Oi, eu já penso que quando o ponteiro indicar temperatura alta demais, vai ser tão rápido quanto o acender da luz espia, e a açào a ser tomada será a mesma, parar imediatamente, deixar o carro com aceleração média por alguns instantes, e se não baixar ou não apagar, tem que desligar e ver o que há.
A luz de temperatura é muito pouco usada, e o fabricante utiliza primeira linha ao fabricar os carros, para uma espia de água queimar... nunca ouvi falar.
Quando se está dirigindo, a menos que se fique o tempo todo checando, o medidor não vei ser de grande utilidade, pois eventualmente o medidor esquenta além da média (aciona a ventoinha) e volta ao normal, etc. O efeito prático maior vai ser o de "painel de avião", que tem dezenas de medidores para que o "piloto" se sinta pilotando "a máquina"...
Para a grande maioria dos motoristas, uma luz vermelha acesa deveria ser de grande preocupação do mesmo modo que o medidor indicando alta temperatura. A luz vermelha vai ser percebida pela visão periférica rapidamente. Já o medidor de temperatura vai estourar e o motorista pode nem notar a tempo.
Agora, todos sabem que tem motorista que anda com o carro piscando o alerta e nem nota, que acha que é só por gasolina e andar... Já para o motorista mais cuidadoso, um indicador de temperatura certamente vai ajudar, por exemplo a identificar potenciais problemas com o sistema de refrigeração ou óleo, já que em caso de falta de óleo a temperatura vai ficar subindo com maior freqüência sem que uma luz espia de temperatura acenda. Mas para quem troca o óleo e verifica "como deve ser", isto nunca vai acontecer...
Assim como com o tempo, passei a nem fazer questão de tacômetro, é só mais uma perfumaria pra tirar a atenção da estrada. Com pouco de prática com cada carro, se passa a perceber as faixas de rotação no sentimento ou no ouvido, até mesmo pela velocidade X marcha. Quem tem certa idade vai lembrar que os fuscas, brasília, até mesmo gol tinha marcações de marcha no velocímetro, indicando rotação adequada para troca.
Enfim, um medidor de temperatura é mais um auxílio para quem realmente precisa, em meu caso acho desnecessário.
