motor D7D sempre liga de primeira, mas quase sempre depois de alguns segundos começa a falhar (engasgar ou afogar), mesmo acelerando, ou em lenta, ou em qualquer marcha (ja andando), neste momento ele solta um forte cheiro de gasolina, e dou umas aceleradas e ele limpa e funciona normal. Já tem um ano que estou com ele e está do mesmo jeito, com este problema, não melhora e nem piora, e olha que eu já fiz muita coisa nele.
Consumo está bom, aproximados 17,5 km/l misto (30% cidade), terreno com muitas subidas e descidas.
Foi feito revisões: Velas, na renault, cabos novos NGK, testado sensores de água, map, de rotação, e de pressão combustível. Óleo correto. Limpeza de bicos. Filtros de ar, combustível, óleo. Limpeza motor em cima e em baixo, limpeza TBI. Regulagem de válvulas. Troca correia dentada e tensor. Teste de equalização dos bicos e vazão, ok, verificado canister, também o catalizador. Pressão de bomba, e depois foi desligado motor e verificado se segura pressão (na renault), e me falaram que bobina está ok. Me disseram que sensor de posição de borboleta não causa este problema.
Gasolina já testei BR, Shell, Ipiranga, Bandeira branca, da Argentina, e até BR Podium já enchi o tanque, nunca deixo encherem até o gargalo. Sempre coloco aditivada, conforme pede o manual.
Levei em diversos mecânicos, inclusive na renault que me garantiram que achariam o problema, mas chegou a dar o problema enquanto o mecânico passava o escaner, mas nada encontrado. Até um mecânico especialista em renault, que fez a verificação dos bicos injetores, não resolveu, mas me disse que poderia ser a bomba, mesmo que ela mantenha a pressão ela pode causar isto, mas não sei não, estou com receio, pois já gastei dinheiro com muita coisa mas não achei o defeito, bom a bomba faz barulho, mas parece ser normal, quando o carro anda nem dá para escutá-la.
O problema não chega encomodar muito, logo que começa eu acelero e logo já desafoga e para de falhar. Acontece somente depois da partida mesmo. Alguns segundos depois, dá tempo até de embalar o carro, ou se estiver parado, acontece igual. E algumas vezes que dá a partida não acontece. Não importa se está frio ou quente.
Alguém saberia algo deste problema? poderia me ajudar por favor.
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- Christian
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Prezado Douglas . Pelo jeito você fez tudo que poderia dar defeito. Eu não tenho idéia do que possa ser . Quanto a bomba de gasolina , tenho certeza que não é . Quando ela está sem pressão (2 bar é normal) o carro não anda a medida que voce acelera. Você já verificou o atuador de marcha lenta ?
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Douglas,
Sou iniciante, não entendo quase nada de mecânica de automóveis, mas li um problema em outro tópico que talvez tenha uma certa semelhança com o seu.
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =25&t=5435
Veja a resposta do mad_b, talvez os sintomas sejam parecidos.
Aliás, a gente poderia criar uma tabela de sintomas do Twingo e possíveis problemas/soluções, para ajudar a encontrar ajuda, não concordam?
Sou iniciante, não entendo quase nada de mecânica de automóveis, mas li um problema em outro tópico que talvez tenha uma certa semelhança com o seu.
http://www.twingoclube.com/forum/viewto ... =25&t=5435
Veja a resposta do mad_b, talvez os sintomas sejam parecidos.
Aliás, a gente poderia criar uma tabela de sintomas do Twingo e possíveis problemas/soluções, para ajudar a encontrar ajuda, não concordam?
- mad_b
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Oi. Já me aconteceu do regulador de pressão de combustível estar com diafragma furado, e aspirava gasolina pela mangueira de vácuo em marcha lenta. Uma peça nova do uno custa barato e resolveu o problema. Atuador de marcha lenta troquei tambem, desregulava a mistura. Cheque este regulador de pressão. Já falei sobre isso em outro tópico nao lembro agora. Boa sorte 

Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
O regulador de pressao do combustivel ja foi verificado na Renault. Somente eu acho que nao verifiquei ainda o atuador de marcha lenta, pois eu acreditava nao ser o problema, pq o problema acontecia mesmo sem estar em marcha lenta. Mas a proxima vez vou verificar o atuador de marcha lenta.mad_b escreveu:Oi. Já me aconteceu do regulador de pressão de combustível estar com diafragma furado, e aspirava gasolina pela mangueira de vácuo em marcha lenta. Uma peça nova do uno custa barato e resolveu o problema. Atuador de marcha lenta troquei tambem, desregulava a mistura. Cheque este regulador de pressão. Já falei sobre isso em outro tópico nao lembro agora. Boa sorte
Grato pelas respostas
- mad_b
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Geral de conectores/limpeza pode ter algum mau contato. Resta ainda sensor MAP e de temperatura do ar.
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
o da minha mae, que estou mexendo, tava com esse problema..
no que fui desmontando pra dar uma geral.. descobri que uma mangueira estava rachada.. e como ela vai depois da borboleta.. certamente dava erro no calculo de injeção por causa do sensor map.
essa magueira no caso eu não sei dizer o que faz, mas acredito que colete ar quente da exaustao e misture no coletor de adm pra aquecer mais rapido o ar.
é uma daquelas finas que sai de baixo do TBI e conecta numa daquelas entradas no coletor de admissão, do lado da que conecta no canister.
troquei e não tive mais o problema.
no que fui desmontando pra dar uma geral.. descobri que uma mangueira estava rachada.. e como ela vai depois da borboleta.. certamente dava erro no calculo de injeção por causa do sensor map.
essa magueira no caso eu não sei dizer o que faz, mas acredito que colete ar quente da exaustao e misture no coletor de adm pra aquecer mais rapido o ar.
é uma daquelas finas que sai de baixo do TBI e conecta numa daquelas entradas no coletor de admissão, do lado da que conecta no canister.
troquei e não tive mais o problema.
- mad_b
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
O famoso "ar falso"
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Eu já havia questionado o mecânico sobre isto, mas ele me falou que não daria este sintoma, pois quando ele está funcionando normal, ao acelerar e soltar o acelerador a rotação cai rápido, normalmente. Porém vou tentar verificar se não há entrada de ar mesmo, e também vou verificar as demais dicas, principalmente limpeza dos conectores. Obrigado a todos.SrMiau escreveu:o da minha mae, que estou mexendo, tava com esse problema..
no que fui desmontando pra dar uma geral.. descobri que uma mangueira estava rachada.. e como ela vai depois da borboleta.. certamente dava erro no calculo de injeção por causa do sensor map.
essa magueira no caso eu não sei dizer o que faz, mas acredito que colete ar quente da exaustao e misture no coletor de adm pra aquecer mais rapido o ar.
é uma daquelas finas que sai de baixo do TBI e conecta numa daquelas entradas no coletor de admissão, do lado da que conecta no canister.
troquei e não tive mais o problema.
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Re: Motor engasgando após a partida e depois já normaliza
Bom no meu carro fiquei com esse problema durante muito tempo e ninguem acahva o problema, na primeira vez que apresentou esse defeito eu retirei o sensor de rotação limpei e pronto resolveu por um mes, depois voltou a acontecer de falhar apos a partida e repeti o processo anterior, mas dessa vez não adiantou nada, dai comprei outro sensor e ficou a mesma coisa, dai a um tempo atras meu twingo começou a dar falta de combustível e aumentou o consumo e o carro não andava direito, ficava amarrado, dai passei o scanner e acusou a sonda lambda, lembrando que a mesma fazia 18 meses que havia sido trocada, só que a usada no meu twingo é de 3 fios, dai no caso o aterramento é diretamente na carcaça, então peguei uma sonda de corola de 4 fios e coloquei no lugar e liguei o negativo direto na bateria ja q o de 3 fios não tem negativo o pois o mesmo é feito diretamente na carcaça da sonda, e pronto resolvi o problema, o carro voltou a andar normalmente, voltou a ser econômico e esta andando muito, e as malditas falhas apos a partida pararam.
Resumindo a conclusão que cheguei, a sonda de 3 fios não tem fio especifico para o negativo pois o mesmo é aterrado direto no corpo metálico da sonda, já a sonda de 4 fios o quarto fio é especifico para o negativo, pois com o avançar da tecnologia foi descoberto que com o tempo o corpo metálico da sonda conforme é conectado diretamente no escapamento e sofre variações térmicas extremas, o corpo metálico enferruja e perde contato, fazendo a injeção eletrônica do carro trabalhar sem referencia e não corrigindo a alimentação do veiculo, ja na sonda de 4 fios isso não ocorre pois a sonda não é aterrada por causa do quarto fio que é especifico, e a sonda lambda pode ser usada qualquer uma de qualquer carro desde que seja de qualidade e de quatro fios pois os mesmo são 2 para a resistência interna da sonda (aquecimento) 1 fio é do sinal do modulo e o quarto fio é o negativo, como nos TW se usa sonda de tres fios basta fazer a ligação correta e usar a de 4 fios que sana o problema, e referente a pressão da bomba de combustível o Tw de 4 bicos trabalha com pressão de 2,7 a 2,8 bar em marcha lenta e 3,0 a 3,2 bar com motor em aceleração.
pinagem da sonda
2 fios brancos (resistência interna da sonda, não tem polaridade)
1 fio preto (sinal do modulo de injeção)
1 fio cinza (negativo de preferencia direto da bateria para não ter nenhum tipo de variação na leitura da sonda, pois a mesma é altamente sensível)
No chicote do tw são tres fios de cores diferentes, tem dois fios de uma cor e um de outra cor, sendo os dois de mesma cor ligados nos fios brancos e o outro de uma cor só no fio preto dai sobra o fio cinza da sonda que liga direto na bateria
bom é isso ai, me desculpem pelo longo texto descrito acima, mas quis tentar explicar ao máximo pra ficar claro o que ocorreu e como solucionei o problema do meu carro
qualquer duvida estou a dispocição
Resumindo a conclusão que cheguei, a sonda de 3 fios não tem fio especifico para o negativo pois o mesmo é aterrado direto no corpo metálico da sonda, já a sonda de 4 fios o quarto fio é especifico para o negativo, pois com o avançar da tecnologia foi descoberto que com o tempo o corpo metálico da sonda conforme é conectado diretamente no escapamento e sofre variações térmicas extremas, o corpo metálico enferruja e perde contato, fazendo a injeção eletrônica do carro trabalhar sem referencia e não corrigindo a alimentação do veiculo, ja na sonda de 4 fios isso não ocorre pois a sonda não é aterrada por causa do quarto fio que é especifico, e a sonda lambda pode ser usada qualquer uma de qualquer carro desde que seja de qualidade e de quatro fios pois os mesmo são 2 para a resistência interna da sonda (aquecimento) 1 fio é do sinal do modulo e o quarto fio é o negativo, como nos TW se usa sonda de tres fios basta fazer a ligação correta e usar a de 4 fios que sana o problema, e referente a pressão da bomba de combustível o Tw de 4 bicos trabalha com pressão de 2,7 a 2,8 bar em marcha lenta e 3,0 a 3,2 bar com motor em aceleração.
pinagem da sonda
2 fios brancos (resistência interna da sonda, não tem polaridade)
1 fio preto (sinal do modulo de injeção)
1 fio cinza (negativo de preferencia direto da bateria para não ter nenhum tipo de variação na leitura da sonda, pois a mesma é altamente sensível)
No chicote do tw são tres fios de cores diferentes, tem dois fios de uma cor e um de outra cor, sendo os dois de mesma cor ligados nos fios brancos e o outro de uma cor só no fio preto dai sobra o fio cinza da sonda que liga direto na bateria
bom é isso ai, me desculpem pelo longo texto descrito acima, mas quis tentar explicar ao máximo pra ficar claro o que ocorreu e como solucionei o problema do meu carro
qualquer duvida estou a dispocição
Twingo 99/00
Swap pro D7F
Com teto solar Skywindow
Direção Elétrica
Farol de Milha
Rodas Gisa 15
Faróis angel eyes e lanternas alteza
Projeto RS loading...
Swap pro D7F
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