SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, regulagens, consumo...
William
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 347
Registrado em: 27 Set 2008, 23:59
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 1996
Motorização: 1.2 8V
Cor: cinza
Localização: PONTA GROSSA-PR

SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por William »

Olá amigos,
tenho uma duvida como ver a temperatura do nosso TW
porque não tem o marcador de temperatura e fico com medo
do carro fever e derrete o motor...
da algum alerta sinal sonoro alguem sabe como é?


grato

william.
TWINGO DUB-PG TW WILL
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por Mauricio »

William,
Esse talvez seja o maior defeito do Twingo: a falta do indicador de temperatura.

O que ele tem apenas é a luzinha vermelha que ascende se a temperatura ficar muito quente.
Mauricio Santos
Imagem
William
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 347
Registrado em: 27 Set 2008, 23:59
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 1996
Motorização: 1.2 8V
Cor: cinza
Localização: PONTA GROSSA-PR

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por William »

eu conversei com um mecanico amigo meu
ele vai instalar pra mim um indicador de temperatura
dai da pra acompanhar...
por exemplo esses dias viagei e realmente tinha hora que ligava
a ventuinha acendia a luz de oleo e de temperatura
tem q ficar esperto

valeu Mauricio
TWINGO DUB-PG TW WILL
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por mad_b »

Cara, pra acender óleo e temperatura teu sistema de refrigeração do motor de estar deficiente ou com algum problema, ainda o óleo baixo e/ou incorreto para o motor. Já tive muito carro só com luz espia, e pra acender tem que ter algo errado. Mesmo dando ferro lascado por horas o sistema tem que dar conta sem problemas, ligando ou não a ventoinha conforme necessidade (se estiver viajando nem vai ligar).

Veja se não tem algum problema, mesmo! Talvez até bomba de óleo, ou de água... :shock:

...Teu mecânico tá a fim de ganhar em cima de instalar um medidor no teu carro...
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por Mauricio »

mad_b,
O problema de só ter a luz espiã é que quando ela acende você tem que parar.
Já, tendo o medidor de temperatura fica mais fácil. Quando você nota que a temperatura está subindo muito pode parar com calma e ver o que está acontecendo. Além disso, e se a luz resolve queimar?
O problema é que os medidores que eu ví até agora não combinam com o Twingo. O ideal seria conseguir fazer alguma modificação para deixar ele junto com o painel de instrumentos.
Mauricio Santos
Imagem
Avatar do usuário
mad_b
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 356
Registrado em: 15 Out 2008, 22:48
Cidade: Eindhoven - Holanda
Estado: Another Country
Ano do Twingo: Não Tenho
Cor: Preto

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por mad_b »

Oi, eu já penso que quando o ponteiro indicar temperatura alta demais, vai ser tão rápido quanto o acender da luz espia, e a açào a ser tomada será a mesma, parar imediatamente, deixar o carro com aceleração média por alguns instantes, e se não baixar ou não apagar, tem que desligar e ver o que há.
A luz de temperatura é muito pouco usada, e o fabricante utiliza primeira linha ao fabricar os carros, para uma espia de água queimar... nunca ouvi falar.

Quando se está dirigindo, a menos que se fique o tempo todo checando, o medidor não vei ser de grande utilidade, pois eventualmente o medidor esquenta além da média (aciona a ventoinha) e volta ao normal, etc. O efeito prático maior vai ser o de "painel de avião", que tem dezenas de medidores para que o "piloto" se sinta pilotando "a máquina"...

Para a grande maioria dos motoristas, uma luz vermelha acesa deveria ser de grande preocupação do mesmo modo que o medidor indicando alta temperatura. A luz vermelha vai ser percebida pela visão periférica rapidamente. Já o medidor de temperatura vai estourar e o motorista pode nem notar a tempo.

Agora, todos sabem que tem motorista que anda com o carro piscando o alerta e nem nota, que acha que é só por gasolina e andar... Já para o motorista mais cuidadoso, um indicador de temperatura certamente vai ajudar, por exemplo a identificar potenciais problemas com o sistema de refrigeração ou óleo, já que em caso de falta de óleo a temperatura vai ficar subindo com maior freqüência sem que uma luz espia de temperatura acenda. Mas para quem troca o óleo e verifica "como deve ser", isto nunca vai acontecer...

Assim como com o tempo, passei a nem fazer questão de tacômetro, é só mais uma perfumaria pra tirar a atenção da estrada. Com pouco de prática com cada carro, se passa a perceber as faixas de rotação no sentimento ou no ouvido, até mesmo pela velocidade X marcha. Quem tem certa idade vai lembrar que os fuscas, brasília, até mesmo gol tinha marcações de marcha no velocímetro, indicando rotação adequada para troca.

Enfim, um medidor de temperatura é mais um auxílio para quem realmente precisa, em meu caso acho desnecessário. :-)
Carro anteriores (atualmente a pé/bicicleta):
- Moto Suzuky YES EN 125 07/08 (foi-se em 2021)
- Twingo 99 1.0 MPI (foi-se em 2021)
- Twingo 98 1.15 MPI 201.000 Km (foi-se em 2013)
William
Twingueiro Professor
Twingueiro Professor
Mensagens: 347
Registrado em: 27 Set 2008, 23:59
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 1996
Motorização: 1.2 8V
Cor: cinza
Localização: PONTA GROSSA-PR

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por William »

Outra coisa...
Esses dia fiz uma viagem e parei para tomar um cafe e resolvi dar uma checada no carro
e abri o reservatorio da agua e levei um susto o motor quente a agua gelada como pode isso
porque os outros carros que tenho sempre ferve a agua
acredito eu que o sistema é outro ou to com problemas
e com voces como é?



william
TWINGO DUB-PG TW WILL
Avatar do usuário
Willfechio
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Jul 2008, 15:46
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.0 8V
Cor: Azul

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por Willfechio »

Outro dia, falei com o meu mecânico sobre o motor quente e a água fria, e ele disse que isto é o certo, só não entendo porque a ventoinha liga toda hora ...
Avatar do usuário
Leosch
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Nov 2008, 19:20
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
Ano do Twingo: 2001
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por Leosch »

O meu tambem anda assim... a ventuinha liga direto... :(
Mas acho que foi porque a mangueira de entrada do filtro de ar, próxima ao painel, está toda deteriorada. Ando atrás de uma usada, porque na concessionária ela custa 170! Se não achar, vai ser isso mesmo. Ventuinha ligada contantemente está longe de me parecer normal. Já olhaste aquela mangueira :?:
danilo rodrigues
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Fev 2009, 21:02
Cidade: rib preto
Estado: São Paulo

Re: SOBRE TEMPERATURA COMO VER

Mensagem por danilo rodrigues »

DESCULPA CONTRARIAR SEU MECANICO,POIS TBM SOU MECANICO TRABALHEI NA RENAULT .
SE O MOTOR ESTA QUENTE E O RESERVATORIO ESTÁ FRIO É LOGICO Q A AGUA NAO ESTÁ CIRCULANDO..
GENTE VCS TEM Q ACHAR UNS MECANICOS MENOS MARRETA...
Responder