Pesquisando na internet, achei o seguinte:
"Aquilo que deveria ser um conforto tornou-se uma complicação para os proprietários do Renault Clio: chaves com telecomando eletrônico que param de funcionar. Ouvimos 20 proprietários de cinco estados do país que tiveram o mesmo problema. "Fui abrir meu carro pela manhã e o sistema não funcionava. Tive de usar a fechadura para abrir a porta. Quando levei à concessionária, tomei um susto. Disseram que teria de fazer uma nova chave por 900 reais", afirma o paulista José Carvalho, 61 anos, dono de um Clio RN 1.0 2001. No fim, o resultado foi uma dor de cabeça de 350 reais resolvida numa revenda Renault, que conseguiu reparar o equipamento.
Segundo Almeida Filho, proprietário da Chaveiros Almeida Filho, especializado em reparos em chaves de automóveis de Fortaleza (CE), esse mau funcionamento entre os Renault é comum: "Tivemos uma série desses problemas por aqui. Os clientes compravam o carro e alguns meses depois dava essa pane no sistema. Na época a concessionária local acabou sofrendo alguns processos e eu arrumei diversos Clio com esse defeito", diz. "Hoje atendo uma média de 25 carros da Renault em cada 100 automóveis de outras marcas."
Troca de senha Só que a inatividade da trava elétrica não é o único defeito que pode ocorrer. Em alguns casos, o motor não dá partida. A publicitária Carolina Bonazza, 29 anos, foi uma dessas vítimas. "Tentei ligar meu carro e nada. Entrei em contato com a montadora e eles me informaram que teriam de recodificar a chave." Outro que passou pela mesma situação foi o cearense Dario Granggeiro, 43 anos, dono de um Clio RT 1.6 ano 2000. "Quando tentei ligar o carro, não aconteceu nada. Fiquei quase três meses tentando solucionar o problema em diversos lugares. Na concessionária Renault informaram que teria de trocar todo o sistema de partida, o que sairia em torno de 4 000 reais."
A razão é que, além do sistema eletrônico responsável pelas travas elétricas, a chave também tem uma caixa decodificadora que reconhece o carro assim que entra em contato com o miolo. Se o sinal se romper, a senha eletrônica da chave não é enviada à central do veículo, que impede a partida.
Nas autorizadas esses casos são conhecidos. Na Grand Brasil, em São Paulo, um funcionário explicou que defeito é comum. "Com o tempo, a chave vai se danificar mesmo. O motivo geralmente é entrada de água no equipamento ou queda. Isso é resolvido com a troca do circuito, que aqui custa 258,50 reais. Ela também pode perder a codificação com o tempo. Aí é necessário fazer chaves novas. Como vêm direto da França, o serviço leva em média de 40 a 45 dias e custa mais de 1 000 reais.""
Fonte:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 6239.shtml