Carros rebaixados só podem andar com autorização do Detran

Tudo que envolve a suspensão do Twingo...
Avatar do usuário
Mauricio
Administrador
Administrador
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:07
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V
Cor: Preto
Contato:

Carros rebaixados só podem andar com autorização do Detran

Mensagem por Mauricio »

Desde maio, quando o Contran publicou uma resolução que permite com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada, o interesse e as inquietações dos fãs de carros “socados” só têm aumentado.

Qual é o procedimento para regularizar carros rebaixados? Preciso de algum tipo de autorização, como no caso do GNV?
- De acordo com o Detran de São Paulo, o interessado deve solicitar autorização prévia da autoridade policial no Setor de Modificações da respectiva unidade do Detran. Deve-se preencher o formulário próprio para isso e anexar cópia do RG e do CRLV, solicitando a modificação pretendida na suspensão. Como exemplo, ver procedimentos no http://www.detran.sp.gov.br - ícone Veículos - Alteração de Características.

Se a modificação da suspensão é regularizada pelo Detran, por que as seguradoras podem se recusar a aceitar carros rebaixados ou mesmo se isentar da responsabilidade em casos de acidente?
- Esse assunto é complicado, mas todas as seguradoras se baseiam por uma regra de recusa, em que ela, a seguradora, pode recusar qualquer solicitação de seguro, seja qual for o motivo.

Que observações acompanham o documento do carro rebaixado quando ele se torna regularizado? Essa descrição pode ser retirada posteriormente ?
- De acordo com o Detran de São Paulo, a alteração será anotada no campo de observações do CRLV e poderá ser retirada quando o veículo voltar a situação anterior.

Qual medida deve ter a distância entre o solo o farol baixo do carro? É permitido usar as molas originais do carro cortadas?
- Existe uma medida mínima do solo como referência, que é de 480 mm medidos do centro geométrico do farol baixo ao solo, devendo ser observado o artigo 6º, da Resolução Contran 262/07, que não permite sistemas com regulagem de altura.

Alterar o tamanho da roda sem rebaixar o carro traz algum dano à estrutura do carro? A troca de um aro 13 polegadas por um de 15 ou 17 polegadas pode comprometer a durabilidade da suspensão?
- Em um primeiro momento, qualquer alteração das características originais em um carro pode gerar conseqüências, sendo algumas mais e outras menos sérias. A alteração das rodas, por exemplo, de imediato vai interferir nas medições de velocidade e distância registradas pelo velocímetro e odômetro do veículo. A configuração de fábrica, nesse caso a aferição, ficaria comprometida. Seria necessário refazê-la em uma loja especializada. Algumas alterações, por mais simples que possam parecer, devem ser bem pensadas. Vamos pegar um exemplo: um carro 1.0 básico com aro 13 de fábrica recebe um aro 14 do modelo 1.6. Parece simples essa alteração, não? Mas o mesmo modelo de carro pode ter componentes diferentes na suspensão conforme a versão. Os amortecedores podem ser outros, com calibragens diferentes, o que vai causar uma grande interferência no automóvel, seja no consumo, na estabilidade, entre outros fatores. Isso tudo leva a uma única possibilidade: se for alterar alguma coisa no seu carro, procure orientação de pessoal capacitado, mas saiba que nem tudo é recomendado. Quanto à legislação, o texto diz que o conjunto formado pela roda e o pneu tem de ser mantido de acordo com a medida original. Isso quer dizer que se um carro tem rodas de 15 polegadas e receber outras no tamanho 17, mas com perfil do pneu mais baixo, em tese será mantido o tamanho do conjunto original.

Quais são os locais habilitados a fazer inspeção para que a situação do veículo seja regularizada?
- A lista de endereços pode ser verificada no site do Inmetro ou no balcão de informações dos Detrans. Deve-se verificar a lista de Institutos Técnicos Credenciados (ITLs), que são as oficinas credenciadas junto ao Inmetro para confecção do laudo necessário.

Se um carro na garantia for rebaixado, ele perde esse direito em relação a problemas ligados à suspensão?
- Essa é a maior desvantagem de alterações no carro novo. O automóvel que sofrer alguma mudança na sua característica original estará sujeito a perda da garantia de fábrica.


;)

(Fonte G1. Veja Aqui a matéria completa,)
Mauricio Santos
Imagem
Responder