Página 1 de 4

Filtro de ar esportivo

Enviado: 31 Mar 2009, 15:31
por mad_b
Pessoal, como no twingo o ar dá 1500 voltas até chegar na TB, será que colocar um filtro (Racechrome?) esportivo com captação de ar frio é claro, melhoraria um pouco o desempenho? E os filtros que tem por aí, filtram mesmo ou corro o risco de admitir areia ou outra coisa por filtragem precária :shock: . Valeu...

Re: Filtro de ar esportivo

Enviado: 09 Abr 2009, 00:06
por Rufis
Olá mad_b;

Também estavá vendo na net a respeito do filtro de ar esportivo, e em todos lugares as respostas são as mesmas. falam que aumenta até 5cv em alguns casos.

Ai fui verificar como seria o encaxe do filtro no twingo, e notei que o filtro fica atras do motor, só que não consegui ver da onde ele puxar ar para o motor, já que aquela tampa que tira pra trocar o filtro é oca e não tem nenhuma entrada de ar, e a mangueira tipo de pano que tem do lado da bateria que aparentemente seria para puxar ar, está solta.

Alguém ai pode me tirar essa dúvida???

abraço.

Re: Filtro de ar esportivo

Enviado: 09 Abr 2009, 08:51
por mad_b
Esta mangueira "de pano" que você fala, do lado da bateria, precisamente é a que puxa ar frio do bocal ao lado do farol, e conduz o ar à entrada do filtro original, cuja entrada está ao lado da "curva" de "borracha" que pega o ar do filtro e leva ao corpo TB. Seu carro deve estar puxando ar quente do compartimento do motor, se como você diz, está solta. O ganho de 5CV se dá em carros com uns 150 CV. A melhora de fluxo de ar em carros se dá na faixa de 2 a 4% nos melhores casos. Em propagandas da K&N os ganhos de 25 a 35 CV são em BMWs de mais de 250CV de potência. Ainda assim é meio otimista, pois este ganho é um pico em uma rotação específica. Eu creio que o fluxo de ar no caso do meu twingo melhore, porque o ar no sistema original caminha dentro de tubulações mais ou menos 1 metro até chegar na TB... Aliás, esta mangueira de ar "de pano" quase tudo que é Twingo do tipo do meu que eu vi ela está rasgada e/ou solta (o meu inclusive). Adaptei uma daquelas mangueiras de papelão aluminizado (normalmente usadas para conduzir ar quente para as válvulas thermac de carros antigos como o santana a álcool 85). Fiz esta substituição há alguns meses, a mangueira tem o interior um pouco rugoso, mas não muito, e o exterior aluminizado ajuda a limitar o calor que ela capta do cofre do motor. Ela é relativamente rígida e extensível, como chaminé de aquecedor a gás. Ela não tem amassados nem deformações e tem o diametro interno igual à original, coloquei e ficou muito bom. Minha pergunta se deve ao fato de eu acreditar que se colocar um filtro a uns 30cm da boca do TB, com uma carenagem termoisolante (aluminizada) e um condutor de ar frio do exterior, como o do kit da K&N par o Twingo (só procurar no site da K&N) possa melhorar o desempenho um pouco, devido ao fato do sistema original ter kilometros de mangueiras e curvas. ;)

Re: Filtro de ar esportivo

Enviado: 16 Abr 2009, 13:15
por leao.ez
Pessoal, estou com problemas naquela peça de plástico onde tem o filtro de ar, pois mandei regular e fazer uma limpeza e os caras da oficina quebraram os encaixes. Esta peça esta meio solta, mas como é antes da tbi, não surtei. Quanto a tomada de ar frio, chamada cai (cold air intake), meu twingo ja veio com uma tubulação metalica, como o amigo falou anteriormente, mas notei que onde ela encaixa no filtro, esta solta. Como o lugar é de dificil acesso e tem muita parafernália eletrica ligada lá, estou reunindo coragem e paciencia pra mexer no lugar e resolver de uma vez por todas a bagunça. Olhando por cima, fica dificil entender o caminho que o ar faz pra passar no filtro e na tbi, mas desmanchando deve ficar mais facil. Quando finalmente fizer, coloco um tutorial aqui.

Abraços

Re: Filtro de ar esportivo

Enviado: 16 Abr 2009, 13:30
por mad_b
O meu (peguei ele assim já) tem apenas um dos grampos segurando a tampa do filtro no lugar. O outro lado tem um parafuso no plástico. Coisas típicas de zé-arruela mexendo no carro.

Resumindo, o ar chega no filtro atrás do motor por baixo, entre a bateria e o motor. E volta filtrado por cima, com uma curva de borracha de cerca de 30cm, com o respiro do óleo por baixo, pouco antes da TB.

Na entrada do filtro tem uma espécie de flange de borracha, a mangueira que capta ar pro filtro é apenas encaixada ali. Entretanto passei algumas voltas de fita de alumínio adesiva para fixar.

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Enviado: 29 Jul 2009, 08:44
por edgar_rs
Respondido via MSN...

Trabalho do cão meu amigo... não recomendo. Acho que só aquele esquema que tu me mandou no youtbe...

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Enviado: 30 Jul 2009, 07:47
por CrackBoy
Poxa ED, fico extremamente triste por isso... como sabe, gosto sempre de dar uns ~overclocks~ nos meus carros, e esse pelo visto vai ficar original =(

Tou pensando em trazer um K&N mesmo para substituir na Air Box original do carro e largar de mao...

Abracos!

Re: Filtro de ar esportivo

Enviado: 05 Ago 2009, 03:21
por xaolin
bah se o que tu diz é verdade entao fiz besteira...
a ventilacao interna do meu twingo ñ ta funcionando e tb ñ corri atras para consertar devido aos 40°C daki..
pensei que aquela mangueira "DE PANO" captava ar para dentro do carro e q no meu caso estava de bobeira alí..

alguem tem como confirmar isso?
vlw

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Enviado: 05 Ago 2009, 19:40
por CrackBoy
Edgard,

Vou procurar pra tí alguem que venda aquilo lá... relaxe...

Quanto a filtro esportivo, definitivamente esse motor nao colabora com "overclock" de forma alguma. Até para pegar sinal de tachometro eu nao consigo chegar no diabo da injeção que é malocada atras da caixa de ar do motor... RAIVA!

Ou seja, quer usar filtro esportivo, é comprar um K&N replacement in box para motor D4F no Ebay da Inglaterra e puxar um cold air intake com tubo de piscina como eu mesmo fiz.

Abraços!

Re: Motor D4D - Substituição por filtro Esportivo.

Enviado: 06 Ago 2009, 18:35
por edgar_rs
Ou achar alguma peça que substitua a tampa plástica e modifique toda a admissão de ar, como nos K4M que vc mandou naquela figura (que não acho mais... :x ).

Problema é: existe pro D4F???