Ventoinha / ventilador do radiador

Tire suas dúvidas sobre a ventilação do Twingo.
ericktavora
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Fev 2010, 16:10
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por ericktavora »

fala pessoal twingo
Sou do rio de janeiro e minha ventoinha não estava armando
o carro ferveu e chegou até a morrer como todos sabem aqui é quente de mais
o modelo do meu twindo é 99 então ele não tem cebolinha e sim um sensor
qual foi minha solução ?
dei um talho com o estilete no fio vermelho e no preto antes do encaixe do conector
ali liguei um fio em cada cor um no preto e outro no vermelho o fio preto liguei na bateria direto
e o vermelho liguei la na frente no segundo estagio da ignição
como char essse fio, pegue o positivo coloque a chave no segundo estagio e va testando se não me engano são 4 ou 6 fios e da para testar sem cortar o fio é só testar pela parte de traz do conector
então quando viro o segundo estagio ela arma antes do motor virar ai posso escutar ela funcionar e depois viro a chave no terceiro estagio e ligo o carro
usei um fio de 2,5 custo R$ 5,00
contras
Sei que é um gatilho e que a ventoinha aperentemente tera um desgaste maior
sei que o motor vai trabalhar mais frio e o consumo vai almentar alguns centavos
prós
mas tambem sei que uma ventoinha ligando e desligando toda hora tambem tem um desgaste as vezes maior do que ligada direto
quando viro para o segundo estagio da para escutar la no fundo um ventilador ligado então sei que esta funcionando tem ventonha por R$ 300,00 na internet
se queimar coloco outra é melhor do que fazer o motor deixo aqui mais uma alternativa
abraçooo
Avatar do usuário
schneider80
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 315
Registrado em: 06 Ago 2008, 23:55
Cidade: Campo Bom-RS e Sao Paulo-SP
Estado: Rio Grande do Sul
Ano do Twingo: 1995
Motorização: 1.2 8V
Cor: Verde

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por schneider80 »

eita gambiarra hein!
Cara, eu te sugiro puxar dois fiozinhos pra dentro do carro, nem precisa ser 2,5mm², e instalar em algum interruptor separado da chave da ignição.
Aí tu liga a ventoinha manualmente pelo interruptor.
Evandro Farias
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Fev 2010, 08:51
Cidade: rio claro
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por Evandro Farias »

Comprei o carro a menos de uma semana e hj ao lavar o carro encanei de dar uma olhada geral, pra minha surpresa o reservatorio de agua estava vazio :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
dai ja começou a dar aquela azia no estomago :| :| . ja corri pra ver o fusivel da ventoinha pimba não tem fusivel , peguei um reserva para trocar e qual nao foi minha surpresa .... nao tem contato onde encaixa o fusivel :x :x :x oque eu faço..?????
sera que a ventoinha esta parada esse tempo todo ...?
e se nao tem contato onde encaixa o fusivel oque pode ser feito....???
como vejo se a ventoinha esta funcionando ??/
e qual os danos ao motor essa semana andando assim podem ter causado...?
Por favor gente da uma forcinha ai acabei de pegar o carro e ja to com essa bucha ..!!!
alcelo
Twingueiro Aprendiz
Twingueiro Aprendiz
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Jan 2010, 16:32
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 1998
Motorização: 1.2 8V
Cor: Vermelho

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por alcelo »

o seu motor é diferente do meu por isso não posso te dar certeza de como testar ou mesmo a localização dos componentes por ser diferente, mais deixa o capô do motor aberto e liga o carro, vai acelerando até esquentar o carro e vê se funciona a ventoinha, aproveita e para dar uma olhada nas mangueiras e conexões a procura de vazamento de água. No meu carro se eu tirar o conector do sensor de temperatura da água ele dispara até eu conectar de novo, isso com o contato ligado. Com relação ao fusível, deve estar em outro lugar, dai tem que ver com um eletricista ou de repente alguém do fórum te da uma luz nessa questão.....
Obs: não esqueça que a água tem que ser completada com o carro frio e para evitar ar no sistema tem que sangrar, tirando o parafuso que tem na mangueira. Acho que isso é igual para todos.
Boa sorte com o TWINGO
Evandro Farias
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Fev 2010, 08:51
Cidade: rio claro
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por Evandro Farias »

Obrigado alcelo, entao agora a noite sai e liguei o ar e a danada da ventoinha funcionou.
quanto ao painel onde vai o fusivel eu olhei no diagrama e no manual e o local onde vai o respectivo fusivel esta vazio sem os contatos internos entendi.....?
e o reservatorio esta muito sujo... quanto a completar a agua estou totalmente por fora apenas coloquei agua logo pela manha com o carro parado ...

Bem pelo menos a ventuinha funcionou, mas *E Agora Jose* Como solucionar esse impasse ..!!
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda pessoal..!!
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por SsioX »

O meu tbm veio sem o fusivel da ventoinha como no seu, mas eu coloquei no lugar respctivo a ela, nao prestei atenção se tem contactos lá, mas coloquei assim mesmo.

O que vc pode fazer é ligar o carro e ligar o arcondicionado se a ventoinha funcionar blz, senão =/.
O meus custa para armar por causa da temperatura, mas deixando ele ligado por uns 5 min ela já liga.
Evandro Farias
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Fev 2010, 08:51
Cidade: rio claro
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por Evandro Farias »

Então Ssiox, com o ar condicionado a ventuinha funciona normalmente, mas sem o ar estar ligado ela nao funciona em momento algum ..!!!
alguem ja passou por isso alguma vez ..??
Avatar do usuário
SsioX
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 298
Registrado em: 25 Mar 2009, 14:23
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Ano do Twingo: 2002
Motorização: 1.0 16V
Cor: Prata
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por SsioX »

Vendo isso, da para perceber que sua ventoinha esta funcionando, mas...., pode ser que o termostato, (vulgo cebolão), não encontrei agora, mas já vi aqui no forum um post com fotos e tudo de onde ele fica, e como limpar-lo.

Já ia me esquecendo, no meu Twingo, ela tem 2 velocidades fraca e forte, na fraca vc nem ouve ela funcionar ja na forte sim, tem que observar isso, e tbm quando eu uso o carro mesmo em transito intenço ela custa a ligar, achei até estranho e mandei o mecanico dar uma olhada e verificou e falou que esta tudo bem, mas amesmo assim eu fico meio cabreiro :roll:
Evandro Farias
Twingueiro Novato
Twingueiro Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Fev 2010, 08:51
Cidade: rio claro
Estado: São Paulo
Ano do Twingo: 2000
Motorização: 1.0 8V

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por Evandro Farias »

Problema resolvido :

Foi constatado que o PROPRIETARIO se borra de preocupação por qualquer coisinha diferente no carrinho ;) ;) .... a ventoinha esta perfeita, apenas demora mesmo pra acionar e é muito silenciosa...rsrs
deixei o motor ligado e o capo aberto e Pimba a danada funcionou so demorou um pouquinho.
desculpe aos amigos pela amolação desnecessaria ...!!!
roger
Twingueiro Jr.
Twingueiro Jr.
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Jul 2009, 19:55
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Ano do Twingo: 1999
Motorização: 1.2 8V
Cor: verde

Re: Ventoinha / ventilador do radiador

Mensagem por roger »

Funcionou as duas velocidades?
Responder